Momento Cidades

Hematologista do HemoRio é convidada do projeto ‘Refletindo sobre a doença falciforme’ nesta quinta-feira

Publicados

em

Secretaria de Saúde convida população a participar de conversa ‘Refletindo sobre a doença falciforme’

O projeto “Refletindo sobre a doença falciforme” convida a população a participar de uma série de diálogos online que serão realizados de forma online. Na segunda edição, o encontro ocorrerá nesta quinta-feira (02), às 18 horas, através da plataforma Google Meet (clique no link para participar: http://meet.google.com/gta-wsfq-uit). O tema será abordado com a presença da médica hematologista, assessora técnica e pesquisadora do HemoRio, Clarisse Lobo. Haverá emissão de certificado de participação.

O projeto é uma iniciativa da Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Estado de Mato Grosso (ASFAMT) e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Cidadania e da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal).

De acordo com a responsável técnica de Saúde da População Negra da SMS, Nara Nascimento, que também é membro do Comitê Técnico que trata sobre a mesma pauta, o projeto “Refletindo sobre a Doença Falciforme” surgiu de reuniões do Comitê, no qual participam pessoas que convivem com a enfermidade. “O projeto tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento de profissionais, pacientes, familiares, cuidadores e público em geral sobre a doença falciforme, melhorar o atendimento aos pacientes, além de dar maior visibilidade à doença, que em Cuiabá é uma questão de saúde pública”, afirma.

Leia Também:  Governo investiu mais de R$ 97,4 milhões na modernização das unidades especializadas de saúde

Nara conta ainda que a ideia é fazer encontros virtuais periódico, sempre com um convidado especialista no tema, e também com a divulgação de material educativo sobre a doença falciforme, que, segundo a profissional, acomete mais de 400 pessoas na Capital de Mato Grosso, mas que esse número pode ser ainda maior devido ao fato de muitas pessoas ainda não saberem que têm a doença.

Serviço

O quê: Encontro virtual “Refletindo sobre a doença falciforme”

Quando: Quinta-feira (02), a partir das 18h

Onde: Plataforma Google Meet – http://meet.google.com/gta-wsfq-uit

 

Momento Cidades

Confira como será a vacinação neste sábado, dia 22 em Cuiabá

Publicados

em

Devido ao começo da imunização das crianças de 5 a 11 anos, a vacinação neste sábado (22) vai funcionar no polo da UNIC Beira Rio das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. Importante ressaltar que a UNIC passou a ser polo exclusivo para vacinar crianças.

Os adultos poderão se vacinar no polo da UFMT, que também estará aberto neste sábado das 8h às 16h30.

Público da vacinação

A campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose e com a dose de reforço. Todas as pessoas que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias) devem comparecer aos locais de vacinação para receber a dose de reforço. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes. Crianças de 5 a 11 anos também já podem se vacinar.

 

Leia Também:  Conselhos tutelares de Cuiabá passam a trabalhar em home office, mas atendimento é garantido
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA