Momento Cidades

Juca do Guaraná Filho acompanha vacinação drive-thru no Sesi Papa

Publicados

em


Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador&nbspJuca do Guaraná Filho (MDB), acompanhou, nesta terça-feira (13.04), o andamento da vacinação no estacionamento do Sesi Papa, em Cuiabá. No local a vacinação está ocorrendo na modalidade drive-thru e, de acordo com Juca, o processo ocorre de forma organizada e sem tumulto.

Segundo com o vereador, a abertura do segundo ponto de vacinação ocorreu após solicitações vindas da Câmara de Cuiabá.&nbsp

“Todos estão com esse desejo de pôr um fim a esta pandemia, que já causou tantos estragos, deixou tantas marcas dolorosas em muitas famílias, e o momento é de união. Fiz questão de acompanhar de perto como está funcionando o drive-thru no Sesi Papa. O espaço é amplo e está funcionando de forma organizada. Não faltam profissionais e nem insumos”,&nbspdisse o parlamentar que também acompanhou sua mãe que recebeu a primeira dose da vacina no local.&nbsp


“Estamos cobrando ainda mais pontos fixos para vacinação dos cuiabanos e apurando as denúncias de fura-fila. A Câmara aprovou o projeto que multa para quem desrespeitar a ordem prioritária de vacinação contra a covid-19. Quanto mais engajados nessa missão de levar a vacina à população cuiabana, mais cedo sairemos da situação pandêmica”, alertou o presidente.

Ele ainda ressaltou que é importante que a população veja o passo a passo no site da Prefeitura de Cuiabá para realizar o cadastro e agendamento para vacinação. As informações estão&nbspdisponíveis no endereço:&nbsphttps://vacina.cuiaba.mt.gov.br/.

Juca&nbspainda destacou que apenas as pessoas dos grupos prioritários devem se inscrever para realizarem o agendamento.

O terceiro polo de imunização será aberto no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que começou&nbspa&nbspfuncionar nesta terça-feira, no modelo drive-thru para aplicação da segunda dose da vacina.&nbsp

Leia Também:  Suspeito é preso com arma de fogo e material de jogo do bicho em operação em Rosário Oeste

Conforme previsto no plano municipal de imunização contra a covid-19, novos locais para vacinação serão abertos à medida em que o Município receber grande quantidade de doses por parte do Ministério da Saúde.

Vacina Solidária

O vereador Juca do Guaraná Filho destacou a importância da participação da população na campanha ‘Vacina Solidária’, realizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

“A campanha de arrecadação de alimentos durante o período de vacinação contra a covid-19 foi idealizada para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação de alimentos pode ser feita por aqueles que já estão inseridos nos grupos prioritários para o recebimento da vacina. Eu visto a camisa dessa causa”, finalizou Juca do Guaraná.

Rafael Medeiros/Assessoria de Comunicação

Momento Cidades

Grupo de 45 a 49 anos com comorbidades começa a ser vacinado a partir desta quinta-feira (13)

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades que já estão cadastradas no site começarão a ser vacinadas a partir desta quinta-feira (13), em Cuiabá. Assim como fez com o grupo de 50 a 54 anos, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS decidiu antecipar este grupo prioritário devido ao baixo número de cadastramentos de pessoas com comorbidades no sistema.

“Acreditamos que o baixo número de cadastramentos no site esteja ocorrendo porque as pessoas estão tentando conseguir o laudo médico comprovando a comorbidade antes de se cadastrarem. Para agilizarmos a vacinação, decidimos começar a partir desta quinta a vacinar o grupo de 45 a 49 anos já cadastrados”, comentou a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira.

Outro motivo desta antecipação é a vacina da Pfizer, que tem características peculiares e precisa ser aplicada de maneira mais célere. “As doses estão guardadas a -20 graus e ela pode ficar até 14 dias nessa temperatura. Após sair deste freezer ela pode ficar guardada entre 2 e 8 graus durante cinco dias. Estamos buscando diariamente apenas as doses para aplicação para cada dia, para evitar desperdício de vacinas. Precisamos usar cada remessa da Pfizer em até 14 dias, por isso foi preciso ampliar o grupo prioritário neste momento”, explicou a coordenadora.

Leia Também:  Planos de resíduos sólidos serão debatidos nas regiões pólos de Mato Grosso

A partir desta quinta-feira (13) serão vacinados:

– Pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos;

– Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos;

– Pessoas com comorbidades de 45 a 59 anos;

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 45 a 59 anos.

ATENÇÃO: As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (45 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 45 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.

Leia Também:  Polícia Civil e parceiros instalam espaço para atendimento à população em Ribeirãozinho

PRÉ CADASTRO PARA NOVO GRUPO

O cadastro para o grupo de 40 a 44 anos com comorbidades será aberto na noite desta quarta-feira (12) no site vacina.cuiaba.mt.gov.br. As pessoas dessa faixa etária que possuem doenças contempladas na lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde (encontrada no site da vacinação) poderão fazer o cadastro, devendo prestar bastante atenção na hora de escolherem o grupo de risco. Neste momento apenas o cadastramento estará aberto, posteriormente a agenda para este grupo será liberada. Também poderão se cadastrar gestantes e puérperas sem comorbidades. A Prefeitura divulgará em todos seus canais de comunicação quando a vacinação destes grupos estiver liberada.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA