LUCAS DO RIO VERDE

Conferência Municipal realiza primeira live sobre Plano Municipal de Educação em Lucas do Rio Verde

Publicados

em

Profissionais de educação de Lucas do Rio Verde e população em geral participaram, de forma on-line, nesta quinta-feira (14), de mais uma etapa de revisão e atualização do Plano Municipal de Educação 2015/2025.

O evento faz parte das atividades da III Conferência Municipal de Educação, que tem como objetivo monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação, elaborado no ano de 2015 e submetido a uma primeira reavaliação na II Conferência de Avaliação, em 2018. Neste ano, o Plano passará por nova reavaliação.

“Estou tendo o prazer de visitar várias escolas de nosso município, onde constato a alegria e motivação de todos os profissionais envolvidos. Este trabalho que se inicia, de atualização do Plano Municipal de Educação, vem somar com o bom empenho da gestão de priorizar a nossa educação”, ressalta o vice-prefeito Marcio Pandolfi, que compôs a mesa de participantes da live.

O Mestre em Educação, Geraldo Grossi Júnior, de Cuiabá, foi o palestrante convidado e participou através de videoconferência para o debate. “Acredito que esse conjunto, do Poder Executivo e sociedade civil, é que tem fortalecido esse processo até a conclusão em 2025”, pontuou o professor.

Leia Também:  Oficina e o book digital do projeto "Upcycling e Customização" são lançados nesta quarta-feira (01)

Também estiveram presentes na live a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, professor Luiz Rodrigues, representando a assessoria pedagógica do estado de Mato Grosso, Wellington dos Santos Coelho, presidente do Conselho Municipal de Educação, Tânia Jorra, presidente do Sintep de Lucas do Rio Verde, e da Secretaria de Educação, o assessor pedagógico João Edson de Souza e a técnica administrativa Katiane Avansi.

“Como é bom estarmos aqui, mesmo distantes, no sentido virtual, mas próximos, no sentido do objetivo da ação. Desde 2015, Lucas do Rio Verde teve o desafio de montar um Plano Municipal de Educação. A cada ano, pensávamos estratégias e mudanças para os próximos 10 anos de um plano muito importante por abranger as redes, não só escolas municipais, mas as estaduais e particulares, de todos os anos letivos. Para Lucas do Rio Verde, atualizar o Plano é alcançar cada vez mais o sucesso e eficiência exemplar da nossa educação”, explica a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.

Para conferir a live na íntegra, acesse – https://www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde/videos/1216786275510650

Leia Também:  Novembro Azul foi marcado por ações de conscientização e prevenção em Lucas do Rio Verde

 

LUCAS DO RIO VERDE

Controladoria de Lucas do Rio Verde amplia processos de gestão de riscos na Prefeitura

Publicados

em

O dito popular de que prevenir é melhor que remediar é uma base também para os princípios da administração pública. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Gerência de Controle Interno, estuda a ampliação do sistema de gestão de riscos para melhorar o resultado dos processos realizados interna e externamente no Município.

De acordo com a Controladoria, o trabalho desempenhado para a gestão de riscos consiste em analisar, verificar, avaliar e monitorar riscos ou ameaças que possam impactar os negócios de uma organização, um departamento, setor ou atividade. 

Desde 2015 a administração pública de Lucas do Rio Verde realiza a gestão de riscos em seis grandes áreas, sob orientação do Tribunal de Contas de Mato Grosso, são elas: Logística de Medicamentos, Merenda Escolar, Gestão Financeira, Frota Municipal, Aquisições Públicas e a Nível de Entidade.

A gestão de riscos confere ao setor público cada vez mais qualidade e agilidade no atendimento às demandas da população. Por este motivo, o Município vem trabalhando para implantar este processo nas demais áreas da administração pública, seguindo os preceitos estabelecidos pelo Governo Federal, além do já citado TCE-MT. 

A Controladoria Interna vem desenvolvendo uma metodologia prática e de fácil aplicação nas atividades do dia a dia do servidor. Inicialmente o método será aplicado no próprio setor, para facilitar a orientação da gestão de riscos nos demais setores da prefeitura. 

Durante o ano, o departamento realizou capacitações com os servidores municipais para assegurar a boa gestão dos recursos públicos e apoiar o controle na fiscalização dos atos administrativos. Um dos objetivos é a implantação de uma política de gestão de riscos, além da criação de um comitê de gestão de riscos, que possa garantir a transparência na execução dos processos. 

O adjunto de Controle Interno, Rudimar Paulo Rubin, avalia que a gestão de riscos é uma forma de modernizar o trabalho realizado pela municipalidade, além de refletir diretamente na melhora dos serviços ofertados à população. 

“Estamos nos preparando, a Controladoria Interna, pois vimos como uma questão de suma importância, assim como o prefeito Miguel Vaz também vê. Chegou o momento de implantarmos em todas as secretarias a gestão de riscos. Vamos elaborar uma política de gestão de riscos para que isso venha a acontecer, além da comissão, que vai orientar, capacitar esses setores junto à Controladoria do Município. Isso tudo tem um único objetivo, que é prestar um bom serviço à população, com qualidade e agilidade”, assegurou Rudimar.

 

Leia Também:  Controladoria de Lucas do Rio Verde amplia processos de gestão de riscos na Prefeitura
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA