A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação especial em comemoração à Semana da Criança, levando atendimento odontológico para crianças de 6 meses a 12 anos na unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) Jardim Alvorada, de 06 a 10 de outubro.
De acordo com a Cirurgiã-Dentista Rúbia Rodrigues, preceptora do projeto, a iniciativa, chamada de “Semana da Criança no Dentista” teve como objetivo restaurar sorrisos e despertar desde cedo o cuidado com a saúde bucal, de forma leve, educativa e acolhedora.
“Percebemos um aumento na procura por atendimento odontológico para crianças e, pensando nisso, idealizamos essa ação no mês das crianças, unindo prevenção, tratamento e diversão.”
Ainda segundo Rúbia, os atendimentos são realizados de forma espontânea, sem a necessidade do agendamento. Os procedimentos incluem limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples, abertura de canal em casos necessários, além de orientações para pais e responsáveis sobre a importância da prevenção da saúde bucal.
Como parte do projeto, as dentistas se caracterizam com fantasias temáticas, sendo carinhosamente chamadas de “Fadinhas dos Dentes”. A iniciativa transforma o atendimento odontológico em um momento lúdico e acolhedor para as crianças.
A dentista Aline Ormond, da Unidade Jardim Alvorada, destacou que a proposta é aproximar as crianças do ambiente odontológico de maneira lúdica e sem medo.
“Estamos realizando atendimentos com muito carinho, para que as crianças tenham uma boa experiência e criem uma lembrança positiva do dentista.”
A moradora do Bairro Jardim Alvorada, Thais Mayara, de 31 anos, aproveitou a iniciativa para levar seus filhos à unidade e receber o atendimento na área de odontologia.
“A rotina com meus filhos é muito agitada e nem sempre consigo agendar a consulta com o dentista, então foi muito bom essa ação, para trazê-los e para outras responsáveis trazerem as duas crianças.”
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outro procedimento disponibilizado na Atenção Básica é a frenectomia lingual, intervenção que antes era realizada apenas na rede particular e que agora está acessível à população por meio do serviço público. O procedimento auxilia no desenvolvimento da fala e na amamentação dos bebês.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT