Momento Cidades

Projetos de escolas da rede municipal valorizam aspectos culturais de Várzea Grande

Publicados

em


Durante todo o mês de maio, quando se comemorou o aniversário de Várzea Grande, as escolas da rede municipal de ensino realizaram várias atividades com os alunos sobre o tema, valorizando a história e cultura várzea-grandense. Uma dessas escolas é a Júlio Corrêa, localizada no bairro São Mateus, que realizou nesta sexta-feira (11.06) a culminância dos trabalhos do projeto Várzea Grande “Meu Bem Querer, Terra de Todos os Povos”.

O evento contou com a presença da primeira-dama do município, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, do vereador Enfermeiro Emerson, da superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, e de técnicos da Secretaria.  

Conforme explicou o secretário Silvio Fidelis, durante o mês de maio as unidades de ensino da rede municipal trabalharam o tema sobre o aniversário de Várzea Grande, fazendo um resgate da história, da cultura, da gastronomia e de tudo que diz respeito à cidade. “Os professores foram orientados pela direção e coordenação pedagógica a incentivar a leitura e buscar materiais que mostrassem a história do município, evidenciando a importância da música, da dança, da gastronomia, e o resultado final desses trabalhos e de todo esse envolvimento puderam ser mostrados nas culminâncias, como está ocorrendo aqui hoje”.

Leia Também:  CMN eleva limites de classificação de produtores rurais

A diretora da escola, Daluza Benedita de Arruda, explica que o tema foi trabalhado com os alunos em produções de textos, poesias, acrósticos e desenhos.  “O objetivo do projeto é resgatar a identidade de Várzea Grande, valorizando a nossa cultura, a nossa culinária, ou seja, as coisas tradicionais do município”.

A diretora lembrou que a escola Júlio Corrêa foi inaugurada há 23 anos, no mesmo dia do aniversário de Várzea Grande, e nada poderia ser mais especial do que fazer uma homenagem à cidade. “É muito gratificante ter a presença da primeira-dama aqui na nossa escola nesse dia. Ela veio engrandecer ainda mais o que o nosso prefeito está fazendo pela nossa cidade, que é valorizar a nossa educação, nossa cultura, esporte e lazer”.

A primeira-dama elogiou o trabalho da escola e destacou a importância de trabalhar o tema com os alunos desde cedo para que conheçam a cultura local e ela nunca seja apagada. “Parabenizo o secretário Silvio Fidelis por ter esse olhar para a cultura do município. É muito importante que as crianças e os adolescentes cresçam conhecendo e valorizando o nosso artesanato, a nossa comida, as nossas festas tradicionais, porque um povo sem cultura é um povo sem história. Fico muito feliz em perceber que desde cedo a educação municipal está valorizando todos os aspectos da cultura várzea-grandense”.

Leia Também:  Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar pode ser utilizado por gestores educacionais de todo o país

Kika Dorilêo destacou ainda que se sente feliz em ver que, mesmo nesse período de pandemia, a escola não parou e que os professores e o município se fizeram presentes na vida dos alunos. “Todos esses trabalhos demonstram que vocês foram vitoriosos e conseguiram, mesmo nesse período difícil, continuar exercendo a função de vocês que é a de educar”, ressaltou.

“Hoje, vejo aqui nessa escola, em cada detalhe e em cada trabalho aqui exposto e apresentado, que vocês fizeram isso com muito esmero e conseguiram fazer, efetivamente, com que a educação municipal não parasse e que os alunos do município continuassem sendo atendidos”, destacou a primeira-dama. 

Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno

Publicados

em


“Agosto Dourado” é simbolicamente conhecido como o mês que faz alusão à importância do aleitamento materno. No Brasil e no mundo, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é sobre a amamentação exclusiva, para que o leite materno seja o único alimento do bebê com até seis meses de idade, mesmo em regiões muito quentes.

O nome foi escolhido porque a OMS considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês, já que nenhuma fórmula ou outro alimento consegue substituir as propriedades nutricionais e imunológicas do alimento.

O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, não havendo necessidade de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, pode ser iniciada a alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Ainda no contexto da OMS, visando o reforço da importância do aleitamento materno, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) promove então, dentro do “Agosto Dourado”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que faz parte de ações mundiais de conscientização sobre o tema.

Em Lucas do Rio Verde, durante o mês de agosto, as unidades básicas de saúde realizarão ações específicas para gestantes e lactantes com intuito de celebrar e conscientizar sobre a importância da amamentação e do leite materno para a criança. Serão salas de esperas, grupos para troca de experiências, palestras com psicólogo, nutricionista, pediatra, profissionais de enfermagem, entre outros.

Leia Também:  Secretaria de Relações Comunitárias integra força-tarefa da Prefeitura de Cuiabá; 54  bairros serão atendidos com entregas de cestas básicas, cobertores e sopão

Se você possui dúvidas e busca ajuda profissional para dar sequência na amamentação, procure o PSF do seu bairro e informe-se sobre a programação local mais próxima da sua residência.

Agosto Dourado: Todos juntos pela primeira infância.
Amamentação. Para você, é leite. Para o seu bebê, é vida.

SEMANA DO BEBÊ
Outro destaque também na primeira semana de agosto é a Semana do Bebê. Esta semana é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dedicada a promover os cuidados e garantir o desenvolvimento integral e saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Em 2021, com o tema “Por um olhar para a inclusão de crianças: garantindo os direitos das crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras”, algumas secretarias municipais realizarão atividades relacionadas aos cuidados e bem-estar social na primeira infância.

Saiba mais sobre a iniciativa em https://www.unicef.org/brazil/semana-do-bebe

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA