Momento Cidades

Projeto executado com auxílio de edital municipal de Cuiabá é destaque em plataforma nacional de fomento artístico-intelectual

Publicados

em

O espetáculo Despeça-te, executado pelo grupo in-Próprio Coletivo é destaque nacional em uma das maiores plataformas de fomento a arte e cultura no país, o Itaú Cultural. A (des)montagem da peça foi financiada via edital de Fomento, da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Despeça-te está em cartaz online pelo Palco Virtual no youtube, com reprodução gratuita e com acessibilidade até dia 03 de outubro.

“Nós da gestão Emanuel Pinheiro ficamos muito felizes quando nossos artistas são reconhecidos pelo talento enorme que tem. É para isso que trabalhamos diariamente na construção de políticas públicas para a cultura em Cuiabá. Vida longa aos nosso artistas e que ganhem não só o Brasil, mas o mundo”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

Nas palavras do grupo, a produção Despeça-te, uma desmontagem de OraMortem – outro espetáculo de criação do in-Próprio Coletivo – é uma visita aos arquivos. Revirando baús, o grupo questiona: que textos existem nas imagens de OraMortem? Ao voltar para o processo de criação, registros acumulados e escondidos podem dizer muito. O processo de desmontagem de espetáculo é justamente a proposta de olhar as engrenagens da peça e propor um olhar mais minucioso de todo o processo, da construção e desconstrução, do coletivo e de cada parte individual, de dentro e de fora de cena.

“Esse projeto é fruto de uma seção super importante dos editais, que se propõe especificamente a manter grupos de arte. Nesse recorte, pudemos trabalhar por alguns meses pesquisando, investigando e levantando materiais de arquivo e referência para que fosse possível dar continuidade ao nosso trabalho enquanto coletivo, de maneira remunerada. É essencial que haja esse tipo de fomento e, em nosso caso (assim como muitos outros), foi o que impulsionou as criações em plena pandemia”, disse Alexandre Cervi, integrante do in-Próprio Coletivo.

Leia Também:  Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

“Onde está a ausência que você carrega?” Uma construção gramatical simples, mas de um significado tão complexo quanto o sentimento contraditório de um vazio que ocupa espaço que a frase provoca. De falta. Essa ausência, ela é física ou abstrata? Deixou memórias? Houve despedida?

A frase em aspas do parágrafo anterior é um trecho capturado da narrativa caçadora que tem o espetáculo, que laça o espectador pela sagacidade reflexiva. Dramaturgia pensada para os sentidos. Fotografia que fala, texto mudo, texto em luto, é no escuro do cenário que as palavras emolduram as cenas já vividas, vídeos dos ensaios de OraMortem. É uma despedida para quem acompanhou o percurso da peça origem e de alguma forma viveu ou ainda vive o luto da perda de Felipe Vicentim, ator que interpretava o Menino na primeira temporada de apresentações e o luto por dona Lourdes, avó de uma das integrantes do grupo, que inspirou a Velha; é uma despedida dos dogmas sociais que julgam a sensualidade na velhice. Despeça-te é o que você permitir que seja. É a sua despedida.

“Agora, com o trabalho concluído e estreado, o projeto consequente do edital municipal ganha outro sentido como prova da importância desse investimento e, assim, já estamos colhendo frutos do resultado a partir dessa ponte criada com o Itaú Cultural, uma vez que tenhamos sido escolhidos a dedo para compor com uma programação nacional de altíssima relevância e, assim, alcançar outros eixos para expressar nosso trabalho e próximas criações”, completa Cervi.

Leia Também:  Oficinas culturais ofertadas pela Prefeitura de Sorriso encerram atividades de 2021

Despedida tem tempo? Ainda dá tempo de despedir? Até dia 03 outubro ainda dá, basta acessar o espetáculo pelo youtube AQUI. Então, Despeça-te!

FICHA TÉCNICA
Direção: Dani Leite

Assistência de direção: Alexandre Cervi
Produção e Texto: Alexandre Cervi, Dani Leite, Gus Lima e Karina Figueredo
Roteiro: Alexandre Cervi e Gus Lima
Cenário e iluminação: Karina Figueredo
Pesquisa de arquivo: Dani Leite e Karina Figueredo
Fotografia e montagem: Maiqui Suelter Cordeiro
Acervo: in-Próprio Coletivo
Trilha Sonora: Estela Ceregatti, Gus Lima e Jhon Stuart
Vozes: Alexandre Cervi, Dani Leite, Gus Lima, Karina Figueredo e Maurília Valderez
Fotos e vídeos: Cristiano Costa, Juliana Segóvia, Latitude Filmes e Pollyana Sousa
Poemas: “A serenata” de Adélia Prado; “Poesia XXII” de Hilda Hilst; “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra” de Mia Couto; “Cíclades”, “Em nome da tua ausência” e “Para atravessar contigo o deserto do mundo” de Sophia de Mello Breyner Andresen
Feedbacks do espetáculo: Edson Granja, Frank Kitzinger, Maria Luiza Scheren e Odilon Esteves
Conteúdo para mídias digitais: Alexandre Cervi e Estúdio Borogodó
Agradecimentos: Estela Ceregatti, Einstein Halking, Jan Moura, Jhon Stuart, Karola Nunes, Mariana Pimentel, Marina Maria, Marithê Azevedo, Maurília Valderez, Pedro Vicente, Raphael Vianna, Thaís Magalhães, Thayana Bruno e Vicente Pereira Jr.
in Memoriam: Dona Lourdes e Felipe Vicentim

SERVIÇO

O que: espetáculo Despeça-te

Quando: Disponível do dia 13 de setembro de 2021, às 9h, até domingo 3 de outubro de 2021, com interpretação em Libras
Onde: Online – no YouTube e no site do IC
Classificação indicativa: 12 anos
Atividade gratuita

 

Momento Cidades

Pinheiro destaca compromisso com obras de qualidade ao entregar 7 km de pavimentação

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

“Essa entrega aqui hoje é a marca do modelo da nossa gestão. Marca de uma gestão popular, democrática, humanizada. Que chega para dar oportunidade aos mais esquecidos Que se lembra de quem não é lembrado. Daqueles moradores e moradoras que estão mais distantes do centro de Cuiabá”. A afirmação foi feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante entrega na noite desta terça-feira (30),  de 7 km de asfalto aos moradores do bairro São João Del Rey.  

Ele destacou que após um ano de trabalho, a Prefeitura de Cuiabá atendeu ao bairro com louvor. Hoje, o São João Del Rey está 100% asfaltado. “Podemos até demorar um pouco para entregar, mas é asfalto modelo padrão da gestão Emanuel Pinheiro. Asfalto de qualidade, com drenagem, meio fio e calçada. Estar ao lado do povo, no meio do povo. Entregando cada vez mais obras de melhoria para nossa população. Trabalho, trabalho e mais trabalho para beneficiar a vida das pessoas. Se é bom pra Cuiabá é bom para Emanuel Pinheiro”, destacou o chefe do Executivo Municipal.  

“A nossa gestão se mistura com vocês, gosta de vocês. Vamos continuar trabalhando para continuar mudando a cara da nossa cidade”, acrescentou o gestor.

Leia Também:  Com apoio da Prefeitura de Sorriso, bairro Santa Clara fará mobilização para falar de dengue

A gestão Emanuel Pinheiro é Cuiabá. Uma Cuiabá cada vez melhor, cada vez mais respeitando o povo da nossa cidade. Vamos continuar entregando obras que beneficiem diretamente à população. Essa energia que vem da alegria estampada no rosto de cada cidadão, que nos revigora e nos fortalece a continuar trabalhando. Tenho orgulho em fazer parte de uma gestão que vai ficar marcada na história da capital”, destacou o vice-prefeito, José Roberto Stopa.

“Hoje é um dia muito feliz. Os moradores daqui aprovam a nossa gestão por todo trabalho que vem sendo feito em toda Cuiabá. Nós já ganhamos o Natal e o Ano Novo. Cabe agora o nosso cuidado para preservar o bem público. Agora temos uma praça e asfalto na porta de casa. Hoje temos iluminação pública, sinalização, calçamento, dentre outras obras prometidas e cumpridas por essa gestão. O nosso muito obrigado prefeito Emanuel Pinheiro, Stopa e Vanderlúcio”, agradeceu o presidente da Associação de Moradores, Silvano Cruz.

O diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos- Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues elencou todo trabalhado dispensado para atender mais um anseio da nossa população. “Andamos rua por rua, para conhecer as necessidades para que fosse entregue um trabalho de qualidade, asfalto de qualidade, conforme estabelecido por nosso prefeito. É a sensação de dever cumprido, trazendo mais de 6 km que é justo para esse povo trabalhador”, reforçou Vanderlúcio.

Leia Também:  Autor de roubo à residência tem prisão cumprida pela Polícia Civil

“Talvez seja essa a obra mais esperada de uma população humilde que mora mais distante do centro. Fica mais ou menos a 20 km do Palácio Alencastro. É o fim da poeira, da lama. Eu vivi numa rua sem asfalto lá no Baú. Asfalto é conforto, qualidade de vida, e o senhor tem feito um dos maiores programas de asfalto em Cuiabá”, elogiou a gestão Emanuel Pinheiro durante o ato de entrega, o deputado estadual, Wilson Santos.

“Se o Governo quiser fazer parceria, estamos dispostos. Quero criar uma ponte entre o Alencastro e o Paiaguás. A minha gestão trabalha para melhorar Cuiabá. A cidade vive dos que vivem nela. “Como fui eleito pelo povo, tenho que trabalhar pelo povo e para o povo”, finalizou o prefeito.

Participaram da solenidade, os vereadores Cezinha Nascimento, Drº Luiz Fernando, secretários municiáis e lideranças comunitárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA