Pela primeira vez, Rondonópolis está promovendo a limpeza profunda das galerias pluviais com modernos caminhões Vac-All. A Prefeitura de Rondonópolis contratou o serviço por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) e o prefeito Cláudio Ferreira esteve verificando nesta quinta-feira (9/10) como funciona a novidade, em um trabalho de limpeza em um ponto da Rua Fernando Correia.
O prefeito observa que as galerias de águas pluviais e bocas de lobos da cidade estavam, em sua maioria, totalmente entupidas de terra e sedimentos. Conforme ele, a cidade estava desfuncional, com uma infraestrutura construída há muitos anos, mas que estava abandonada, gerando alagamentos em diversas regiões. “Foi assim que encontramos a cidade, mas nós vamos resolver o problema, com tecnologia e eficiência no uso do dinheiro público”, garantiu o gestor.
Para quem não sabe, a tecnologia Vac-All combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas. O prefeito explica que é como se fosse um grande aspirador de pó, que aspira todo o resíduo para o descarte adequado, conseguindo limpar profundamente o duto das galerias.
Além da limpeza, a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) vai reconstruir as tampas quebradas, fazer o acabamento ou, se for o caso, reconstruir os bueiros danificados. “Essa é uma ação clara do cuidado com a nossa cidade. Não adianta só fazer, mas tem que zelar, cuidar… E o prefeito Cláudio Ferreira tem mostrado isso em toda a cidade”, avaliou o diretor-geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Victor Vitorino.
Nessa primeira etapa, os caminhões contratados vão atuar nas partes mais críticas da cidade, para evitar alagamentos. A intenção é que o serviço siga em operação enquanto tiver demanda nos próximos meses. “Com o coração cheio de alegria e esperança, vamos deixar nossa cidade limpinha, uma cidade de gente feliz. É a tecnologia a serviço do cuidado com Rondonópolis”, finalizou Cláudio Ferreira.
