Momento Cidades

Pinheiro defende democracia com plebiscito para escolha de modal de transporte e busca diálogo com TRE

Publicados

em


Jorge Pinho

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defende a realização de um plebiscito com a população de Cuiabá e Várzea Grande para consultar sobre a preferência do modal de transporte, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ou Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Para o chefe do Executivo Municipal, a iniciativa visa inserir a vontade da população na escolha. A realização do plebiscito já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, com 17 votos favoráveis. Pinheiro, nos próximos dias, deve procurar o Tribunal Regional Eleitoral para tratar do assunto.

“O povo se manifestar nas ruas tem valor democrático, ético e popular, pois quem manda é o povo. Quem decide sobre a melhor opção é a população, pois é ela quem vai utilizar o transporte coletivo”, declarou o prefeito.

O prefeito já solicitou agenda com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná para a definição da forma que será feito o plebiscito. “Os usuários do transporte coletivo devem ser ouvidos. O que acontece no Brasil é não existe a cultura da democracia participativa. A realização de plebiscitos e referendos estão previstos em lei”, defendeu Pinheiro.

O gestor lembrou ainda que quando foi realizada a nova licitação do transporte coletivo, em 2016, já constava no planejamento de execução das empresas vencedoras, que o sistema a ser instalado fosse híbrido e serviria  tanto para o VLT como o BRT.

 

Leia Também:  Vacinação chega aos jovens de 25 a 29 anos neste sábado, em Várzea Grande
Propaganda

Momento Cidades

Fiscais da Ordem Pública doam mais de três toneladas de alimentos à força-tarefa

Publicados

em


José Ferreira/Secom

Clique para ampliar

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), juntamente com o Sindicato dos Agentes de Regulação e Fiscalização do Município de Cuiabá (Sindarf) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispumc), doaram mais de três mil toneladas de alimentos não perecíveis para a Força-tarefa de Enfrentamento ao Frio, liderada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro. 

A  força tarefa está ocorrendo desde a  última quarta-feira (28), com a  mobilização conjunta de várias secretarias municipais, com intuito de minimizar a situação da população mais carente, diante do frio que atingiu Cuiabá. 
“Nos últimos três meses, os fiscais e servidores da Sorp estão empenhados em fazer doações e arrecadações de alimentos para aquelas pessoas  que foram atingidas pela pandemia. E vamos iniciar a quarta arrecadação de alimentos e cobertores. É o mínimo que podemos fazer e queremos que esse tipo de ação vire rotina”, comentou o secretário-adjunto de Fiscalização, Benedito Alfredo Granja.
A primeira-dama  agradeceu os servidores da Sorp, ao qual ela destaca sempre poder contar. “Agradecemos muito aos servidores, ao secretário Sales, e aos fiscais por essa grande doação que irá ajudar inúmeras famílias que precisam, aquelas que foram afetadas pela pandemia e estão com dificuldade para o sustento familiar. É nossa obrigação, enquanto cidadãos, ajudar essas pessoas e vocês reconhecem essa missão. Portanto, meu muito obrigado”, agradeceu ela. 

O secretário da pasta, Leovaldo Sales, lembra que os fiscais nem sempre são bem recebidos, muitas vezes são até injustiçados, mas cumprem com seus deveres. “Agora,  mostramos o espírito humanitário atendendo ao pedido da primeira-dama e mostrando à sociedade que o fiscal tem compromisso com o bem estar social da nossa população. Entendemos que neste momento  de crise, muitas pessoas perderam empregos e por isso, vamos empenhar para que  essa  campanha seja realizada com mais frequência até que essa pandemia chegue ao fim ”, comentou o secretário.

Leia Também:  Vacinação chega aos jovens de 25 a 29 anos neste sábado, em Várzea Grande

A Prefeitura de Cuiabá já entregou mais de 3,5 mil donativos entre cestas de alimentos, cobertores, kits de higiene, roupas e itens de frio, além de absorventes da campanha Cuiabá Por Elas da Secretaria Municipal da Mulher.

A intitulada Força de Enfrentamento ao Frio é uma ação coordenada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com diversas secretarias municipais. 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA