LUCAS DO RIO VERDE

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde MT promoveu mutirão de consultas oftalmológicas atendendo 316 pacientes em quatro dias

Publicados

em

Um mutirão para dar celeridade na demanda de consultas oftalmológicas foi realizado na última semana pela Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio, em Lucas do Rio Verde MT.

Conforme a Central da Regulação, do departamento da Secretaria que organiza a demanda das especialidades em saúde vindas do município, 316 pessoas foram atendidas nos quatro dias.  

Nos dois primeiros dias, os atendimentos foram realizados no PSF XVII do bairro Vida Nova, enquanto nos dois últimos dias os pacientes passaram pelas consultas no Espaço Saúde (antigo Fórum). As consultas do mutirão são previamente agendadas pela Central de Regulação.

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, o primeiro passo para que uma ação como essa aconteça é a organização.

A médica explica que na renovação do credenciamento houve uma lentidão relacionada aos agendamentos, por isso o planejamento para atender um significativo número de pessoas.

“A oftalmologia é a nossa maior demanda. Vimos a necessidade de fazer um volume maior de consultas para diminuir o tempo de espera na fila aos pacientes. Temos uma grande preocupação com os pacientes diabéticos e hipertensos, que podem desenvolver retinopatia, crianças com dificuldade visual e que precisam dos óculos – o que afeta diretamente o aprendizado”, explicou a secretária.

Leia Também:  Gestão Municipal apresenta aos vereadores projeto de terrenos populares

Além das consultas já realizadas, a demanda para consultas oftalmológicas conta ainda com uma fila de cerca de 800 pessoas. De acordo com a Secretaria de Saúde, há previsão de novos mutirões serem organizado nos próximos meses. As consultas são feitas por meio de credenciamento e custeada com recursos próprios.

Outros procedimentos oftalmológicos

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos pacientes que precisam de procedimentos oftalmológicos, além das consultas, a Secretaria de Saúde explica que alguns deles passaram a ser ofertados no município.

Isso graças ao novo contrato de gestão com o Hospital São Lucas, com o auxílio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, além do credenciamento com novos profissionais.

Entre os procedimentos com demanda na cidade que não eram feitos antes e agora são realizados estão: injeção intravitria e vitrectomia, antes ofertados somente pelo Estado e que, muitas vezes, o paciente precisava judicializar o pedido de procedimento.

“A visão faz parte de uma série de situações que se não dermos atenção e uma adequação da condição visual, pode trazer sérios riscos. Estamos conseguindo também dar essa assistência pelo município, o que faz com que os pacientes com maior risco, até mesmo de perder a visão, não tenham que esperar, pois estamos conseguindo fazer por aqui”, detalhou Fernanda. 

Leia Também:  Apoiado pela Prefeitura de Cuiabá Evento cultural de danças, cânticos e muita fé foi realizado no sábado na Capital

Faltosos nos agendamentos

De acordo com a pasta, 400 consultas foram agendadas para o mutirão, entretanto, alguns pacientes não compareceram na consulta, um total de 84 pessoas.

A Regulação explica que acionou os agendados previamente, que confirmaram o comparecimento nas consultas, porém faltaram no dia.

“Os pacientes que não compareceram não possuem mais o pedido médico como pendente na Central de Regulação. Se tiverem interesse novamente, terão que procurar a sua unidade de saúde (PSF) para serem reavaliados e reencaminhados para o oftalmologista”, explicou a coordenadora da Central de Regulação, Aline Teixeira.

 

Otavio Ventureli(da redação com ascom)

LUCAS DO RIO VERDE

Jornada Extraordinária e Núcleo de Violência Doméstica contribuem para resolução de inquéritos

Publicados

em

Inquérito policial apresentado, nesta semana, aponta a efetividade do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher. A unidade é resultado de uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Assistência Social e Habitação, e Polícia Judiciária Civil.

De acordo com a PJC, a Operação Impunidade Zero, que trata de casos de violência doméstica, deflagrada desde o dia primeiro de junho, resultou em 5 prisões em flagrante, 2 cumprimentos de mandados de prisões preventivas e a conclusão de 123 inquéritos.

Para o delegado Eugênio Rudy, responsável pelo Núcleo, as prisões diminuem a impunidade no município. “Para nós é muito importante a conclusão desses procedimentos porque ela inibe a persistência dos agressores”.

Janice Ribeiro, secretária de Assistência Social, destaca que o bom desempenho da unidade é reflexo do esforço humano da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. “Em menos de um ano de inauguração, o Núcleo mostra que faz a diferença na sociedade, não só pela resolução dos casos, mas também pelo apoio psicossocial às vítimas. Nesse sentido, as mulheres se sentem mais encorajadas a fazer a denúncia”, disse Janice.

Leia Também:  Para fazer frente a Covid 19 municipio de Sorriso MT passa a atender sua população no período noturno

O apoio da Prefeitura também acontece por meio do programa Jornada Extraordinária, que remunera os agentes que atuam nos horários fora do expediente convencional. O projeto foi criado por meio da Lei nº 3.164/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 5.505/2021. Estão incluídos no programa os agentes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. 

Para isso, os servidores devem prestar serviço por, no mínimo, quatro horas e, no máximo, 50 horas mensais, desde que compatível com a escala de serviço e de descanso obrigatório. Além disso, o militar estadual e o policial civil convocado para desempenho da jornada extra, não poderá executar carga horária diária superior a 6 horas diárias.

“A Jornada Extraordinária traz benefícios a toda a sociedade, especialmente quando se trata de violência doméstica, um tema relevante na atualidade”, finaliza o secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha, que também parabenizou as forças de segurança.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI