Momento Cidades

Prefeitura de Cuiabá promove homenagem aos profissionais da gastronomia

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Cerca de 60 profissionais do ramo da gastronomia foram homenageados pelos serviços prestados em Cuiabá na noite desta sexta-feira (11). A iniciativa do evento é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que pelo terceiro ano consecutivo promove a homenagem a classe trabalhadora, que inclui chefs de cozinha, cozinheiros, empresários e garçons.

Durante a cerimônia, a secretária de Cultura Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob, enfatizou a importância dos trabalhadores que atuam no ramo de alimentos e citou a busca do prefeito Emanuel Pinheiro em garantir a regulamentação dos profissionais chefs de cozinha.

“É uma atitude incrível promover esta homenagem. Nosso prefeito está hoje lutando pelo reconhecimento da categoria. Cuiabá deverá ser a primeira capital e a primeira cidade do Brasil a dar o reconhecimento profissional a uma categoria que tem formação por meio de uma faculdade, mas a profissão ainda não foi regulamentada”, pontuou.

Ainda segundo a secretária, o trâmite para aprovação do projeto já está na fase de sanção pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a efetivação já deve acontecer nos próximos dias.

Leia Também:  Mato Grosso registra 489.642 casos e 12.765 óbitos por Covid-19

O evento

A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e, além dos homenageados, estiveram presentes familiares e representantes do legislativo municipal e estadual.

O presidente da Associação do Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACC/MT), Fábio Cruz, disse que a luta pela regulamentação dos profissionais é antiga. “Esta é uma noite importante. Dia que celebramos o empenho de cada profissional de cozinha, em todas as esferas. No que depender de mim, vamos continuar lutando pela nossa categoria”, revelou.

Chef de cozinha há 12 anos, Ariete de Souza Pacheco, falou da alegria de ter o trabalho reconhecido. “Achei a homenagem justa. Muitas pessoas aqui passaram por dias difíceis com esta pandemia e tivemos que nos reinventar. Estar aqui me deixa lisonjeada”, argumentou.

Já o chef e professor de gastronomia, Marcus Alves, citou os desafios enfrentados pelos profissionais nos últimos dias. “Nosso setor foi o primeiro a fechar na pandemia e o último a abrir. Cada profissional aqui teve que se readaptar ao novo momento. Estou feliz em estar mais um ano nesta festa e saber que nossa profissão está mais perto de ser regulamentada”, enfatizou.

Leia Também:  Portaria institui Vigilância Epidemiológica Hospitalar

A regulamentação da categoria visa garantir os direitos trabalhistas, tais como, piso salarial e jornada de trabalho.

Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Primeira colheita de horta comunitária abre comemorações de aniversário do município de Lucas do Rio Verde

Publicados

em

Após dois meses de cuidados e preparo da terra, aconteceu neste domingo (01) a primeira colheita da horta comunitária do bairro Tessele Júnior. O evento abre as comemorações de aniversário do município.

A ação contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Márcio Pandolfi, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, secretário de Infraestrutura e Obras, Alexandre Orbolato, demais autoridades e representantes da comunidade.

O plantio de verduras como alfaces, couve e outras folhosas tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, permitindo o uso de um bem comum, mantendo o contato com a terra, além de ganhar conhecimentos sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

O projeto conta com ações coletivas. O Município disponibiliza a área, o adubo e as sementes. A comunidade do bairro é responsável pelo plantio das hortaliças, com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“O Poder Público cumpre com a sua obrigação de melhorar o espaço dando infraestrutura e apoio técnico para os moradores e eles fazem a sua parte, que é cuidar, mantendo o lugar fértil e próspero, beneficiando todas as famílias aqui da região”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Leia Também:  Mutirão da Conciliação Fiscal é prorrogada até 30 de setembro; contribuintes podem parcelar os débitos em até 48 vezes

Para ter acesso às verduras, as famílias precisam ser cadastradas através do representante da comunidade, onde a pessoa preenche uma ficha disponibilizando o nome completo, telefone e endereço para poder pegar a verdura na horta. O espaço contará com muro, que está em fase de construção, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

“Nesta primeira horta comunitária já temos 49 famílias cadastradas. Esse projeto já está em andamento nos bairros Jardim Primaveras, Veneza e Jaime Seiti Fujii e estamos estudando a expansão para outros bairros”, revela a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.

Antônio Reinaldo Dias Viana é o representante do bairro Tessele Júnior, responsável em organizar os trabalhos da horta e os cadastros para a distribuição, e se sente honrado com a oportunidade.

“Essa horta veio em bom tempo para nós. É uma terapia mexer na terra. O Município nos presenteou com esse cartão-postal, entrando com o suporte e nós, moradores, com a mão de obra” finaliza Antônio.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA