Momento Cidades

Prefeito recebe visita de novo reitor do IFMT e garante prefeitura de portas abertas para criação de projetos em benefício da população

Publicados

em

O prefeito de  Cuiabá, Emanuel Pinheiro, mais uma vez consolidou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).  Nesta segunda-feira (26), o chefe do executivo municipal recebeu no Palácio Alencastro o novo reitor da instituição, o professor Julio César dos Santos, para tratar de parcerias em projetos que beneficiarão a população. A reunião foi intermediada pelo deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto.

“Assumimos a gestão do IFMT há 90 dias e em Cuiabá, está situado o nosso campus mais antigo, o Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva,  unidade centenária e histórica na Capital, que fica no Centro. Viemos estreitar os laços com a Prefeitura para construir pautas positivas para a comunidade da nossa baixada Cuiabana. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Emanuel e pelo deputado federal Emanuel, que foi quem intermediou nossa reunião e diálogo. Vamos avançar na construção de projetos em conjunto e que sem dúvida  nenhuma vai trazer  benefícios para a população cuiabana”, disse o reitor.
O prefeito Emanuel desejou  uma boa administração ao novo reitor e garante a Prefeitura de portas abertas para a instituição. “Fico muito feliz que esta instituição de respeito e com bons profissionais esteja com a gestão para buscarmos melhorias para a população.  O IFMT sempre foi parceiro da nossa gestão, já tivemos cursos ministrados pela instituição com apoio da prefeitura e várias ações em conjunto no combate  ao vírus da Covid-19”, destacou o gestor da Capital.
Durante a reunião o reitor contou que pretende retomar em breve, a reforma do anfiteatro do Campus Cuiabá. “O impacto por estar parado é grande. Esse anfiteatro é fundamental para atender o público cuiabano. Ali é um local para os artistas cuiabanos se apresentarem e é um laboratório para todos os 5 mil alunos cuiabanos e também para os outros 28 mil alunos do estado”, concluiu.
Participaram da reunião o diretor geral campus Cuiabá, Alceu Aparecido Cardoso,  Secretário de Governo, Luiz Cláudio, adjunta de Direitos Humanos,Christiany Fonseca,   chefe de gabinete da reitoria geral, João Germano, diretor da escola de formação do IFMT –  Ivo da Silva.

 

Leia Também:  Movimento Pró-Logística de MT destaca benefícios à população e aos setores produtivos com a 1ª Ferrovia Estadual

SORRISO

Cemeis do Nova Aliança, em Sorriso será entregue à comunidade

Publicados

em

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fará a entrega oficial do novo Cemeis à comunidade do bairro Nova Aliança na quinta-feira (30), às 16 horas. A unidade iniciou os atendimentos do berçário no dia 13 de setembro.

Com investimento total de R$ 1.535.286,57, o Cemeis integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância, do Governo Federal. O prédio segue o Tipo 1 de edificação e atenderá até 400 crianças do berçário ao maternal II, que residem no Nova Aliança e bairros circunvizinhos.

No novo espaço, os pequenos serão atendidos em uma ampla estrutura: são 1.510,23m2, que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens. As salas são todas climatizadas.

A obra teve início em 2014 e sofreu atraso por várias situações, como o abandono da empresa inicialmente licitada para executar a obra, necessidade de nova licitação, bem como demora no envio de recursos pelo Governo Federal.

Leia Também:  Reforma eleitoral é aprovada no Senado sem as coligações em eleição proporcional; veja como ficou

Para garantir a continuidade da obra sem depender da vinda de recursos federais, a Prefeitura solicitou autorização ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concluir com recursos próprios, da mesma forma como ocorreu com o Cemeis Doce Infância – Professora Loide Rosa Soares, no bairro Rota do Sol, entregue à comunidade no mês de maio.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, a nova unidade irá atender às demandas daquela região. “Sabemos que este Cemeis será muito importante para aquela comunidade, que anseia um local seguro para deixar seus filhos. Estamos muito felizes em poder realizar esta entrega”, diz.

“Para nós é motivo de muita satisfação poder entregar este Cemeis, pois sabemos que lá as crianças estarão sendo bem atendidas, com educação de qualidade em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito, Ari Lafin.

Homenagem à Adélia Timóteo

A nomeação do novo Cemeis foi dada pela Lei Municipal nº 3.145, de 20 de agosto de 2021, que alterou o art. 1º da Lei nº 2.345/2014, denominando a unidade escolar como Cemeis Primeiros Passos – Adélia Timóteo.

Entre os anos 2009 e 2014, dona Adélia trabalhou como zeladora nas escolas municipais Ivete Arenhardt e Francisco Donizete de Lima. Moradora no bairro Nova Aliança, a homenageada tinha 62 anos. No dia seis de abril de 2014, ela e o filho, Fabio Higor Timóteo, estavam trafegando de moto quando foram atingidos por um veículo conduzido por um motorista embriagado. Os dois faleceram no local do acidente. Ela residia em Sorriso há 16 anos e era muito estimada por todos, alunos e professores dos colégios por onde passou.

Leia Também:  COMBATE CONTRA A COVID 19: Várzea Grande fecha o Ginásio do Fiotão por dois dias para dessanitização

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA