LUCAS DO RIO VERDE

Agosto Lilás chama atenção para o combate à violência doméstica

Publicados

em


A campanha nacional Agosto Lilás, que atenta a sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, terá uma série de atividades da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde.

Nesta segunda-feira (02), a primeira ação ocorreu no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município com os trabalhadores, onde a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, e secretária adjunta, Débora Carneiro, junto com Polícia Civil, Guarda Municipal e Câmara Municipal conscientizaram sobre a importância da campanha e as consequências da violência doméstica para a sociedade.

“Nós precisamos, enquanto cidadãos, enquanto frente de uma secretaria, trabalhar o tema não só com mulheres, mas principalmente com homens. Segundo o Instituto Maria da Penha, a violência doméstica teve aumento de 50% em alguns estados do Brasil durante a pandemia e é preciso ser debatida essa questão. Tivemos uma boa aceitação pelos servidores e visitaremos outras empresas”, revela a secretária Janice Ribeiro.

A programação para a data contará com palestras voltadas ao público masculino oferecidas pela equipe do Creas. Nomeada como projeto “Precisamos Falar”, o público escolhido será os garis do Ecoponto (12,19 e 26) e novamente os profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Obras (13,20 e 27).

Leia Também:  PRIMEIRA DOSE: Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19

Na quarta-feira (04), a Secretaria de Assistência Social realizará a Capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto, para os envolvidos na Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O evento será às 14 horas, no Auditório do Paço.

O espaço do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil, será inaugurado nesta sexta-feira (06), fazendo parte das ações da campanha Agosto Lilás e contará com autoridades e imprensa. O horário da inauguração ainda será definido.

Agosto Lilás

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A prioridade é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022

Publicados

em


Sendo considerada uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, o Show Safra BR-163, edição 2022, foi lançado na manhã desta quarta-feira (22). O evento, que tem apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, será realizado pela Fundação Rio Verde entre os dias 22 e 25 de março do próximo ano.

A cerimônia oficial de lançamento aconteceu no auditório do Sindicato Rural e foi conduzida pelo presidente da Fundação, Joci Piccini, além do Prefeito Miguel Vaz.

O Show Safra 2022 terá como tema principal, além dos avanços no agronegócio, a difusão de tecnologia, que é o aumento da produção na mesma área, respeitando o meio ambiente.

Joci Piccini destacou sobre um outro papel da feira que é a capacitação. “O Show Safra é o palco para debatermos assuntos do setor, para atualizar o produtor dessas diferenças que vem se criando no clima, na janela do plantio e da colheita, dessas novidades que tem com o DDG, tentando colocar uma agropecuária dentro da agricultura. Ou seja, precisamos nos adaptar ao novo modelo para ser mais competitivos e produzir cada vez mais”.

Por conta da pandemia da Covid-19, em 2020 o evento foi cancelado e neste ano não houve realização. A próxima edição da feira seguirá medidas de biossegurança, já protocoladas, na semana passada, na Prefeitura e em outras instituições da cidade.

Para Miguel Vaz, o Show Safra representa a transformação do agronegócio. “Nós precisamos continuar investindo nesse evento porque temos muitas coisas para desenvolver aqui como, por exemplo, a cadeia do algodão e da carne bovina, além das outras atividades que podem se tornar em matrizes econômicas para a região e para o município de Lucas do Rio Verde”, destacou o prefeito.

Durante a feira, o produtor tem contato com as novidades do setor, conhece novos produtos e realidades que podem mudar o potencial produtivo da lavoura. Na programação do evento, estão previstos alguns dias específicos da parte técnica, para abordar a cultura da soja, do milho e outros.

Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, a feira também contará com atividades voltadas aos pequenos produtores. “A nossa agricultura familiar vai poder apresentar os seus produtos, fazendo com que sejam vistos, demonstrando que esses agricultores também são muito importantes na nossa cadeia alimentar”.

O evento, assim como nas edições anteriores, será realizado na Fundação Rio Verde, no KM 08 da MT-449, Rodovia da Mudança. 

Leia Também:  Conselho Tutelar: Estão abertas as inscrições para edital suplementar em Lucas do Rio Verde
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA