Momento Cidades

Roda de Conhecimento traz passo a passo para apresentação do relatório de gestão final da Lei Aldir Blanc

Publicados

em


A dúvida de muitos gestores municipais de Cultura diz respeito à apresentação do relatório de gestão final à União, no que se refere aos recursos da a Lei 14.017/2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. As informações devem ser inseridas na Plataforma +Brasil até 31 de março de 2022.

Com o objetivo de orientar os gestores sobre a temática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu, nesta quinta-feira, 6 de maio, a transmissão da Roda de Conhecimento. Entre os convidados estavam a analista técnica de Cultura da CNM, Ana Clarissa Fernandes, os consultores Jurídico da CNM, Ricardo Hermany, e de Transferências Voluntárias e Captação de Recursos da CNM, Marli Burato. Participaram também da transmissão, o coordenador-geral de Capacitação do Ministério da Economia, Hugo Carvalho Marques e o coordenador-geral de Monitoramento do Ministério do Turismo, Marco Borges.

Ao iniciar a live, a analista técnica de Cultura da entidade, reforçou que os gestores têm até o dia 31 de março para apresentar o relatório de gestão final na Plataforma +Brasil, além de realizar, anteriormente, a classificação e a identificação das transferências no BB Gestão Ágil. “Façam de maneiro qualificada, com o tempo necessário para organizarem uma prestação de contas completa, a fim de que não resulte problemas aos gestores”, disse.

Acesso a Plataforma +Brasil
Em seguida, a consultora da CNM Marli Burato iniciou a fala reforçando o que os gestores municipais, que muitas vezes são novos nos cargos, devem fazer para ter acesso à plataforma. “O primeiro passo é verificar, através do acesso livre – podendo ser acessado por qualquer pessoa – quem está cadastrado na Plataforma +Brasil”, lembra.

Para iniciar o cadastro e fazer as ações sobre o uso dos recursos da Lei Aldir Blanc, o usuário precisa ter o perfil de gestor recebedor e estar logado na plataforma, com acesso no gov.br. Só assim, será possível que os gestores façam os registros necessários para cumprir as obrigações.

Complementando as informações, o coordenador-geral de Capacitação do Ministério da Economia, Hugo Carvalho Marques, e o coordenador-geral de Monitoramento do Ministério do Turismo, Marco Borges, explicaram detalhadamente como proceder em relação ao preenchimento do relatório de gestão final em cada um dos seus campos.

Prestação de Contas
Para finalizar a transmissão, o consultor jurídico da CNM, Ricardo Hermany, reforçou que a obrigação da prestação de contas é do Município, mesmo que a situação tenha começado na gestão anterior. “O Tribunal de Contas da União editou a súmula 230. Se o processo de prestação de contas está aberto, como é o caso, compete ao gestor atual a responsabilidade da prestação de contas”, disse.

Fonte: AMM

Leia Também:  Cuiabá registra 301 casos de dengue no período de janeiro a 5 de junho; redução é de 32%
Propaganda

Momento Cidades

Nota Oficial sobre o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra – “Dutrinha”

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informa que:

– O Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra foi aprovado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para realização dos jogos treinos da Copa América e está sob sua responsabilidade até o dia 27 de junho.

– Com a boa avaliação da instituição internacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou que alguns jogos do Campeonato Brasileiro, série A fossem também realizados no Estádio, já que a Arena Pantanal estaria ocupada com a Copa América.

– A Prefeitura ressalta que desde o início informou que o Dutrinha estava em reforma. Os técnicos de ambas as instituições avaliaram a estrutura e gramado e emitiram inclusive, declarações de elogios ao padrão apresentado do gramado.

– Entretanto, devido ao uso diário para treinos da Copa América, o gramado não estará dentro dos padrões para jogos do campeonato nacional no domingo (20), motivo pelo qual o jogo no Estádio foi adiado.

Leia Também:  FNDE destinará R$ 13 milhões aos municípios brasileiros
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA