Momento Cidades

Dutrinha é cedido oficialmente para Conmebol; Estádio recebe seleção da Colômbia para treino neste sábado (12)

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O maior símbolo do esporte cuiabano, o Estádio Eurico Gaspar Dutra foi oficialmente cedido para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e vai receber seleções da Copa América de Futebol. A cerimônia simbólica de entrega do Dutrinha foi realizada na manhã deste sábado (12). O Estádio terá o gramado e vestiários utilizados para treinos das equipes da Colômbia, que começam já neste sábado (12). A segurança do local será feita pela Conmebol e não será permitida cobertura da imprensa e a presença de público, em razão do cumprimento das medidas de biossegurança contra a COVID-19.

Na tarde da última sexta-feira (11), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro assinou Termo de Autorização Precária de Uso do equipamento desportivo.

“O Dutrinha é um ícone do futebol cuiabano, um patrimônio que precisa ser preservado. Craques como Bife, Avião e Fulepa, que teremos a honra de homenagear com estátuas para que sejam sempre lembrados de suas contribuições ao futebol local. Entregamos nas mãos da Conmebol nosso bem precioso, o nosso querido Dutrinha e esperamos que ele seja bem utilizado para os treinos das seleções da Copa América”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Um dos pontos que contribuiu para boa avaliação do Dutrinha pela Conmebol foi a boa logística. Conforme combinado entre a Prefeitura de Cuiabá, que é responsável pela administração do estádio, e a Conmebol, a partir de sexta-feira (11), data de assinatura do Termo de Autorização, até 27 de junho, quando se encerra a participação da Capital na Copa América, o estádio fica totalmente à disposição da organização da competição.

“Agradecer aos nossos secretários, vereadores e a imprensa pela presença nesta cerimônia simbólica em que passamos oficialmente a cessão de uso do Dutrinha, para que a Conmebol possa fazer todos os treinamentos das seleções participantes da Copa América. A secretária Carlina dará toda assistência e suporte para que se tenha tranquilidade neste que será o centro de treinamentos das seleções. Colocamos este templo do futebol à disposição da Conmebol”, disse o vice-prefeito, José Roberto Stopa.

Leia Também:  Pesquisa Covid-19: 2.373 gestores locais são favoráveis a vacinação obrigatória da população

Nesse período, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fica responsável por executar, em parceria com o Município, as atividades de manutenção necessárias para o bom desenvolvimento dos treinamentos. As atividades das seleções serão fechadas para o público e imprensa, contando com a presença apenas de atletas, comissão técnica, representantes da Conmebol, e segurança privada.

“Cuiabá sediou a Copa do Mundo, que foi um evento espetacular para a cidade, uma operação linda e voltar um evento internacional traz uma importância muito grande para reativar os grandes eventos esportivos. Cuiabá está de parabéns por esse desafio, principalmente neste momento tão complicado com a COVID-19. Estamos tomando todos os cuidados necessários para que seja um evento com a maior tranquilidade para Cuiabá. Muito obrigada ao prefeito e vai ter Copa América em Cuiabá”, disse o representante da Conmebol, Marcus Jacarandá.

Ainda na cerimônia simbólica deste sábado (12), a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob fez questão de evidenciar o quão importante é um evento desta magnitude no município para o despertar de novos atletas.

“É super importante neste momento que estamos passando que tenha essa inspiração aos mais jovens, aos atletas que estão começando agora. Que essa Copa desperte novos atletas, dê novos frutos e revele novos talentos”, disse a secretária Carlina.

Leia Também:  Bate-papo com a CNM traz detalhamento do uso de recursos federais em Saúde

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que iniciou as obras de reforma do Dutrinha ainda quando a frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer falou da satisfação em ver o estádio receber os primeiros jogos.

“Essa é a obra que representa o esporte cuiabano, é a casa onde nós temos o gramado que pisou Pelé. Na sua altura, ele é aberto de forma oficial para receber um evento internacional, receber seleções. Parabéns ao prefeito Emanuel Pinheiro e a gestão como um todo por esse resultado fantástico”, disse Vuolo.

Estiveram presentes no ato de entrega do Dutrinha o secretário da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, Vanderlúcio Rodrigues e seu adjunto Anderson Matos, a secretária-adjunta de Obras Públicas, Silvia Andreato, o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, o vereador Mario Nadaf, o diretor de competições da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Diogo Carvalho.

MAIS VACINAS

A escolha de Cuiabá como uma das subsedes da Copa América foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo Federal e Governo do Estado de Mato Grosso. Diante da não consulta ao Município sobre a realização do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o envio de doses extras de vacinas contra a Covid-19, como contrapartida.

Na última terça-feira (08), Emanuel entregou pessoalmente ao presidente um ofício com o pedido de mais 670 mil doses, que seriam suficientes para a imunização em massa da população cuiabana. O trabalho de articulação do chefe do Executivo municipal contou com a participação essencial do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.

Propaganda

SORRISO

Prefeitura de Sorriso protocola projetos para alteração da data-base e concessão da RGA

Publicados

em

“Nós prontamente atendemos a solicitação do Sinsems. A Administração Municipal entendeu que diante da pandemia todos sofreram danos financeiros. Os servidores municipais foram afetados pela Lei 173/2020 que proibiu a concessão de aumentos e ou reajustes; então, antecipar a data-base é uma ação justa e também de reconhecimento ao trabalho realizado pelos servidores”, frisa Estevam ao lembrar que a alteração proposta pela 173/2020 proíbe aumentos e ou reajustes até 31 de dezembro de 2021.

O secretário destaca ainda que também foi protocolado o Projeto de Lei 62/2021 que estabeleceu a proposta para a RGA em 10,17% com concessão a partir do mês de janeiro de 2022. Pelo projeto, o valor já entraria na folha de janeiro. Ao todo, a RGA será concedida a cerca de 2,6 mil servidores públicos da Administração Municipal, entre efetivos, comissionados, contratados e estagiários.

Estevam destaca que “o Município entende a necessidade dos servidores; nesses dois anos observamos um aumento elevado nos produtos básicos de alimentação consumidos no dia-a-dia; o mesmo observamos em setores como de saúde e transporte com o aumento de combustíveis. Infelizmente, a 173/2020 travou aumentos e reajustes e estamos buscando compensar e estabilizar essa situação”, diz.

Leia Também:  Pesquisa Covid-19: 2.373 gestores locais são favoráveis a vacinação obrigatória da população

O gestor detalha que desde o início todos os envolvidos buscaram trataram o assunto de maneira franca e humanizada. “Agradecemos o apoio e compreensão dos servidores, do Sinsems e também dos vereadores nesse processo”, pontua.

Para o gestor, o apoio e união de todos foi fundamental para “chegarmos a números possíveis de ser implantados no Município”. Estevam completa que a Administração Municipal sabe da necessidade de modernizar a gestão para acompanhar o crescimento de Sorriso. “Nosso foco é trabalhar em harmonia com o Sinsems, com os vereadores  e os servidores mu buscando acompanhar o ritmo acelerado do desenvolvimento de Sorriso”, detalha. Agradeço o apoio do Leocir Faccio, presidente do Sinsems”, destaca. Leocir complementa que foi um trabalho em conjunto na busca de um denominador em comum e que beneficiasse todos.

Estevam finaliza que nesse processo, todos são essenciais e precisam ser valorizados. “Hoje protocolamos para apreciação dos vereadores esses dois projetos, mas continuamos a discussão com o Sinsems para outros projetos como concessão de vale-alimentação, vale- transporte e outros benefícios”.

Já protocolados, os Projetos de Lei 62/2021 e 64/2022 seguem agora para apreciação do Legislativo. Os secretários José Carlos Moura (Segurança, Trânsito e Defesa Civil); Hilton Polesello (Governo); Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente) e Ednilson Oliveira (Cidade), também estiveram presentes na reunião com o Legislativo.

Leia Também:  Ação de entrega de marmitas gratuitas no almoço atende pessoas em situação de rua, desempregados e trabalhadores em Cuiabá

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA