Momento Cidades

Secretaria Municipal de Saúde publica Portaria para regulamentar o uso de teste rápido de antígeno nas unidades de saúde

Publicados

em

 

Gustavo Duarte

 

Clique para ampliar

Devido ao expressivo aumento pela procura por testes de Covid-19 na rede municipal neste mês de janeiro, que causou escassez do material nas unidades públicas da capital, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS publicou nesta quinta-feira (27), na Gazeta Municipal, uma Portaria regulamentando o uso racional dos testes.

De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.

A portaria também orienta sobre o tempo necessário de isolamento, que segue a nota informativa do Ministério da Saúde, que não recomenda a realização de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou. “Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19 devem fazer isolamento durante 10 dias para retorno as atividades laborais. Caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com seu médico, retornando às atividades quando não tiver mais sintomas. Para aqueles que testaram positivo, mas não tiveram sintomas, o isolamento deve ser de 7 dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.

Leia Também:  Carga de soja avaliada em R$ 180 mil roubada na Serra de São Vicente MT é recuperada pela Polícia Civil do municipio de Campo Verde MT

Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana.

 

Momento Cidades

Nota à imprensa sobre o incidente ocorrido no Hospital Municipal São Benedito

Publicados

em

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal São Benedito – HMSB e a Secretaria Municipal de Saúde – SMS informam que:

– Ocorreu um foco de incêndio, por volta das 18h30, de domingo (15), em um aparelho de ar-condicionado na enfermaria 25, localizada no 2º andar do Hospital Municipal São Benedito.

– A perícia técnica já foi realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec. A parte elétrica está preservada. A previsão da conclusão do laudo ainda não foi informada.

– Reitera que todos os aparelhos de ar-condicionado permanecem com a manutenção diária, mas como ficam ligados 24h, estão sujeitos a passar por esse tipo de problema.

– Conforme o plano de segurança, por precaução, visando a integridade física dos pacientes e acompanhantes, todos foram transferidos para outras unidades hospitalares. No momento do incidente, 76 pacientes estavam no prédio.

– Embora todos os elevadores estivessem em pleno funcionamento, por recomendação do Corpo de Bombeiros os pacientes do 5º, 4º e 3º andares foram removidos pela escada de emergência, por precaução a uma possível pane elétrica nos elevadores. Já os pacientes do 1º e 2º andares foram removidos pela rampa de acesso.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA: Entrega da reforma da praça Ênio Luiz Caldart será neste sábado (14)

– Cabe destacar que não houve óbitos e nem feridos em decorrência da remoção dos pacientes. A evacuação do prédio foi organizada em razão da fumaça tóxica.

– Hospital Municipal de Cuiabá recebeu 29 pacientes, sendo dois de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Antigo Pronto Socorro, localizado na Av. Gen. Valle, 192 – Bandeirantes, recebeu 24 pacientes, onze são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Hospital Municipal Santa Casa recebeu 22 pacientes, três são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

– Hospital Metropolitano recebeu um paciente.   

– Mais de cem colaboradores ajudaram na evacuação do prédio, além das equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e outras ambulâncias do município e privadas.

– Todos os pacientes continuam em atendimento de suas patologias nas unidades hospitalares, sem maiores intercorrências.

– O ambulatório do Hospital Municipal São Benedito está funcionando para reagendamento de consultas da neurocirurgia e ortopedia, bem como a parte administrativa também. A data de reabertura total da unidade hospitalar ainda não foi definida.

Leia Também:  Hospital São Benedito tem início de incêndio e pacientes são transferidos para outras unidades

– A Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Secretaria de Saúde reafirmam o compromisso de proteção e segurança de todos os pacientes.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA