LUCAS DO RIO VERDE

Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde

Publicados

em

Atender de forma adequada às vítimas de violência já é uma realidade em Lucas do Rio Verde. O Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, com início em maio deste ano, teve sua sede inaugurada no fim da tarde desta quarta-feira (16). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, onde diversas autoridades municipais e do estado estiveram presentes. Em seguida, houve o descerramento da placa nas instalações no núcleo, que fica ao lado da Delegacia.

Na inauguração estiveram presentes o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e Secretaria de Assistência Social, Janice Ribeiro, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, além de outras autoridades da Polícia Civil, forças de segurança, Judiciário, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, e vereadores do município. 

O novo espaço do Núcleo garantirá atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, e de crimes sexuais. O local contará com profissionais capacitados para acolher essas vítimas de forma diferenciada e conta também com atendimento psicológico integrado. 

Durante a cerimônia, e equipe do núcleo exibiu um vídeo do depoimento de uma mulher vítima de violência em Lucas do Rio Verde, que recebeu auxílio para sair desse ciclo. Ela esteve no evento e foi homenageada pelas mulheres que vem realizando os trabalhos na unidade. 

“Esse núcleo é um importante avanço para Lucas do Rio Verde. Ele representa muito sobre o apoio que daremos às mulheres. Temos a expectativa de avançarmos na área de segurança pública. Solicitamos ao delegado-geral Mário Demerval para que criássemos a Delegacia da Mulher e uma delegacia especializada em roubos e furtos”, destacou Miguel Vaz, chefe do Executivo. 

Desta forma, a vítima não terá atendimento na recepção convencional da Delegacia, mas em um local específico com atendimento realizado por mulheres, como a legislação prevê, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

O Núcleo é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e terá suporte da Secretaria de Assistência Social, por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. Ao todo, sete profissionais atuarão nos atendimentos da unidade. A construção da estrutura do núcleo, alocado junto à Delegacia de Polícia da cidade, teve apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras. 

“Muitas mulheres, quando se aproximam de uma delegacia convencional, se deparam com alguém do sexo masculino para atender e às vezes um olhar até recriminatório e a mulher acaba até desistindo de fazer sua denúncia. Agora as mulheres se sentirão encorajadas, mais confiáveis com toda essa equipe e estrutura que montamos aqui”, considerou em sua fala a primeira-dama Janice Vaz Ribeiro. 

Mário Demerval destacou em sua fala os planos futuros da PJC em ampliar o atendimento da corporação em Lucas do Rio Verde, aumentando o prédio da Delegacia já existente e a possível construção de uma Delegacia da Mulher. 

“Estabelecemos de maneira muito positiva a vinda de um novo delegado para cá, talvez até uma mulher, que ficaria responsável pelo núcleo. Posteriormente esse núcleo, com alteração legal, com a vinda de um novo prédio, poderia se transformar em uma delegacia especifica e atendendo de maneira especializada as mulheres”, explicou delegado-geral.

 

Leia Também:  Conferência Municipal realiza primeira live sobre Plano Municipal de Educação em Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde recebe primeira etapa do campeonato de BMX na próxima semana

Publicados

em


A primeira etapa do Campeonato Mato-grossense de Bicicross acontecerá em Lucas do Rio Verde no próximo dia 23. O evento conta com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e do programa Viva Lucas, que iniciou a escolinha de BMX, em parceria com a equipe Lucas Riders.

Atualmente, cerca de 60 crianças e jovens participam da escolinha. Além do estadual, o grupo se prepara  para o campeonato nacional  do BMX, que será realizado em Paulínia-SP.

De acordo com o professor da modalidade, Leonardo Bauer, a equipe está bem preparada para as competições. “As crianças estão muito empolgadas, elas estão treinando muito e querem representar bem o município. Eu acredito que no estadual nós teremos muitos pódios”.

O incentivo da Prefeitura à modalidade agrada o representante da equipe Lucas Riders, Valdecir Rocha. “O pessoal tem se empenhado muito. A escolinha veio para levantar de vez o nosso grupo e a gente espera que isso se fortaleça cada vez mais.”

Para receber a etapa estadual, a pista Eromar Castro Gomes recebeu atenção especial da pasta de Esporte e Lazer, bem como a melhoria na iluminação e aplicação de lama asfáltica realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras.

Leia Também:  Vacinação Covid-19: Confira a programação de TERCEIRA DOSE para a próxima semana em Lucas

“A pista precisa passar constantemente por reparos. Então, desde o começo do ano, nós estamos trabalhando em todos os espaços públicos, especialmente na pista nesses últimos dias para que possamos receber essa etapa do campeonato estadual. Até o dia 23, a pista estará em total condição para sediar o campeonato”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA