Momento Cidades

Segunda edição do Simuladão do Enem Digital será no próximo dia 17; inscrições ainda podem ser feitas

Publicados

em

 

Davi Valle

 

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá  realiza no próximo dia 17 de outubro a segunda edição do ‘Simuladão do Enem Digital’. A iniciativa engloba as ações do programa ‘Pra Frente Cuiabá’, que vai fomentar o potencial de desenvolvimento econômico da cidade, tendo como uma das linhas de trabalho, o investimento no capital humano.

Quem desejar  testar os conhecimentos e posteriormente enfrentar as  provas do  Exame Nacional  do Ensino Médio (Enem) pode efetuar a inscrição pelo site  www.mdeduca.com.br. O simuladão será realizado no período das 12h às 18h.

O público alvo do Enem Digital são pessoas residentes em Cuiabá, que já concluíram ou que concluirão até dezembro de 2021 o 3º ano do ensino médio. O candidato deve, necessariamente, ter origem escolar pública, preferencialmente que a renda familiar seja de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo. Pessoas que já possuem nível superior ou que já estejam matriculados em algum curso de nível superior não poderão participar.

Leia Também:  Serviço de limpeza pública é realizado diariamente na região central por mais de 100 trabalhadores

“Em agosto, a Prefeitura de Cuiabá realizou a primeira edição do simulado, que foi um sucesso. O Enem Digital, a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá,  oferta gratuitamente o curso pré-vestibular com profissionais gabaritados e que potencializam  resultados. A nossa gestão investe na humanização, se preocupa de fato, com as pessoas. O investimento no capital humano, indiscutivelmente, reflete no desenvolvimento da cidade”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O Enem Digital integra o ‘Programa Pra Frente Cuiabá’, que engloba cinco eixos além do Enem Digital, o Agro da Gente, Cuiabanco, Qualifica e Sine da Gente.

O programa é executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Fazenda.

Momento Cidades

Primeiro dia de vacinação contra Covid-19 na Guia tem boa adesão e mais de 100 crianças são imunizadas

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O temor da agulha, sensação muito comum entre as crianças quando são submetidas a alguns procedimentos médicos, dá sinais de que é coisa do passado. É o que demonstrou o primeiro dia de vacinação infantil, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, zona Rural de Cuiabá, que começou na quarta-feira (26). Na ocasião, 106 crianças receberam a primeira dose da vacina pediátrica da farmacêutica Pfizer, contra a Covid-19.

A imunização ocorre  no salão aos fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia, tendo em vista, que a região conta apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) direcionada ao atendimento dos adultos. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacinação infantil deve ocorrer de forma separada dos demais grupos. O polo atende inicialmente crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, que moram com pacientes imunossuprimidos, quilombolas e aquelas entre 8 e 11 anos completos, sem comorbidades.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a batalha contra o coronavírus não pode parar, sendo esta uma prioridade em sua gestão e afirmou estar aliviado com a inclusão dos pequenos no cronograma nacional. 

Leia Também:  Comissão de Educação começa o ano com 59 projetos prontos para votação

“Como não podemos disponibilizar muitas UBS para a imunização das crianças, porque ainda estamos imunizando os adultos, além de atendermos vários pacientes com sintomas gripais, pedi que colocassem ao menos uma unidade em cada regional, para facilitar o acesso da população. Estamos fazendo a nossa parte, cuidando da nossa gente e acima de tudo zelando pela saúde e bem-estar dos cuiabanos. Vamos continuar avançando. Nossa meta é vacinar a todos, o vírus não é brincadeira”, reforçou. 

Heloisa Lopes Martins, de apenas 8 anos, acompanhada por sua avó, Vanda Miranda, foi uma das primeiras crianças a serem imunizadas. Ela disse que estava ansiosa pela chegada do grande dia e garantiu que não sentiu medo da picadinha. “Estou feliz, tenho muito medo do vírus e quis tomar a vacina logo, agora estou mais tranquila”, disse a garota. Vanda não escondeu o entusiasmo em estar presente ao lado da neta neste momento tão importante, salientando que restava apenas ela na família que ainda não havia se protegido do vírus. 

Leia Também:  Livro de professora da Rede Municipal de Várzea Grande é tema de reportagem do Jornal Gazeta

Uma recepção para lá de divertida foi preparada com todo amor e carinho pela equipe de saúde com painel decorativo, máscaras de personagens infantis, balões e até a entrega simbólica de certificado aos mini corajosos que compareceram ao local. 

Na próxima semana, o cronograma disponibilizará a aplicação da Coronavac para faixa etária de 8,9,10 e 11 anos sem comorbidades no Distrito.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA