LUCAS DO RIO VERDE

Concurso cultural junino premiará poesias, fotos e desenhos em Lucas do Rio Verde

Publicados

em


Mesmo em ritmo de pandemia e para não deixar a fogueira de São João se apagar, a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde organizou um concurso cultural junino o “Concurso Cultural Bão para Festejar São João”. As inscrições começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até 30 de junho. 

Foram estabelecidas três categorias de participação: desenho, fotografia e poesia. Para participar é preciso ter entre 4 e 60 anos e morar em Lucas do Rio Verde. A ficha de inscrição estará disponível na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato ou pode ser solicitada pelo e-mail:  [email protected].

“É muito importante manter ainda o cuidado em relação à Covid. Desta forma, pensamos que o concurso pode ser uma forma de expressar de várias maneiras diferentes através da arte e da literatura a nossa homenagem a esta data que todos amamos”, explicou a coordenadora da Secretaria de Cultura, Anelise Duarte. 

O resultado será divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato na primeira semana de julho. Os premiados receberão certificado de participação, um livro e um kit de guloseimas de São João para comemorar com a família. 

Categorias: 

Desenho 
Os desenhos deverão ser realizados em folha A4 a lápis (grafite ou colorido). No verso da folha à caneta deverá estar escrito o nome completo e a idade do participante. O tema do desenho é a cultura junina. Será selecionado um desenho de cada faixa etária. 
4 a 12 anos 
13 a 18 anos 
19 a 60 anos
 

Poesia 
Os poemas deverão seguir o tema junho – Mês de São João. Os trabalhos serão entregues junto à ficha de inscrição impressos em folha A4, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento 1,5, com no máximo uma página. Deverá conter o título centralizado e na nota de rodapé o nome completo do autor e idade. Será selecionado um poema de cada faixa etária. 
4 a 12 anos 
13 a 18 anos 
19 a 60 anos
 

Fotografia 
As fotografias deverão seguir o tema Dia de São João e precisam ser autorais. A foto deverá ser tirada com o celular e postada no Instagram marcando as hashtags #concursobãoprafestejarsãojoão, #culturalrv e #vivacultura até a data de 30 de junho. A ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Será selecionada uma foto. 
18 a 60 anos

Leia Também:  Campanha do Agasalho se mantém neste mês de julho em Lucas do Rio Verde
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

PSFs de Lucas do Rio Verde orientam os moradores sobre obesidade em crianças e adultos

Publicados

em

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio)

A prevenção e tratamento da obesidade foram temas de palestra ministrada pela Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), no PSF XIII, no Parque das Américas, na manhã desta terça-feira (27).

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019), do Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, cerca de 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o que equivale a 96 milhões de brasileiros. Sendo a maioria constituída por mulheres (62,6%). 

Além disso, o problema também já se alastrou entre crianças e jovens, principalmente devido à mudança de rotina e de hábitos ocasionada pela pandemia.

A nutricionista do NASF, Letícia Bassani, esclarece que tratar a obesidade não é só uma questão estética, mas sim de saúde geral que deve ser acompanhada sempre por um profissional.

“Hoje, muitas doenças crônicas estão relacionadas com a obesidade: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, por exemplo. E tudo isso é reflexo de uma alimentação inadequada, então a gente procura sempre trabalhar a reeducação alimentar com as pessoas e mostrar pra elas que não é fazendo mudanças ou restrições radicais que elas chegam aos seus objetivos. Mas sim, agregando valor a esta decisão de se cuidar, praticando alguma atividade física, realizando consultas e acompanhamento com profissionais das mais diversas especialidades e sempre tendo em mente que isso é um ato de amor-próprio”, explicou.

A nutricionista ainda reforça que a cada encontro é visível o empenho e empolgação nos pacientes, porque eles percebem que a reeducação alimentar é algo possível, e compartilham ideias, experiências, tornando o processo muito mais leve. 

A psicóloga do NASF, Mayllara Jucoski, que também acompanhou o encontro, explica que “a Psicologia trata o ser humano como uma tríade: pensamento-sentimento-comportamento, onde uma base não existe sem a outra. Por isso, trabalhamos bastante o emocional dos pacientes, durante a fase de reeducação alimentar, em que é mais provável ter pensamentos disfuncionais, ou seja, aqueles que não colaboram para chegar aos seus objetivos. Alertamos eles sobre pensamentos autossabotadores, comodismo e damos todo o suporte necessário para a autoaceitação. Assim, aos poucos, quebramos crenças negativas destas pessoas, ajudando elas a se enxergarem com mais carinho e paciência. Isso ajuda muito em qualquer processo. Buscar uma arte terapia, a leitura, dança ou qualquer outra atividade que promove prazer nas pessoas também é bem-vindo”. 

Além dos encontros semanais, promovidos pela rede de saúde básica do Município, os PSFs também realizam caminhadas duas a três vezes por semana. Os interessados em fazer parte dos grupos de palestras contra a obesidade devem procurar o PSF de seu bairro para se informar e poder fazer parte. 

 

Leia Também:  Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA