Momento Cidades

Representando Emanuel Pinheiro, secretários participam de ato que marca retomada de obra do anfiteatro do IFMT- Campus Cuiabá Coronel Octayde Jorge da Silva

Publicados

em

Os secretários de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento e de Governo, Luiz Cláudio, representaram o prefeito Emanuel Pinheiro, no ato realizado nesta segunda- feira (2), que marca o retorno da obra do anfiteatro Hélio de Souza Vieira, anexo ao  Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá Coronel Octayde Jorge da Silva.

Para o secretário de Governo, Luiz Cláudio, a obra que está paralisada há mais de 10 anos, irá fortalecer a cultura cuiabana e reforçar a parceria do IFMT com a Prefeitura de Cuiabá.  “A Prefeitura não pode ser uma instituição atrapalhadora, mas sim incentivadora. Hoje, a Secretaria  de Meio Ambiente entrega certidão que autoriza obra do anfiteatro que valoriza a cultura. como valorizar o passado? Valorizando a cultura e a gestão Emanuel  é isso, valoriza  a cultura e as instituições de ensino”, comentou.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo,  avalia que  o anfiteatro  é muito importante porque está  encravado no centro da Capital e faz parte da cuiabania. “Estamos aí, há mais de 10 anos nessa reforma emperrada e a cultura  matogrossense está perdendo com essa inoperância e a Prefeitura, juntamente com a nova gestão da instituição de ensino não podem ficar alheia a esta situação. A Prefeitura através da Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano tem que estar pronta e junta com a  instituição. Isso é basilar na vida de muitos engenheiros e arquitetos de todo país. Queremos que essa reforma fique pronta o  mais rápido possível”, disse
 O diretor-geral do campus Cuiabá, Alceu Aparecido Cardoso, agradeceu a bancada federal, em especial, o deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto. “O tempo que se aguarda por essa obra, a classe artística reivindica muito esse espaço.  Essa obra é  um sonho de todos da IFMT e de toda a população cuiabana. É um espaço de cultura, de discussões políticas de ensino. A realização desta obra teve participação do deputado Emanuel Pinheiro Neto  e dos  demais da bancada federal”, disse Alceu.
O reitor da instituição, o professor Julio César dos Santos destaca que o momento  é  significativo para nossos estudantes e servidores. ” É mais importante para a sociedade cuiabana. É um espaço do que é produzido aqui na instituição, pelas artísticas locais. Houve um esforço da economia da boa gestão para que pudéssemos concluir essa obra”, disse o reitor geral.
Representando o deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, a adjunta de Direitos Humanos e professora do IFMT – campus Coronel Octayde Jorge da Silva, Christiany Fonseca, lembra que,somente em emenda parlamentar foi destinado R$ 2.2 milhões para a instituição. “O parlamentar  coloca o gabinete do deputado à disposição do IFMT. Ele [Emanuel]  já destinou R$2.2 milhões para a instituição investir na reestruturação. E esse diálogo com os parlamentares é fundamental para avançarmos dentro da nossa instituição e é fundamental para que recursos venham para nossa instituição e melhorar  e levar educação  pública e de qualidade  a todos”, concluiu.

Leia Também:  Batalha da Alencastro retoma apresentações na próxima quinta-feira (30) no Beco do Candeeiro

LUCAS DO RIO VERDE

Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses

Publicados

em


A segunda etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, das quatro previstas, foi realizada neste domingo (26) pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Além dos atletas, o evento esportivo foi acompanhado por autoridades e familiares dos atletas, que estiveram à beira do circuito torcendo pelos competidores.

O evento foi organizado pela  Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio das secretarias de  Saúde, de Infraestrutura e Obras e de Segurança e Trânsito, além da parceria com o Corpo de Bombeiros e empresas privadas.

Para essa segunda etapa, a Corrida Setembro Amarelo, teve 200 inscrições efetivadas. Dessas, cerca de 100 atletas já haviam participado da primeira edição, em agosto deste ano.

Para dar a largada, às 7h, o prefeito Miguel Vaz, acompanhado da primeira-dama Janice Ribeiro, destacou a retomada do esporte. “Avançamos na vacinação e os nossos dados mostram isso. Então a gente começa a superar essa pandemia e retomar, mesmo que de maneira gradativa, essas atividades que movimentam a cidade”.

O evento esportivo teve largada na rotatória da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e reuniu pessoas das mais diversas faixas etárias. 

David Ivo tem 63 anos e usou da sua experiência para chegar à frente dos demais na categoria, conquistando assim a primeira colocação. “Graças a Deus eu consegui terminar a prova, tranquilo, não forcei, correndo no meu limite. O esporte pra mim representa saúde”.

Na categoria 16 a 29 anos, o jovem Elizeu Santos, de 22 anos, foi quem cruzou a linha de chegada primeiro. “Esse é um evento muito bem organizado. A Secretaria sempre abre as portas para os jovens atletas e isso é muito bom. Eu já corro há quatro anos e estou me preparando agora para o estadual em Cuiabá, no mês de outubro, então só tenho a agradecer esse incentivo da secretaria.” 

No Geral Feminino, Antônia de Willian Carvalho foi quem conquistou a primeira colocação. “Essa corrida é muito importante para nós que estamos voltando agora, depois dessa pandemia. Hoje, apesar de estar lesionada, meu desempenho foi bem melhor do que na primeira edição”.

Dentre as tantas associações presentes, estava a ACCOR – Associação dos Corredores de Rua de Lucas do Rio. Na linha de chegada, a presidente do grupo, Cristiane Tanaka, gritava palavras de otimismo e força, em apoio aos competidores. “Faz parte do esporte a gente incentivar. Eu sempre falo para esses atletas que a chegada é um símbolo de superação. Muitos aqui começaram a correr agora, outros já estão aí há muitos anos. Então é muito importante completar o percurso e o resultado é consequência”.   

“Nós da secretaria ficamos muito felizes em ver essa participação da população. Estamos com outros eventos acontecendo na cidade, devemos iniciar mais alguns em breve e a gente espera retomar, mesmo que aos poucos, a prática esportiva em Lucas do Rio Verde”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.
 
Ainda este ano, outras duas edições do esporte devem ocorrer, concluindo assim todas as etapas da Corrida Quatro Estações. 

Abaixo você pode conferir todos os resultados.

Leia Também:  Gestores municipais podem acessar nova pauta de distribuição de vacinação contra Covid-19
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA