Momento Cidades

Prefeitura entrega sopa, cobertores e acolhe pessoas em situação de rua

Publicados

em


Nesses dias de baixa temperatura e clima atípico em Mato Grosso, a Prefeitura de Várzea Grande distribui às pessoas em situação de rua, refeições com sopas, chás, além de cobertores e a possibilidade de abrigamento temporário. Ações que levam solidariedade e calor humano a quem mais precisa.

A ação é executada no início da noite pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua de Várzea Grande, o Centro POP. O alimento é preparado na sede do projeto social Caderno 2.

“Este ano, tivemos vários episódios de frio intenso e infelizmente muitas pessoas dormem em locais improvisados e se alimentam com dificuldade. A sopa, o chá e os cobertores são muito importantes e, na maioria das vezes, as únicas fontes de calor. Em média, distribuímos de 100 a 130 marmitex e cobertores por noite. Vamos continuar trabalhando com muito carinho para aquecer o inverno de quem mais precisa”, o gerente do Centro POP de Várzea Grande, Fabio Reveles.

De acordo com o prefeito Kalil Baracat, a prefeitura não podia deixar de auxiliar essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, especialmente durante os dias mais frios. “Estamos nos esforçando ao máximo para ajudar a todos, temos casas de acolhimento, fizemos parcerias para ampliar ainda mais as vagas e não vai faltar lugar que possa acolher com dignidade”, comentou.

Leia Também:  Emanuel comemora boa condição financeira do Município: "situação privilegiada e resultado de uma ótima gestão fiscal"

A assistente social do Centro POP de Várzea Grande, Cassandra Marcos, e a coordenadora de proteção social especial de Várzea Grande, Katlin Oliveira Calmon, explicaram que o atendimento às pessoas em situação de rua é permanente, porém foi intensificado com a chegada do frio intenso.

“No dia a dia, nós já realizamos a distribuição de refeições, fazemos o abrigamento temporário em casa de amparo da prefeitura e com outros quatro parceiros sociais; realizamos a confecção de documento dessas pessoas, tratamentos de saúde, higiene pessoal, atendimento psicológico e inclusive, providenciamos a compra de passagens para retorno a suas casas, quando necessário”, enumerou Katlin Calmon. 

Cassandra Marcos pontuou ainda que em sua maioria, as pessoas em situação de rua em Várzea Grande estão todas cadastradas e recebem atendimentos diários. “Conhecemos cada uma dessas pessoas, seus problemas e angústias. Grande parte possui vícios com álcool e drogas então buscamos levar a eles solidariedade, humanidade e carinho, porém a situação se agrava no período de frio, quando buscamos deixar a noite dessas pessoas mais confortável”,  revelou a assistente social. No entanto, acrescenta ela, nestas abordagens, em caso de recusa quanto ao acolhimento em casas temporárias, a equipe entrega os cobertores e os alimentos.

Leia Também:  STF é acionado em relação à vacinação de adolescentes

Também participa da ação, a Guarda Municipal de Várzea Grande, oferecendo apoio às equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social. Para outras informações sobre o projeto ou informar sobre pessoas em situação de rua que precisam de amparo basta entrar em contato pelos telefones (65) 98472-2880, (65) 3685-3851 ou se dirigir a Casa de Acolhimento, localizada na Avenida principal do Bairro Ouro Verde, ao lado do Posto de Saúde 

Propaganda

Momento Cidades

12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil será realizado na próxima semana em Mato Grosso

Publicados

em

Fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos transferidos para os estados e municípios, são os principais objetivos do 12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil. O evento é uma realização do Ministério da Economia, que abrange os estados brasileiros, realizado por cada região brasileira. Em Mato Grosso, será promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio da Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM.

O evento está marcado para o próximo dia 29 de setembro, por meio de videoconferência, a partir das 9h, e será transmitido pelo canal do Governo de Mato Grosso no Youtube, contará com a participação de representantes dos governos federal, estadual, municípios, órgãos de controle, entidades privadas e outros segmentos da sociedade.

O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+Brasil, será uma oportunidade de estreitar laços com os órgãos do centro de governo e de controle com a finalidade de aprimorar os processos relativos às mais variadas temáticas, desde a captação de recursos e a elaboração de projetos até a prestação de contas e a efetivação das entregas ao cidadão.

Na programação estão previstas diversas palestras que serão ministradas ao longo do dia, e ao final das apresentações, será aberto para perguntas e respostas com a coordenação de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Leia Também:  Academy Brasil realiza curso sobre Gestão e Fiscalização de Contrato e Lei Geral de Proteção de Dados

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede+Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. Ela é composta por representantes dos estados, municípios, organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma.

Desde 2015, a rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes. A Plataforma é o único sistema estruturante do governo que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para estados e municípios. O recurso é destinado com um objetivo específico e tem total transparência em sua utilização. Além das diversas inovações em temas relacionadas às transferências, serão apresentadas as ferramentas disponíveis no âmbito da Plataforma +Brasil.

Leia Também:  Guarda Municipal e órgãos de segurança realizam Blitz educativa

Programação do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil:

Dia 29/09 – Ciclo estratégico de apresentações:

– Inovação nas transferências  da União: Plataforma + Brasil

– Contribuições do TCU para a gestão local eficiente

– Controle interno em transferências voluntárias – o caminho certo para o fortalecimento das relações federativas

– A importância da atuação do sistema de controle financeiro interno nas transferências federais

– Banco do Brasil – gestão ágil

– Caixa Econômica Federal – atuação enquanto mandatária da União.

(No período vespertino)

– Ciclo estratégico de apresentações:

– Gestão da Rede + Brasil

– Operacionalização das emendas

– Execução Financeira das transferências da União pelo governo de Mato Grosso.

– Modelo de excelência em gestão das transferências da União

– Momento interativo com perguntas e respostas na plataforma e Rede + Brasil.

As Inscrições podem ser feitas de forma antecipada por aqui: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-fortalecimento-da-rede-brasil—etapa-mato-grosso__1312450

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA