Momento Cidades

Incêndios criminosos já destruíram mais de 1.500 hectares em Novo Santo Antônio MT

Publicados

em

 

   Há mais de três semanas brigadistas da Organização Não Governamental, (ONG), Aliança da Terra estão trabalhando para apagar focos de incêndios que assolam o Parque Estadual do Araguaia, localizado no município de Novo Santo Antônio que margeia o imponente Rio das Mortes.

   De acordo com o comandante da Brigada de Incêndios da ONG, Edimar Santos Abreu, o fogo já destruiu aproximadamente 1.500 hectares de mata e pastagens do cerrado. Além de matar inúmeros animais silvestres que vivem na fauna local.

   Uma equipe formada por aproximadamente dez pessoas está em campo buscando e apagando incêndios florestais. Segundo Edimar Abreu, o fogo é colocado intencionalmente por pequenos pecuaristas que vivem e desfrutam das terras do parque.

   “ Estamos combatendo as chamas com sopradores, bomba d’água, abafadores, enxadas e foices, mas está cada dia mais difícil controlar e apagar os focos que aparecem, pois quando consigamos controlar um local, aparecem outros” relata o brigadista.

   A cinco meses a unidade de Conservação do Parque Estadual do Araguaia está sem gerência, o que dificulta ainda mais os trabalhos de prevenção. O último gerente da unidade foi exonerado pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso.  

Leia Também:  Prefeito recebe governador do Rotay Club e firma parcerias voltadas ao bem-estar social

   O jornal americano, Washington Post, está em Novo Santo Antônio produzindo uma matéria especial sobre as queimadas e a destruição do cerrado na região do Araguaia. 

    Até o momento ninguém foi preso ou indiciado pelos incêndios criminosos na região.

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Momento Cidades

Pessoas com a segunda dose da Coronavac atrasada já podem verificar o agendamento no cadastro no site Vacina Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quem está com a segunda dose da vacina Coronavac atrasada já pode verificar o cadastro no site Vacina Cuiabá, pois os agendamentos com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados já foram gerados. Essas pessoas devem imprimir o QR Code da segunda dose e levar quando forem se vacinar.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira explica que as pessoas devem respeitar o dia e data agendados. “Nós sabemos que as pessoas estão ansiosas para tomarem a segunda dose, mas infelizmente a falta do imunizante foi um problema que ocorreu no país inteiro. Para que possamos aplicar as vacinas de forma organizada, pedimos que as pessoas sigam o agendamento. Dessa forma conseguiremos evitar aglomerações”, disse Valéria.

Caso alguém que esteja com a segunda dose da Coronavac atrasada não tenha recebido o agendamento, ela pode se dirigir aos postos de vacinação de drive Thru ou no Senai e apresentar o cartão de vacinação. “É muito importante que as pessoas respeitem o agendamento, pois fizemos uma distribuição nos locais de vacinação, porque ainda temos os outros grupos sendo vacinados com primeira dose. Estamos nos organizando para não termos aglomerações, mas precisamos da colaboração de todos”, conclui a coordenadora da campanha.

Leia Também:  Prefeito recebe governador do Rotary Club e firma parcerias voltadas ao bem-estar social

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA