Momento Cidades

Primeiro dia de vacinação contra Covid-19 na Guia tem boa adesão e mais de 100 crianças são imunizadas

Publicados

em

 

Gustavo Duarte

 

Clique para ampliar

O temor da agulha, sensação muito comum entre as crianças quando são submetidas a alguns procedimentos médicos, dá sinais de que é coisa do passado. É o que demonstrou o primeiro dia de vacinação infantil, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, zona Rural de Cuiabá, que começou na quarta-feira (26). Na ocasião, 106 crianças receberam a primeira dose da vacina pediátrica da farmacêutica Pfizer, contra a Covid-19.

A imunização ocorre  no salão aos fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia, tendo em vista, que a região conta apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) direcionada ao atendimento dos adultos. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacinação infantil deve ocorrer de forma separada dos demais grupos. O polo atende inicialmente crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, que moram com pacientes imunossuprimidos, quilombolas e aquelas entre 8 e 11 anos completos, sem comorbidades.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a batalha contra o coronavírus não pode parar, sendo esta uma prioridade em sua gestão e afirmou estar aliviado com a inclusão dos pequenos no cronograma nacional.

Leia Também:  Carga de soja roubada na região de Campo Verde é recuperada pela Polícia Civil

“Como não podemos disponibilizar muitas UBS para a imunização das crianças, porque ainda estamos imunizando os adultos, além de atendermos vários pacientes com sintomas gripais, pedi que colocassem ao menos uma unidade em cada regional, para facilitar o acesso da população. Estamos fazendo a nossa parte, cuidando da nossa gente e acima de tudo zelando pela saúde e bem-estar dos cuiabanos. Vamos continuar avançando. Nossa meta é vacinar a todos, o vírus não é brincadeira”, reforçou.

Heloisa Lopes Martins, de apenas 8 anos, acompanhada por sua avó, Vanda Miranda, foi uma das primeiras crianças a serem imunizadas. Ela disse que estava ansiosa pela chegada do grande dia e garantiu que não sentiu medo da picadinha. “Estou feliz, tenho muito medo do vírus e quis tomar a vacina logo, agora estou mais tranquila”, disse a garota. Vanda não escondeu o entusiasmo em estar presente ao lado da neta neste momento tão importante, salientando que restava apenas ela na família que ainda não havia se protegido do vírus.

Leia Também:  Bandidos tentam invadir agência bancária em Lucas do Rio Verde MT na madrugada deste sábado mas fogem antes da chegada da Polícia

Uma recepção para lá de divertida foi preparada com todo amor e carinho pela equipe de saúde com painel decorativo, máscaras de personagens infantis, balões e até a entrega simbólica de certificado aos mini corajosos que compareceram ao local.

Na próxima semana, o cronograma disponibilizará a aplicação da Coronavac para faixa etária de 8,9,10 e 11 anos sem comorbidades no Distrito.

Momento Cidades

Secretaria de Meio Ambiente efetiva o plantio de 50 mudas de árvores no bairro Ribeirão da Ponte

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), efetivou, no último final de semana, o plantio de 50 mudas de árvores das espécies do cerrado, no bairro Ribeirão da Ponte, situado na Região Oeste da capital. 

O mutirão contou com a participação direta da comunidade local,  e os moradores tiveram a oportunidade de adotar uma delas na porta de suas residências, colaborando de forma significativa em benefícios voltados à sustentabilidade e conforto térmico da cidade. As ações, serão ampliadas por toda a cidade, segundo a Pasta. 

“Iniciamos mais uma ação de replantio de mudas nos bairros de Cuiabá, desta vez no Ribeirão da Ponte, um pedido da líder comunitária Geisi que fez essa solicitação. A Diretoria de Gestão Ambiental fez o projeto e colocamos os trabalhos em prática, onde muitos outros terão essa oportunidade, na busca por uma cidade mais verde, sustentável e muito melhor para se viver”, declarou o titular, Renivaldo Nascimento. 

Dentre as espécies que foram plantadas estão: Ipezinho Amarelo e Branco, Resedá e Flamboyant-mirim, entre outras. Recentemente, os canteiros centrais da Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do bairro Santa Rosa,  foi contemplado com os serviços de revitalização. 

Leia Também:  Primeiro Workshop marca celebração de um ano do programa inédito Incluiabá

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA