Momento Cidades

Gestão Emanuel Pinheiro revoluciona saúde bucal da capital e triplica número de equipes

Publicados

em

 

Gustavo Duarte

 

Clique para ampliar

A saúde pública, uma das principais bandeiras defendidas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, tem caminhado a passos largos.  Um exemplo, é o setor odontológico. Quando assumiu a gestão, em janeiro de 2017, Cuiabá contava apenas com 10 equipes de saúde bucal e graças ao empenho da gestão, o número passou para 49 em 60 meses, um aumento expressivo de quase 300%. “Nosso compromisso é o de melhorar a vida das pessoas. Nos pautamos pela humanização, por cuidar com carinho e zelo do paciente SUS, dos que mais necessitam’, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Cada equipe é composta por dois profissionais, sendo eles, um cirurgião dentista e um auxiliar, atuando diretamente nos atendimentos à população. Eles são responsáveis por procedimentos básicos, como restaurações, extração dentária, biópsia, projetos educativos de prevenção e promoção da saúde bucal. A meta, segundo a coordenadora da Pasta, Roseli Barranco, é chegar a 60 equipes até dezembro de 2022.

Em razão da pandemia, as demandas eletivas foram suspensas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), atendendo apenas os casos de urgência e emergência. Em setembro do ano passado, os serviços e agendamentos retornaram à normalidade.

A coordenadora se orgulha dos avanços conquistados pela gestão, ampliando significativamente a oferta, e afirma que o intuito é alcançar a maior cobertura possível.

“Se fizermos uma comparação com os anos anteriores, a oferta é muito maior do que antes, mas à medida em que oferecemos um produto, a procura aumenta. Estamos lutando para não decepcionar a população, oferecendo todos os tratamentos que eles necessitam”, ressaltou.

Leia Também:  Prefeito visita EMEB Joana Dark da Silva e CMEI Engenheiro Oscar Amélito

Outra ação de grande impacto e que tem facilitado o acesso dos cuiabanos aos tratamentos dentários é a atuação das equipes do Saúde na Hora, nas unidades contempladas pelo programa Hora Estendida que funcionam até às 21h, atendendo os trabalhadores após o horário comercial, sendo elas,  no Centro de Saúde da Família do bairro Tijucal, Clínica da Família do CPA I, Ilza Picolli e Parque Ohara.

O coordenador das Clínicas Odontológicas, Wagner Vinicius de Lima, elencou o desempenho das clínicas (CEOs) referente a prestação de serviços em 2021, ano pandêmico, foi motivo de orgulho, superando as expectativas.

“Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos manter os atendimentos, diminuir em cerca de 95% as reclamações nas ouvidorias. As clínicas e plantões conseguiram dar o melhor acolhida e atendimento aos nossos pacientes, tanto que os últimos cinco meses foram um marco para nós, motivo de orgulho a quantidade de tratamentos concluídos”, frisou.

A Pasta conta com os Plantões Odontológicos, que funcionam 24h, de forma ininterrupta, nos bairros Verdão, Morada do Ouro, Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó e em breve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon. Abrangem também o Serviço de Atendimento Especial (SAE) do Grande Terceiro, assim como o Serviço de Atendimento a Melhor Idade do Padre Firmo.

As comunidades rurais também passaram a contar com equipes de saúde bucal na região do Rio dos Peixes, Guia, Sucuri e Aguaçu, e por meio do Projeto Amor – Assistência Médica e Odontológica Rural.

Leia Também:  Ar-Condicionado do Hospital São Benedito em Cuiabá que provocou incêndio que quase mata pessoas inocentes estava com remendos

Confira a lista dos locais:  

 

CL DA FAMÍLIA USF CPA I EQUIPE I

UNIDADE CENTRO AMÉRICA

CL DA FAMÍLIA USF CPA II EQ I

CLIN. FAM. USF CPA II EQ IV

CL DA FAMÍLIA CPA II EQ III

USF NOVO PARAÍSO I – EQUIPE I

USF SANTA ISABEL EQ I

USF PEDRA 90 EQ I

USF PEDRA 90 EQ II

USF PEDRA 90 EQ V

USF PEDRA 90 EQ VI

USF NOSSA SENHORA DA GUIA

USF AGUAÇU

USF SUCURI

USF RENASCER

UNIDADE USF ALTOS DA SERRA EQ I

USF ALTOS DA SERRA EQ II

USF JD. FLORIANOPÓLIS

USF JD UNIÃO

USF DESPRAIADO EQ I

USF DESPRAIADO EQ II

USF JOCKEY CLUB. EQ I

USF JOCKEY CLUB. EQ II

USF RIO DOS PEIXES

USF ITAPAJÉ / SANTA TEREZINHA EQ I

USF ITAPAJÉ / SANTA TEREZINHA EQ II

USF NOVO TERCEIRO EQ I

USF NOVO TERCEIRO EQ II

USF NOVO COLORADO EQ I

USF NOVO COLORADO EQ II

USF PARQUE OHARA EQ I

USF PARQUE OHARA EQ II

USF PARQUE OHARA EQ III

USF PARQUE CUIABÁ EQ I

USF PARQUE CUIABÁ EQ II

USF PARQUE ATALAIA EQ I

USF PARQUE ATALAIA EQ II

USF ILZA PICOLLI I EQ I

USF ILZA PICOLLI I EQ II

USF ILZA PICOLLI I EQ III

USF JARDIM INDEPENDÊNCIA

USF JOÃO BOSCO E PINHEIRO

USF 1° DE MARÇO

USF DR. FÁBIO EQUIPE I

USF DR. FÁBIO EQUIPE II

USF OSMAR CABRAL

USF JARDIM LIBERDADE

USF RIBEIRÃO DO LIPA

PSF ALVORADA

Momento Cidades

Estudantes dos 8º e 9º Anos da EMEB Senador Darcy Ribeiro participaram de visita a Câmara Municipal

Publicados

em

Estudantes dos 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram, na quinta-feira (26), de uma visita guiada ao legislativo municipal. O Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo, discutir temas ligados a cidadania.

A visita dos 35 estudantes começou em frente ao obelisco na Praça Moreira Cabral. No local eles receberam informações sobre o Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D´Ourique. Já na Câmara Municipal eles conhecerem o Plenário Ana Maria Couto, o “Plenarinho”, onde participaram de uma palestra sobre o Poder Legislativo. Após o lanche os estudantes visitaram o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges.

O diretor da escola, Lauro Flávio Sebalhos, e o assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edimilson Moraes, acompanharam a visita guiada e falaram sobre como o projeto auxilia no desenvolvimento dos jovens para construção de uma sociedade mais ativa na política.

Leia Também:  Presidente da FCDL/MT participa da abertura 8º Workshop de SPC e outros serviços “A Reconexão”

“Como diretor, avalio como muito positivo para as nossas unidades educacionais, auxiliando e complementando a formação dos nossos estudantes como cidadãos. É importante que possamos trabalhar junto com os jovens na construção da cidadania. A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara estão proporcionando esse ambiente para o conhecimento. A escola inteira queria participar hoje, mas eu expliquei que vamos participar gradativamente”, disse Lauro Flávio, diretor da EMEB Senador Darcy Ribeiro.

“É um momento ímpar na vida desses adolescentes e, principalmente, no retorno desse projeto tão importante para despertar a cidadania, onde eles aprendem esses conceitos, o que é direito, o que é dever. Despertar o interesse na questão do voto e a participação enquanto cidadãos atuantes da sociedade”, avaliou Edmilson Moraes, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Geovanna Soares, de 13 anos, estudante do 8º Ano, gostou da experiência que trouxe conhecimento sobre seus direitos e deveres. “Estou achando muito legal, porque é uma coisa que nós já queríamos antes. Aprendemos muito e, o que quero levar pra minha vida é muito aprendizado. É muito importante o projeto porque informa os nossos direitos, o que podemos ou não fazer. E isso vai estar adicionando o nosso conhecimento”, contou a estudante.

Leia Também:  Sefaz apresenta relatório sobre a receita e despesa de MT nos primeiros quatro meses de 2022

Gabrielly Anne da Silva Costa, do 9º Ano, disse que também aprendeu muito com a visita. “A experiência foi edificante. Essa visita me ajudou a entender como é o trabalho dos vereadores e agora tenho uma boa ideia sobre o assunto”, disse a estudante.

“Como professor vejo essa experiência como bastante gratificante tanto para  nós como para os estudantes, no despertar da cidadania, para que eles possam saber que a democracia é construída com a participação deles também e que direitos e deveres têm locais específicos para serem discutidos”, disse o professor de Inglês e Redação, João Pedro Amorim Franceschi, ex-estudante da unidade.

 

 

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA