Momento Cidades

Pianista presta homenagem ao Dia das Mães no Centro de Eventos do Pantanal

Publicados

em


Pensando em trazer mais alegria para todas as mães presentes no polo de vacinação contra a Covid-19, instalado no Centro de Eventos do Pantanal, o pianista Dario Scherner, resolveu prestar uma homenagem nesta sexta-feira (7), tocando diversas canções no local durante a campanha “Vacina Cuiabá”, já fazendo alusão ao domingo (9), em que é comemorado o Dia das Mães.

Ele faz parte do projeto “Piano Gente”, que busca democratizar o instrumento em grande massa, para que um dia seja mais normal tocar em locais públicos, quanto uma pessoa com o seu violão, flauta, teclado, entre outros. O profissional escolheu o dia de hoje, por ser início da vacinação das mulheres grávidas e puérperas, maiores de 18 anos, com comorbidades.

“Na verdade, é um projeto de rua, queremos tornar o uso do piano mais comum entre as grandes massas da sociedade, por isso isso a gente leva o piano para as praças, mercados públicos, feiras, entre outros locais públicos. E a nossa intenção de trazer o piano aqui é hoje é homenagear as mães, porque estamos aqui no final de semana alusivo ao Dia das Mães, em uma época tão triste, em que a pandemia assola o mundo todo, pensamos quer trazer um pouquinho de alegria, mesmo nesse momento de salvação que é a vacina. O ‘vacina Cuiabá’ é um símbolo para a nossa cidade, é u símbolo para o nosso Estado, e a gente que é daqui temos que prestigiar isso, e eu acho que a cultura tem que estar em todos os lugares”, afirmou o musicista.

Leia Também:  Estado e municípios têm obrigação de reconhecer, mensurar e evidenciar bens móveis e imóveis

Outra que resolveu prestar homenagens as mamães, foi Ana Cláudia de Oliveira Martins, que está grávida de 34 semanas e está com diabetes gestacional. Ela viu nesta sexta, dia em que foi tomar a vacina contra a Covid-19, próximo a data comemorativa, uma oportunidade de homenagear as servidoras da Saúde Municipal, levando caixas de chocolates como uma lembrança, não só pelo dia das mães, mas pelo trabalho durante a campanha contra o vírus. “Eu trouxe pensando justamente no Dia das Mães, pensando em alegrar um pouco o dia delas, nessa época tão difícil que a gente está passando hoje. Eu estou muito feliz, mais tranquila e mais agradecida agora”, disse.

Além das gestantes e puérperas, também começaram a ser imunizados nesta sexta, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, ambas categorias de 55 a 59 anos, e os portadores de Síndrome de Down, acima de 18 anos.

Para serem vacinadas todas as pessoas precisam fazer o pre cadastro no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e comparecer no local de vacinação com a documentação necessária para comprovar que fazem parte do grupo prioritário, além do QR Code do agendamento. As grávidas devem levar o Cartão de Gestante e as puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias) devem levar a certidão de nascimento da criança.

Leia Também:  Portaria direciona recursos de emendas parlamentares para a Saúde

Com o objetivo de facilitar a obtenção do laudo médico pela população, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS elaborou uma Declaração para vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Nesta declaração constam todas as comorbidades, onde o médico precisa apenas assinalar a doença que o paciente possui, assinar e carimbar. Para aqueles que já possuem o laudo do médico, não é necessário levar esta declaração. O documento está disponível no site da vacinação.

Propaganda

Momento Cidades

Escola Técnica de Sorriso poderá ofertar curso superior de engenharia de pesca

Publicados

em

Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

Em visita a Sorriso, na segunda-feira (21), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borges Borgato, anunciou a destinação de R$ 4,5 milhões para a retomada das obras da Escola Técnica (ETE), no bairro Industrial, na Zona Leste.

 Paralisado desde 2009, o projeto original prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de convivência (refeitório e jardins), além de salas para os setores administrativos e pedagógicos, totalizando 5.537 m² construídos e com capacidade para atender 2,5 mil estudantes.

 Para o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), que acompanhou a visita, a conclusão das obras da escola técnica representa um avanço no processo de qualificação de jovens e adultos.

 Como exemplo, o parlamentar citou as tratativas junto à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para a abertura do primeiro curso de engenharia de pesca do estado.

 “Há algum tempo a gente vem debatendo essa possibilidade com a reitoria da universidade. O fato é que somos um estado carente em mão de obra em diferentes segmentos da economia e a forma mais eficaz de revertemos essa situação é através de investimentos em educação”, assinala Dal Molin.

Leia Também:  Por meio de vídeos, assistidos pelos Centros de Convivência participam da Olímpiada Integrada da Pessoa Idosa

 “As futuras instalações da escola técnica são perfeitas e possibilitam o uso compartilhado com outras instituições de ensino. Nossa proposta é que esse espaço também seja utilizado na formação superior e não apenas de nível técnico”, complementa.

 “Por determinação do governador Mauro Mendes já ‘seguramos’ parte dos recursos no orçamento para concluirmos obras em três municípios, e Sorriso está nessa lista. São mais de R$ 11 milhões destinados para a qualificação de jovens e adultos”, avalia o secretário Nilton Borges.

 O gestor repassou também as orientações do estado sobre a implementação do Parque Tecnológico em Sorriso e do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Várzea Grande. “Já saiu uma equipe daqui [Sorriso] e foi até Cuiabá pra saber o que é como funciona um parque tecnológico. As vezes a gente fala, bom é uma coisa bacana, bonito, mas é preciso saber como se aplicar isso aqui em Sorriso é de fundamental importância”, concluiu.

 Ao todo, a Secitec possui nove escolas técnicas nas cidades de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Tangará da Serra e Cuiabá, que atualmente funciona na Escola de Saúde Pública do Estado. Outras duas unidades, nos municípios de Matupá e Juara, estão em fase de conclusão.

Leia Também:  Arrecadação cresce no DF e em 25 estados, diz Tesouro
Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA