NOVA MUTUM

Vereadores solicitam projeto para drenagem de água na área interna do cemitério

Publicados

em

Com o objetivo de elaborar e implantar projeto de drenagem de água pluvial na área interna do Cemitério Municipal Esperança e Vida, em Nova Mutum, o vereador Osmar Isoton, com o apoio do presidente do legislativo, vereador Altair Albuquerque, encaminharam ao Executivo a necessidade de realizar as melhorias na referida localidade.

Em justificativa ao pedido, os parlamentares consideraram o acúmulo de água dentro das quadras, que vem ocasionado inundações das sepulturas, as erosões também provenientes do acúmulo de água nas vias e o volume de chuva no período de pico, que tende a agravar a situação das erosões já existentes, piorando ainda mais a situação que, segundo os vereadores já é bastante comprometedora.

Sabemos que o aumento de pessoas sepultadas, aumenta também o grau de contaminação do subsolo com materiais poluentes, como no caso do chumbo por exemplo, a partir da infiltração da água da chuva que se movimenta de um lugar para outro, contaminando a água do subsolo esclareceu Osmar Isoton, autor do projeto.

Na ocasião da indicação, os vereadores alertaram ainda, para a necessidade urgente de se fazer a drenagem, que muito mais que evitar o desgaste aparente das vias, evitará a contaminação acelerada do subsolo.

Leia Também:  Campanha realiza ações de incentivo ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande MT


TEXTO: Elisângela Viana
FOTOS: Maurício Alves

Fonte: Câmara Municipal Nova Mutum

NOVA MUTUM

Administração Pública de Nova Mutum MT investe mais de R$ 1 milhão em remédios para as farmácias municipais

Publicados

em

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, já investiu mais de R$ 1 milhão em medicamentos distribuídos nas farmácias municipais. Em Nova Mutum a rede pública de saúde oferece mais de 136 tipos de medicamentos, por meio da farmácia básica.

Neste primeiro semestre de 2022, o munícipio atendeu mais de 25 mil pacientes nas farmácias municipais, chegando a mais de 55 mil receitas atendidas e com a dispersão de 3.485.156 unidades de medicamentos.

O Programa Dose Certa, está inserido nestes investimentos, beneficiando mais de 400 pacientes sendo, idosos com mais de 65 anos, hipertensos, diabéticos e acamados.

Para ter acesso, os munícipes devem, primeiramente, realizar cadastro nos Postos de Saúde da Família (PSFs) e com a receita médica e a apresentação de um documento pessoal (RG), o cidadão pode retirar o remédio nas farmácias municipais.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sônia Ávila, os gastos com os medicamentos refletem, o compromisso da Administração Municipal em ofertar medicamentos de qualidade no tratamento dos pacientes da rede pública municipal.

Leia Também:  Dinheiro não pode tudo: Mulher que dirigia bêbada e matou verdureiro afirma que vai a júri popular por ser médica e rica

O Coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Rudney Vunjão, ressalta que a Secretaria de Saúde está garantindo o acesso gratuito da população aos medicamentos básicos.

Os remédios comprados pela Prefeitura são necessários para garantir a eficácia do tratamento dos pacientes.

 

Otavio Ventureli(da redação com Ascom)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI