Momento Cidades

Pinheiro cede Dutrinha para CBF e treinos da Copa América serão realizados no estádio

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Templo do futebol cuiabano e palco de históricas partidas, o Estádio Eurico Gaspar Dutra, carinhosamente chamado pela população de Dutrinha, será utilizado como centro de treinamento para algumas seleções que disputarão os jogos da Copa América 2021 em Cuiabá. A decisão foi articulada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após vistoria realizada na estrutura esportiva. Na tarde desta sexta-feira (11), o prefeito de Cuiabá assinou Termo de Autorização Precária de Uso do equipamento desportivo.

“O Dutrinha é um patrimônio histórico do futebol cuiabano. Em seu gramado desfilaram craques do futebol cuiabano e brasileiro, que por muito anos agraciaram a população com grandes jogadas. Craques como Bife, Avião e Fulepa, que teremos a honra de homenageá-los em breve. Por isso, nada mais justo que esse templo também seja colocado à disposição para que outros grandes jogadores passem por ele”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

A inspeção foi feita na quinta-feira (10) e contou ainda com a presença do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob, e também de integrantes da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Na oportunidade, os membros da entidade máxima do futebol brasileiro avaliaram positivamente os componentes dos estádio como gramado, iluminação e vestiários.

Leia Também:  Rede estadual de ensino retoma atividades escolares nesta terça-feira

Outro ponto estudado e aprovado foi a boa logística ofertada pelo Dutrinha. Conforme combinado entre a Prefeitura de Cuiabá, que é responsável pela administração do estádio, e a CBF, a partir desta sexta-feira (11), data de assinatura do Termo de Autorização, até 27 de junho, quando se encerra a participação da Capital na Copa América, o estádio fica totalmente à disposição da organização da competição.

Nesse período, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fica responsável por executar, em parceria com o Município, as atividades de manutenção necessárias para o bom desenvolvimento dos treinamentos. As atividades das seleções serão fechadas para o público e imprensa, contando com a presença apenas de atletas, comissão técnica, representantes Conmebol, e segurança privada.

ENTREGA DAS CHAVES

Neste sábado (12), o vice-prefeito José Roberto Stopa e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob, em ato simbólico, entregam as chaves do Dutrinha para a Confederação Brasileira de Futebol, às 8h no próprio Estádio.

MAIS VACINAS

A escolha de Cuiabá como uma das subsedes da Copa América foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo Federal e Governo do Estado de Mato Grosso. Diante da não consulta ao Município sobre a realização do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o envio de doses extras de vacinas contra a Covid-19, como contrapartida.

Leia Também:  Marido, que espera mulher na porta do hospital, recebe primeira dose da vacina contra Covid-19

Na última terça-feira (08), Emanuel entregou pessoalmente ao presidente um ofício com o pedido de mais 670 mil doses, que seriam suficientes para a imunização em massa da população cuiabana. O trabalho de articulação do chefe do Executivo municipal contou com a participação essencial do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.

Propaganda

SORRISO

Após reinauguração, Centro de Convivência da Pessoa Idosa retoma atividades

Publicados

em


O espaço foi totalmente reestruturado, com ampliação de mais de 900 m². A área construída, que era de 1.408,43m², passou para 2.377,43m², após o investimento de mais de R$ 1,6 milhão de recursos oriundos do Ministério Público, após acordo formalizado com o Banco do Brasil e aplicação de recursos municipais. 

Para a primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, a entrega do novo espaço é a realização de um sonho. 

“Estamos muito emocionados hoje, porque essa entrega foi tão aguardada e desejada por todos. Agradeço à gestão municipal por tornar possível a realização desse sonho e o empenho de todos os secretários, que não mediram esforços para que essa obra fosse finalizada. Gratidão também às minhas pérolas da Assistência Social, que organizaram tudo, desde o início, e a nossa querida coordenadora Silvana, pelo excelente trabalho realizado há anos com nossos idosos. Esse espaço ficou lindo, amplo e estamos retornando com muita responsabilidade com a saúde e segurança de todos. Ver a carinha de felicidade de cada um, não tem preço”, disse Jucélia.

Em sua fala, o vice-prefeito Gerson falou da importância do local para a qualidade de vida dos idosos. 

“Hoje é uma noite especial, em que o sonho de uma gestão que coloca a pessoa em primeiro lugar está sendo realizado. Que esse espaço traga muitas alegrias a quem aqui trabalha e, em especial, aos nossos queridos idosos, que aqui passam momentos felizes, de muita descontração”, desejou. 

Para o prefeito Ari Lafin, é uma imensa alegria para a gestão entregar o Centro de Convivência todo reestruturado aos idosos. 

“Agradeço o apoio de todas as secretarias que estiveram envolvidas no processo, em particular aos secretários, que fazem com que as melhorias no Município sejam possíveis. Foram muitas as cobranças para que pudéssemos concluir essa reforma. Parabéns à secretária de Assistência Social, que muito nos cobrou até que conseguíssemos entregar esta obra tão desejada”, complementou Ari.

De acordo com a coordenadora do CCI, Silvana Bezerra Milan, 400 idosos se recadastraram para retornarem às atividades. Com capacidade para atender 200 idosos por período, a nova estrutura ofertará atividades de hidroginástica, academia, oficina de informática e jogos diversos, seguindo todas as medidas de biossegurança necessárias em decorrência da pandemia.  

“Com a ampliação, o espaço dobra a capacidade de atendimento. Agora, contamos com um amplo espaço para a realização das atividades com a qualidade e segurança necessárias, oferecendo mais qualidade de vida aos nossos idosos”, frisou.

Logo na chegada, os idosos passaram pelo protocolo de bissegurança, com aferição de temperatura e higienização das mãos. O primeiro passo foi a assinatura do Termo de Ciência e Concordância, necessário para o retorno das atividades. Como medida de segurança, só poderão participar das atividades os idosos que estiverem com o esquema vacinal completo da Covid-19.

Leia Também:  Marido, que espera mulher na porta do hospital, recebe primeira dose da vacina contra Covid-19

Homenagem à Sebastião Martini

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) recebeu no ano de 2004 o nome Sebastião Martini, por meio da Lei Municipal 1209, em homenagem ao pioneiro de Sorriso. A solenidade de reinauguração do local contou com a presença da filha do homenageado, Iris Martini.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA