Momento Cidades
Mato Grosso registra 192.353 casos e 4.708 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (12.01), 192.353 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.708 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 1.247 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 192.353 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.198 estão em isolamento domiciliar e 179.531 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 255 internações em UTIs públicas e 288 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 63,28% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (43.010), Várzea Grande (13.157), Rondonópolis (13.024), Sinop (10.286), Sorriso (8.519), Tangará da Serra (8.472), Lucas do Rio Verde (7.951), Primavera do Leste (6.026), Cáceres (4.471) e Nova Mutum (4.041).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 160.270 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 482 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na última segunda-feira (11.01), o Governo Federal confirmou o total de 8.131.612 casos da Covid-19 no Brasil e 203.580 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 8.105.790 casos da Covid-19 no Brasil e 203.100 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de terça-feira (12.01).
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
DOWNLOAD

Momento Cidades
Seminário Novos Gestores terá início nesta quinta-feira com a participação de prefeitos de Mato Grosso
Vários temas inerentes à administração pública estarão em pauta, a partir de amanhã (21), no Seminário Novos Gestores, que vai debater os principais desafios das administrações locais. O evento é uma realização da Confederação Nacional dos Municípios em parceria com as associações estaduais e será regionalizado. Os prefeitos das regiões Centro-Oeste e Norte vão participar do evento nos dias 21 e 22 de janeiro e, pela primeira vez, será on-line, em decorrência da pandemia de Covid-19. Além dos prefeitos, também poderão participar da capacitação vice-prefeitos, vereadores e demais agentes locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: Seminário Novos Gestores
O formato virtual vai possibilitar que também façam parte desses encontros de capacitação secretários e servidores municipais das diversas áreas de atuação. Serão dois dias de evento, com datas específicas de acordo com cada região. A programação do encontro propõe debater as principais áreas da gestão pública. Além de palestras e orientações segmentadas, os participantes também vão conhecer iniciativas bem-sucedidas, além da pauta prioritária de atuação nacional.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, disse que é importante que os gestores participem, pois poderão esclarecer dúvidas e se inteirar sobre a atuação do movimento municipalista, além da pauta nacional em tramitação no Congresso. “Serão dois dias de muito aprendizado, em que os prefeitos e equipes participarão de uma ampla programação de debates sobre variados temas, como finanças, saúde, previdência, educação, entre outros assuntos”, assinalou.
O evento foi idealizado para fazer frente aos gestores que estão ingressando no Executivo municipal, com objetivo de promover excelência na gestão municipal e a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A partir dessas premissas, o seminário também é uma forma de os municipalistas conhecerem diversas normas vinculadas à administração pública.
1º DIA |
|
---|---|
9h |
Abertura do evento
|
10h10min |
A condução local da política de Assistência Social
|
11h |
Fontes de receita e as alternativas para ampliar a arrecadação
|
INTERVALO |
|
13h30min |
Saúde: repasses federais e gestão da pandemia
|
14h30min |
Como planejar e fortalecer o desenvolvimento territorial
|
15h30min |
Estudos e ferramentas para uma melhor gestão pública municipal
|
16h15min |
Comunicação: estratégias para o sucesso na gestão
|
16h45 |
Turismo: ações para a retomada das atividades
|
17h15 |
Encerramento |
2º DIA |
|
---|---|
9h |
Abertura
A Previdência e suas implicações na gestão
|
10h |
Alternativas para a governança municipal
|
11h |
Projetos CNM – Iniciativas sociais
|
11h40 |
O atendimento direto aos Municípios
|
INTERVALO |
|
13h30min |
Desafios da gestão da educação nos Municípios em tempos de pandemia
|
14h30 |
Orientações jurídicas para uma gestão correta
|
16h30 |
Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios: força e representatividade do maior evento municipalista da América Latina |
17h |
Encerramento |
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”
-
Momento Saúde3 dias atrás
Estudo preliminar mostra que própolis reduz tempo de internação por Covid-19
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Gusttavo Lima mostra cilindros de oxigênio que serão doados para Manaus
-
Momento Entretenimento2 dias atrás
Simone comemora reconciliação de Gusttavo Lima e Andressa Suita: “Estou feliz”
-
Momento Destaque1 dia atrás
23 idosos morrem na Noruega após receberam dose da vacina contra Covid 19; autoridades locais evitam falar em efeitos colaterais graves
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
Yá Burihan sobre o fim do noivado com Lipe: “Ele não traiu, eu que errei”
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Lipe Ribeiro e Yá Burihan terminam relacionamento
-
Momento Jurídico7 dias atrás
Transumantes