Momento Cidades

Iniciativa da primeira-dama de Cuiabá, Qualifica Cuiabá, tem novas opções de cursos de capacitação profissional

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá informa que estão abertas novas opções de cursos de capacitação profissional Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro,  e que é um dos eixos do Programa Pra Frente Cuiabá, formatado pela gestão Emanuel Pinheiro pensando na Cuiabá do futuro e pretende desenvolver a cidade em todas as frentes, explorando cada,  região e setor produtivo para que se desenvolve de forma linear por todo o perímetro urbano e rural.

A previsão é de que as aulas iniciem na próxima segunda-feira, 2 de agosto, nos três turnos, manhã, tarde e noite.  Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as vagas são limitadas a até 20 participantes por turma.)

As vagas ofertadas são para cursos de técnicas de empreendedorismo e inovação, assistente de recursos humanos, operador de micro computadores (sistema Windows), costureiro industrial do vestuário, modelista, designer gráfico, e língua brasileira de sinais (Libras).  Ao todo, estão disponíveis 200 novas vagas. Os cursos começam após o fechamento das turmas.

Os interessados podem procurar as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), agências do Sine Coxipó e Shopping Popular, a unidade móvel do Sine da Gente que em cada semana fica num bairro da capital, ou pelo telefone- (65) 99280-3239.

Leia Também:  INSS: Justiça mantém auxílio-doença para segurados convocados do pente-fino

Os cursos serão realizados nas sedes do Senai do Distrito Industrial, XV de novembro, Chácara dos Pinheiros e Centro Pastoral dos Migrantes.

Referência no país, o Qualifica já está na 3ª edição e atendeu a 4,5 mil pessoas. “A ação representa uma nova perspectiva, alicerçada na profissionalização”, pondera a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O Qualifica Cuiabá tem como público alvo pessoas de baixa renda com oportunidades de cursos profissionalizantes e é conduzido pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Mulher e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai.

“Esse é mais um compromisso assumido em campanha que visa oferecer de forma gratuita, a qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho. Estamos lançando uma série de programas. A gestão Emanuel Pinheiro não para. Temos que preparar a capital nesse período de pandemia como também no pós-pandemia, a fim de garantir a geração de emprego e renda”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Momento Cidades

12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil será realizado na próxima semana em Mato Grosso

Publicados

em

Fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos transferidos para os estados e municípios, são os principais objetivos do 12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil. O evento é uma realização do Ministério da Economia, que abrange os estados brasileiros, realizado por cada região brasileira. Em Mato Grosso, será promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio da Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM.

O evento está marcado para o próximo dia 29 de setembro, por meio de videoconferência, a partir das 9h, e será transmitido pelo canal do Governo de Mato Grosso no Youtube, contará com a participação de representantes dos governos federal, estadual, municípios, órgãos de controle, entidades privadas e outros segmentos da sociedade.

O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+Brasil, será uma oportunidade de estreitar laços com os órgãos do centro de governo e de controle com a finalidade de aprimorar os processos relativos às mais variadas temáticas, desde a captação de recursos e a elaboração de projetos até a prestação de contas e a efetivação das entregas ao cidadão.

Na programação estão previstas diversas palestras que serão ministradas ao longo do dia, e ao final das apresentações, será aberto para perguntas e respostas com a coordenação de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Leia Também:  Vereador de Cuiabá realiza sessão solene em comemoração ao dia do contador

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede+Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. Ela é composta por representantes dos estados, municípios, organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma.

Desde 2015, a rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes. A Plataforma é o único sistema estruturante do governo que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para estados e municípios. O recurso é destinado com um objetivo específico e tem total transparência em sua utilização. Além das diversas inovações em temas relacionadas às transferências, serão apresentadas as ferramentas disponíveis no âmbito da Plataforma +Brasil.

Leia Também:  PM de Várzea Grande fará solenidade de troca de comando do 4º Batalhão nesta terça-feira

Programação do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil:

Dia 29/09 – Ciclo estratégico de apresentações:

– Inovação nas transferências  da União: Plataforma + Brasil

– Contribuições do TCU para a gestão local eficiente

– Controle interno em transferências voluntárias – o caminho certo para o fortalecimento das relações federativas

– A importância da atuação do sistema de controle financeiro interno nas transferências federais

– Banco do Brasil – gestão ágil

– Caixa Econômica Federal – atuação enquanto mandatária da União.

(No período vespertino)

– Ciclo estratégico de apresentações:

– Gestão da Rede + Brasil

– Operacionalização das emendas

– Execução Financeira das transferências da União pelo governo de Mato Grosso.

– Modelo de excelência em gestão das transferências da União

– Momento interativo com perguntas e respostas na plataforma e Rede + Brasil.

As Inscrições podem ser feitas de forma antecipada por aqui: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-fortalecimento-da-rede-brasil—etapa-mato-grosso__1312450

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA