LUCAS DO RIO VERDE

Escola Municipal de Lucas do Rio Verde retoma o Programa Cooperativas Escolares

Publicados

em


Iniciativa que foi interrompida devido à pandemia da Covid-19 em 2020, o Programa Cooperativas Escolares – Coopereça, retorna à Escola Municipal Eça de Queirós para que adolescentes do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental vivenciem na prática o modelo de cooperativismo, liderança, trabalhos em equipe e voluntariado no ambiente escolar.

O programa é desenvolvido pela instituição financeira Sicredi, que já atua em 145 cooperativas escolares do Brasil, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Os alunos criam uma cooperativa que possui toda a estrutura de governança do modelo de negócio: presidente e conselheiros eleitos. 

Patricia Brum, assessora das cooperativas escolares, residente de Canoas – RS, veio a Lucas do Rio Verde para uma capacitação de professores e alunos envolvidos no processo. “Os estudantes se organizam por um grupo de associados que constitui uma cooperativa e essa cooperativa então vai colocar a mão na massa, organizar seu próprio conselho, construir uma identidade. As escolas que se dispõem ao projeto, desenvolvem competências que são importantes ao longo da jornada escolar”, analisa a assessora pedagógica.

Leia Também:  Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde

Para a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, o retorno desta atividade extracurricular  beneficia no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes envolvidos, já que envolve tanto a teoria quanto a prática. 

“Os alunos, desenvolvendo na prática a responsabilidade de cuidar de uma cooperativa vai ensinar a eles a lidar com situações corriqueiras do mercado de trabalho. Além de aguçar o conhecimento, a criatividade, o empreendedorismo, liderança, responsabilidade financeira. Concluo ser uma junção de esforços positivos para o desenvolvimento dos nossos alunos”, relata a secretária Elaine.

Ana Luiza Ferreira Serafim, 15 anos, participou do último Coopereça e sentiu a diferença na desenvoltura e o modo de se comunicar.  “Eu não tinha experiência nenhuma do programa e as atividades que seriam desenvolvidas. Quando percebi, estava liderando os colegas de sala. Aprendi que todos têm suas individualidades e a comunicação precisava ser diferenciada. Cada um tem uma forma de aprender e a lição que tiro é que precisamos aprender a conviver com essas diferenças. Nada gira em torno de mim e, como líder, precisei saber trabalhar com todos eles sem gerar conflitos. O companheirismo e trabalho em equipe é essencial, pois ninguém consegue se virar sozinho o tempo todo”, revela a aluna.

Leia Também:  Prefeitura protocola projeto de lei que trata da destinação da área para novo projeto habitacional

Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Pesquisa de opinião sobre os cursos da UFMT em Lucas termina nesta segunda (06)

Publicados

em

 

 

A pesquisa de opinião pública com a sociedade para identificar os cursos mais desejados para o campus luverdense da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) termina nesta segunda-feira (6). A pesquisa está sendo realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

De acordo com a pasta, mais de duas mil pessoas já responderam a pesquisa. A comunidade geral pode participar preenchendo corretamente todas as informações solicitadas em um formulário disponível no site da prefeitura.

O questionário apresenta algumas opções de cursos escolhidos em uma pesquisa anterior. Além disso, as pessoas podem apontar algum outro curso que não esteja na lista.

Por atender toda a região, os formulários foram disponibilizados aos municípios vizinhos.

Confira o link de participação:

Comunidade geral:
https://forms.gle/gNGn4FojLdtxXJCw9

O formato de realização desta pesquisa foi apresentado na semana passada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante reunião. Participaram do encontro a Associação Comercial e Empresarial (Acilve), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Rural, Fundação Luverdense de Saúde, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica (Secitec), Assessoria Pedagógica do Estado, e escolas particulares.

Leia Também:  Covid-19: Confira como será o esquema de vacinação das três doses na próxima semana

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA