Momento Cidades

Curso vai orientar profissionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, que estejam gestantes ou no puerpério; ‘Amamenta Educação’ é o tema

Publicados

em

 

Agosto é o mês dedicado ao aleitamento materno. Pensando na saúde e bem estar das profissionais gestantes ou puérperas da rede pública municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Promoção de Pessoas, realizará no próximo dia 11 de agosto, às 14h, uma palestra sobre o tema. O evento, ‘Amamenta Educação’ é direcionado as servidoras da Educação e será realizado totalmente online, transmitido pelo Google Meet, com o objetivo de contribuir para que as servidoras gestantes tenham uma gravidez saudável.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, a psicóloga Gabriela Ticianel Schrader explicou que a partir deste semestre, a Equipe do setor Psicossocial/Saúde do Trabalhador, está realizando uma série de ações que englobam palestras online e informativos sobre as atividades do setor e cuidados que todos devem ter visando a saúde e uma vida saudável.

Palestra

O curso promovido pela Coordenadoria de Promoção de Pessoas é uma alusão ao Agosto Dourado e visa incentivar e estimular a amamentação.

Para participar da palestra as interessadas devem acessar o link, https://forms.gle/2fK2dq8FggNenaLy6 e fazer suas inscrições.

Leia Também:  Guarda Municipal e órgãos de segurança realizam Blitz educativa

Durante o evento, os técnicos da equipe do setor Psicossocial/Saúde do Trabalhador abordarão temas como a Amamentação – posição, pega, ordenha, cuidados com a mama, problemas na amamentação, mitos e verdades; Alimentação Saudável; Exercícios pós parto e cuidados com os Recém Nascidos; Licença Maternidade e Aspectos emocionais do puerpério.

Agosto Dourado

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada normalmente entre os dias 1º a 7 de agosto, tem como tema este ano, “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A temática foi definida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA). De acordo com a entidade, o aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido por todos.

Segundo especialistas o aleitamento materno é a melhor forma de alimentação para o bebê. Além disso, o ato de amamentar vai além da questão alimentar, mas envolve também fatores afetivos, psicológicos, de desenvolvimento e sociabilidade da criança.

Serviço:

Curso para Gestantes e Puérperas – Amamenta Educação

Público alvo: profissionais gestantes ou puérperas da Secretaria Municipal de Educação que estejam grávidas ou puérperas

Leia Também:  Blitz contra queimadas leva informação à população sobre sofrimento causado aos animais do Pantanal; Frutas podem ser doadas

DATA: 11/08

HORA: 14h às 17:30h

LOCAL: Transmissão pelo Google Meet

INSCRIÇÕEShttps://forms.gle/2fK2dq8FggNenaLy6

Vagas: 50 servidoras

 

Momento Cidades

12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil será realizado na próxima semana em Mato Grosso

Publicados

em

Fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos transferidos para os estados e municípios, são os principais objetivos do 12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil. O evento é uma realização do Ministério da Economia, que abrange os estados brasileiros, realizado por cada região brasileira. Em Mato Grosso, será promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio da Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM.

O evento está marcado para o próximo dia 29 de setembro, por meio de videoconferência, a partir das 9h, e será transmitido pelo canal do Governo de Mato Grosso no Youtube, contará com a participação de representantes dos governos federal, estadual, municípios, órgãos de controle, entidades privadas e outros segmentos da sociedade.

O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+Brasil, será uma oportunidade de estreitar laços com os órgãos do centro de governo e de controle com a finalidade de aprimorar os processos relativos às mais variadas temáticas, desde a captação de recursos e a elaboração de projetos até a prestação de contas e a efetivação das entregas ao cidadão.

Na programação estão previstas diversas palestras que serão ministradas ao longo do dia, e ao final das apresentações, será aberto para perguntas e respostas com a coordenação de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Leia Também:  Prazo para repactuação de obras educacionais inacabadas termina dia 30 de setembro

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede+Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. Ela é composta por representantes dos estados, municípios, organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma.

Desde 2015, a rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes. A Plataforma é o único sistema estruturante do governo que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para estados e municípios. O recurso é destinado com um objetivo específico e tem total transparência em sua utilização. Além das diversas inovações em temas relacionadas às transferências, serão apresentadas as ferramentas disponíveis no âmbito da Plataforma +Brasil.

Leia Também:  Secretaria de Estado de Saúde realiza mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Estadual Santa Casa

Programação do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil:

Dia 29/09 – Ciclo estratégico de apresentações:

– Inovação nas transferências  da União: Plataforma + Brasil

– Contribuições do TCU para a gestão local eficiente

– Controle interno em transferências voluntárias – o caminho certo para o fortalecimento das relações federativas

– A importância da atuação do sistema de controle financeiro interno nas transferências federais

– Banco do Brasil – gestão ágil

– Caixa Econômica Federal – atuação enquanto mandatária da União.

(No período vespertino)

– Ciclo estratégico de apresentações:

– Gestão da Rede + Brasil

– Operacionalização das emendas

– Execução Financeira das transferências da União pelo governo de Mato Grosso.

– Modelo de excelência em gestão das transferências da União

– Momento interativo com perguntas e respostas na plataforma e Rede + Brasil.

As Inscrições podem ser feitas de forma antecipada por aqui: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-fortalecimento-da-rede-brasil—etapa-mato-grosso__1312450

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA