Momento Cidades

Prefeito anuncia implantação de tendas e climatizadores em Policlínicas, UPAs e UBS

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, na noite desta terça-feira (18), durante live em suas redes sociais, a instalação de tendas, climatizadores e cadeiras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Cuiabá que realizam atendimento médico de urgência e emergência, bem como nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) aptas a aplicarem as vacinas contra o coronavírus. A medida tem como finalidade oferecer conforto e comodidade aos pacientes enquanto aguardam para serem atendidos.

O prefeito adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já foi comunicada das novas adequações na estrutura da rede e os trabalhos estão previstos para ter início nos próximos dias. Na oportunidade, Emanuel divulgou o cronograma de imunização para crianças de 5 a 11 anos que começa nesta quinta-feira (20).

Do dia 20 ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação deste grupo, devido ao baixo quantitativo de imunizantes recebidos. Mediante a chegada de novas remessas, outros postos atenderão as demandas.

“Já autorizei a secretária Suellen Alliend a colocar tendas, climatizadores e cadeiras nas UPAs, Policlínicas e nas principais UBS, principalmente aquelas que estiverem vacinando, quero todas elas com tendas, cadeiras e climatizadores devido ao calor intenso da Capital. Neste período de muitas aglomerações queremos que as pessoas que esperam para serem atendidas possam aguardar a sua vez com dignidade. Vamos cuidar da saúde e da vida das pessoas até nesses mínimos detalhes, inclusive na hora da espera”, explicou.

Leia Também:  Várzea Grande MT comemorou aniversário neste domingo(15) com investimentos do Governo de MT da ordem de mais de R$ 1 bi de reais

Atualmente, Cuiabá conta com três Policlínicas nos bairros Coxipó, Pedra 90 e Planalto, além de três UPAs, sendo elas Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão.

“Em todas eu vou colocar ar condicionado na recepção também. A sala do médico merece, mas o trabalhador mais humildade, que é o nosso maior cliente, que paga nossos salários, merece ser recebido com respeito, dignidade, cadeiras, ar condicionado devido ao calor insuportável. Ar condicionado não é luxo, é necessidade, por isso eu lancei o Climatizar é Humanizar na saúde”, acrescentou o gestor.

No dia 10 deste mês, o prefeito editou o decreto nº 8.930/22 que determina o funcionamento ininterrupto das UBS das 07h às 17h, suspendendo o fechamento em horário de almoço para atendimento médico. A vacinação continua com o horário de intervalo das 11h às 13h, para que as equipes possam se revezar no almoço. Ao todo, 37 polos promovem aplicação das doses: UNIC Beira Rio, Drive Thru UFMT (polos centrais); Aguaçu, Rio dos Peixes, Nossa Senhora da Guia (zona rural); Três Barras, Novo Paraíso, Centro de Saúde Paiaguás, Centro de Saúde CPA III, Clínica da Família CPA I, UBS 1º de Março/ João Bosco Pinheiro, Jardim União. Jardim Florianópolis, Ilza Teresinha Picolli Pagot (região norte); UBS Parque Ohara, Pedra 90V, Pedra 90 I e II, Parque Atalaia I e II, Centro de Saúde do Tijucal, UBS Jardim Industriário I e II, Jockey Clube, Santa Terezinha I e II, São João Del Rei, Novo Milenium, Jardim Fortaleza/Santa Laura (região Sul); UBS Dr. Fábio, Pedregal, Terra Nova, Baú/Lixeira, Centro de Saúde Jardim Imperial I, Campo Velho, Dom Aquino (região leste); UBS Cidade Alta, Cidade Verde, Despraiado I e II, Novo Colorado, Novo Terceiro, Santa Amália, Centro de Saúde Quilombo e Jardim Independência (região oeste).

Leia Também:  Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso apresenta o Projeto Comunidade Inteligente à municipios da região leste de MT

O programa “Climatizar é Humanizar”, já contemplou 38 unidades básicas de saúde com reformas e instalação de ar-condicionados em todos os ambientes. A meta da Gestão Emanuel Pinheiro é atingir a marca de 100%. Dentre algumas delas que receberam os equipamentos estão: unidade do João Del Rey/Novo Milênio, Dom Aquino, Renascer, Jardim Fortaleza/Santa Laura, Jardim Vitória 1, Bela Vista/Carumbé, Pedra 90 – I e II, Jardim Florianópolis/Jardim União, Tijucal, Altos da Serra I e II, Despraiado I e II, Grande Terceiro, Novo Terceiro, Rio dos Peixes, CPA 3, Jardim Independência, Colorado I e II, Parque Atalaia I e II, Pedra 90 – IV e V, Primeiro de Março, Dr. Fábio I e II, Parque Cuiabá, Pedra 90 III.

Momento Cidades

Carnaval fora de época reúne mais de 10 mil pessoas em noite de folia na Praça da Mandioca

Publicados

em

O Festival de Cultura Popular que ocorreu no último sábado (14), foi um verdadeiro sucesso reunindo mais de 10 mil pessoas no entorno da Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá. O Carnaval cuiabano fora de época foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

“Foi um dia memorável da nossa cultura cuiabana, depois de dois anos de pandemia retomamos o Carnaval mesmo que seja fora de época. Os cuiabanos gostam de Carnaval e são um povo alegre, então essa festa da Cultura Popular é a nossa apoteose da alegria e da vitória contra uma pandemia que castigou muito a cidade. Então, precisávamos desses eventos que chamam a população para se divertir de uma forma ordeira e segura, e a Praça da Mandioca é um palco especial, tem história, tem memória e hoje está cheia com a grande festa da nossa folia cuiabana”, destaca o secretário Aluízio Leite.

Durante a festividade, 12 blocos e duas escolas de samba encantaram o público com os belíssimos desfiles e apresentações. Foram eles: Bloco Oh Povo Feio Raiz, Bloco Oh Povo Feio 10, Bloco Duque Folia, Unidos do Duque, Nação Rubro Negra, Explosão de Cuiabá, Unidos do Carumbé, Boca Suja, Império de Casa Nova, Tradição do Araés, Unidos Do Araés, Divas, Império de Angola e Paiaguás. A Banda Saca Rolha levou muita animação cantando as marchinhas de Carnaval.

Leia Também:  Serviço Social do Hospital Municipal de Cuiabá presta assistência humanizada aos pacientes e familiares

“Agradeço a Deus por nos dar saúde para estarmos aqui nesse momento. Foram momentos difíceis de pandemia, perdemos muitos amigos e parentes. Hoje é uma satisfação enorme para toda a comunidade do Cidade Alta, pois há tempos nós buscamos uma alternativa de vir para o desfile. Todos estão muito felizes de podermos apresentar o que fazemos, pessoas simples, humildes e trabalhadoras que gostam de Carnaval. Nesse momento, só temos a agradecer as portas que foram abertas pela Prefeitura e pelo povo cuiabano”, disse Paulo Cesar ‘Gatão’, do bloco Oh Povo Feio.

A segurança do local foi reforçada com a presença da Polícia Militar, equipe médica para casos de emergência. A Semob fez o controle do tráfego e as interdições necessárias próximas aos pontos de acesso da área do evento. A Secretaria de Ordem Pública também realizou fiscalizações no local.

No festival, os foliões puderam ainda apreciar comidas típicas, quitutes e bebidas vendidas por barracas e comerciantes locais. “Realmente a organização do evento ficou impecável, nota 10. Segurança, comércio, praça de alimentação, tudo muito bem organizado pela Secretaria de Cultura. Eu como idealizador do Carnaval da Praça Mandioca, realizado há 35 anos, estou muito orgulhoso de estarmos voltando e que ano que vem possamos voltar com força total”, pontuou Marcos Araújo, proprietário do Bar do Araújo.

Após dois anos da pandemia da Covid-19, o Marcos Freiras, finalmente pode levar a filha, a Maria Luísa de apenas três anos, ao primeiro Carnaval.  “É uma alegria muito grande podermos voltar a curtir depois da pandemia, foram dois anos sem o Carnaval e hoje estamos voltando com muita alegria. É o primeiro Carnaval da minha filha, que veio curtir e conhecer essa linda festa”, contou.

Leia Também:  Permissionários realizam vistoria na obra do Mercado do Porto e avaliam: "Temos uma estrutura maravilhosa"

O senhor Augusto Amaro, de 72 anos, folião de longa data, também comemorou o retorno do Carnaval na Praça da Mandioca. “Eu gosto de Carnaval em qualquer lugar, já fui mestre-sala e hoje vim curtir essa linda festa. A organização está muito boa e a Praça da Mandioca é um lugar da família cuiabana, é um prazer ter essa festa aqui”, festejou.

Além de tudo isso, o evento ainda contou com a participação especial da operadora de limpeza pública, Sibele Ferreira, que ficou conhecida como a ‘gari lambadeira’ e da mãe, Dinalva Souza. Sibele, que virou sensação após um vídeo em que aparece dançando durante o Festival Matula viralizar nas redes sociais, recebeu durante o Carnaval o título de ‘Miss Cultura Popular’ e desfilou ao som escola de samba, Império de Casa Nova.  

“Estamos muito felizes, depois desse dia maravilhoso com salão de beleza, unha, maquiagem, agora pudemos participar desse carnaval com muita alegria e samba no pé”, disse Sibele.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA