Momento Cidades

Terceira vez em Cuiabá: Inscrições para o NASA Space Apps Challenge 2021 estão abertas

Publicados

em

 

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Cuiabá recebe pela terceira vez um evento mundial considerado como a maior maratona de inovação aberta. O NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha. A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria Municipal de Turismo  – é parceira da ação que este ano está na 10ª Edição, sendo a última ocorrida em 2019.

“Após seis meses frente à pasta do Turismo na capital, é motivo de satisfação. Sem esquecer de que será mais uma rica oportunidade de apresentar à sociedade o Museu da Caixa D’Água Velha, um local que possui belezas naturais, que antes abrigava um reservatório de água e hoje se transformou em museu”, declarou o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

Para quem tem interesse em criar soluções inteligentes, a inscrição é gratuita e está aberta para qualquer pessoa com mais de  16 anos. Para a faixa etária inferior, a exigência é que a equipe seja formada juntamente com os pais e ou responsáveis. “Apesar de ser um evento de inovação tecnológica, não precisa necessariamente ser da área de tecnologia. Todos aqueles que tenham vontade de criar soluções, construir projetos, desenhar aplicativos, estão convidados a participarem”, disse a líder local do evento, Olivia Boretti.

Leia Também:  Prefeito decreta ponto facultativo na administração pública no dia 1º de novembro

Simultaneamente, participantes de todo o mundo, passarão 48 horas criando soluções. “Estamos montando toda uma embalagem, recortar o espaço, unindo o passado com as ideias inovadoras no futuro. Isso comprova que é possível inovar com pouco”, acrescentou Oscarlino.

A edição 2021 marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação. “O local não poderia ter sido melhor escolhido, pois o Museu retrata o que foi a Cuiabá de antigamente. Não há como se falar em inovação no futuro sem trabalhar o passado. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Prefeitura que tem muitas ações e projetos que precisam ser exploradas”, declarou a líder lição, Olivia Boretti.

Desde o seu início em 2012, explicou Olivia, o Space Apps se tornou a maior hackatona global do mundo, envolvendo milhares de cidadãos em todo o mundo para usar os dados abertos da NASA para construir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na terra e no espaço. Podem participar pessoas com mais de 18 anos de diversas áreas de conhecimento.

Leia Também:  Mendes se espanta com nova alta: “Mais um? Ninguém aguenta”

Menores de idade podem concorrer acompanhados dos pais ou responsáveis.
Para se inscrever, basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento.

 

 

Momento Cidades

Projeto “Festa na Praça” começa nesta quarta-feira na Praça Alencastro de Cuiabá

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá – por meio da Secretaria Municipal de Turismo  – convida a população para o lançamento do projeto “Festa na Praça”, que será lançado na quarta-feira (27), a partir das 16h30, na Praça Alencastro.

A ação de fomento ao turismo da gastronomia, cultura e lazer é organizada pelo Serviço Social do Comércio- Sesc/Fecomércio. “Apresentamos a proposta a diretoria do Sesc que aprovou mais essa iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro e que  serve de alicerce a um projeto antigo da Federação, na busca da valorização dos artistas locais e mais uma ferramenta de aprimoramento turístico da capital”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

“Há um tempo a gestão mantém tratativas sobre isso, de levarmos alegria às praças públicas, possibilitando que nossa cidade seja ainda mais acolhedora do que ela é. A iniciativa envolve secretaria de Cultura e de Turismo. Agora, quando nossos indicadores apresentam redução nos óbitos por Covid19, é a hora de dispararmos esse projeto. Promovemos cultura, lazer e gastronomia, vamos fortalecer nosso potencial turístico. A gente inicia este projeto piloto para entendermos qual a grandiosidade que teremos que dar para essas praças. Iremos aplicar futuramente”, acrescentou Oscarlino.

Leia Também:  Aula inaugural do 4º Curso de Cinotecnia Policial começa nesta segunda-feira (25)

A programação do ‘Festa na Praça’  abarca atrações musicais, artesanatos, gastronomia e diversão para as crianças, segue até o mês de dezembro, com eventos sempre as terças-feiras (Praça Alencastro), das 16h30 às 19h e sextas-feiras (Praça do Jardim das Américas), das 18h às 21h.

Também haverá jogos e brincadeiras da cultura popular, ações recreativo-artísticas, jogos de mesa, jogos de tabuleiros, recreação esportiva e outros.

Estamos em busca de novos parceiros a fim de contribuir com o projeto maior, que é o de colocar Cuiabá no centro das atrações turísticas. Mais que isso, valorizar e devolver aos cuiabanos os atrativos existentes na baixada cuiabana”, concluiu Oscarlino.

Colaboram também com o projeto, as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Turismo, Fecomércio, Sesc, Senac e Rádio Conti.

Outubro:

Abertura na Praça Alencastro: Excepcionalmente no dia 27/10 (quarta-feira);

Abertura na Praça Jardim das Américas: 29/10 (sexta-feira).

Novembro:

Praça Alencastro: 09, 16, 23 e 30/11 (terças-feiras);

Praça Jardim das Américas: 05, 12, 19, e 26/11 (sextas-feiras).

Dezembro:

 

Leia Também:  Mercado prevê que taxa básica de juros feche o ano em 8,75%

Praça Alencastro: 07 e 14/12; (terças-feiras);

Praça Jardim das Américas: 03, 10 e 17/12 (sextas-feiras).

Horários:

 

Praça Alencastro: 16:30 às 19:00 horas

Praça Jardim das Américas: 18:00 às 21:00 horas

 

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA