Momento Cidades

Quase 70% das pessoas agendadas não compareceram nos polos de vacinação na quarta-feira (16)

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quase 70% das pessoas agendadas para vacinar contra a Covid-19, na quarta-feira (16), em um dos seis polos de Cuiabá, não compareceram. Os dados são das equipes que coordenam a vacinação na capital de Mato Grosso. Do total de 4.934 pessoas dos grupos prioritários agendados, somente 1.492 estiveram nos locais, totalizando 3.442 faltosos.

Em Cuiabá, até o momento, já foram aplicadas 248.791 doses, sendo 185.471 mil de primeira dose e 63.320 mil de segunda dose. Os dados são do Localiza Sus, sistema do Governo Federal que contabiliza as imunizações realizada em todo o país.

 O coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, elencou as possíveis causas do não comparecimento das pessoas no dia da vacinação.

“Acredito que são vários fatores para esta evasão, dentre elas, não estar com a documentação necessária, escolher vacina e priorizar outra atividade ao invés da imunização”, relatou.

Para Wellington, estas atitudes só trazem prejuízo a todo o sistema de saúde e atrasa, ainda mais, a imunização. “Infelizmente está faltando conscientização da população. Enquanto não há o comparecimento da pessoa agendada, muitos desejam ser imunizados. Então, essa evasão é muito prejudicial para todos”, alertou.

No maior polo de vacinação de Cuiabá, o Centro de Eventos do Pantanal, tinha agendado para esta quarta-feira, cerca de mil atendimentos, contudo, compareceram pouco mais de 490 pessoas.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Estão sendo vacinados atualmente pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com e sem comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da Educação, trabalhadores de Saúde, pessoas a partir de 53 anos.

Em Cuiabá, há seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Leia Também:  HMC realiza mutirão de cirurgias ortopédicas ao longo dos próximos três finais de semana
Propaganda

Momento Cidades

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Cuiabá informa que Polo de vacinação do SESI Papa atende somente pessoas a bordo de veículos

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

– Nesta segunda-feira (2), 836 pessoas estão agendadas para serem vacinadas contra a covid-19 no polo SESI Papa, que funciona no modelo drive-thru.

– No entanto, até por volta das 15h30, já foram aplicadas mais de 1.200 doses de vacina.

– Isso porque o polo também vinha vacinando pessoas que faltaram nas últimas 48 horas, além de pessoas agendadas para outros polos que, porventura, consideraram este o polo mais próximo do que o que foi agendado.

– Tal situação acarretou em uma grande fila de carros, maior do que o habitual.

– Diante disso, muitas pessoas passaram a deixar seus carros estacionados do lado de fora do SESI Papa e entraram a pé para serem vacinadas na mesa de vacinação destinada às pessoas que não possuem carro e nem condições financeiras de se locomoverem até outro polo, ou seja, em casos específicos.

– Essa atitude causou transtornos ao trabalho da equipe de vacinação de polo, que decidiu suspender a vacinação de pessoas sem veículo, já que o polo funciona na modalidade drive-thru.

Leia Também:  Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios parabeniza os prefeitos eleitos neste domingo

– A SMS conta com a compreensão dos usuários e reforça a necessidade de as pessoas comparecerem no dia e horário e no polo para o qual foram agendadas para manter a organização da campanha de vacinação.

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA