Rondonópolis

Rondonópolis em MT reativa Hospital em virtude do forte crescimento do número de pessoas com Covid

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, no Mato Grosso, reativou no início da tarde desta segunda-feira (27) o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz devido à alta demanda de pessoas com sintomas gripais e da covid-19.

Os postos de saúde também manterão o atendimento para esse público com realização de testes para covid-19 e com horário diferenciado. No período da manhã das 9h às 11h e no período da tarde, das 15h às 17h.

A Secretaria de Saúde ressaltou, contudo, que 7 unidades básicas estão temporariamente sem realizar testes de covid-19, sendo: Vila Rica, Pedra 90, Dom Osório e Marechal Rondon.

O posto de saúde Cohab está realizando teste de covid-19 somente no período da manhã.

Além disso, na rede SUS, conforme determinação do Ministério da Saúde, somente são realizados teste para a covid-19 em pacientes com sintomas da doença há, pelo menos, três dias.

A orientação para os usuários, enquanto aguarda os três dias para realizar o teste, é de manter a hidratação, alimentação e repouso. Em caso de piora nos sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada.

Leia Também:  Emei Elaine no Jardim Tropical conta com estrutura revitalizada

 

Otavio Ventureli(da redação com assessoria e GD)

Rondonópolis

Vacina contra Poliomielite está disponível em todas as unidades básicas de saúde

Publicados

em

Rondonópolis iniciou a campanha de vacinação contra Poliomielite neste mês de agosto tendo como público alvo crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. E, também a campanha de Multivacinação, para atualização da caderneta vacinal para todas as idades.

Todas as 63 unidades básicas de saúde municipais estão com estoque completo contendo todas as vacinas da rede pública disponíveis para todas as idades tornado possível a atualização da carteira vacinal no dias úteis deste mês.

Aos munícipes que não conseguem ir até uma unidade de saúde em dias úteis, poderá vacinar e levar seus familiares para imunização do Dia D marcado para o sábado, 20 de agosto, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Padim, houve uma flexibilidade dos pais e responsáveis na vacinação das crianças e muitas deixaram de receber alguma dose ou todas do Plano Nacional de Imunização (PNI) o que possibilitou o retorno de algumas das doenças infantis mais temidas.

Leia Também:  Prefeitura cria programa que oferece materiais de construção de graça

“A gente precisa que nossas crianças sejam vacinas, pois é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso país, mas infelizmente está começando a voltar da mesma forma que o sarampo, a varicela e outras doenças”, explicou. 

A poliomielite também conhecida como pólio e paralisia infantil é causada pelo poliovírus. A doença pode acometer o sistema nervoso e paralisar os movimentos de uma pessoa. O último caso da doença foi registrado em 1989, sendo assim a doença é considerada extinta no Brasil desde 1994 graças à vacina.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI