Momento Cidades

Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico

Publicados

em


A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande aderiu ao Programa Estadual de Saúde Mental aos Trabalhadores da Saúde – PEEIS, que tem como objetivo prestar cuidados em saúde mental e apoio psicossocial aos trabalhadores da saúde da Rede SUS municipal. O trabalho desenvolvido pelo profissional da saúde já constitui rotineiramente em um elevado nível de estresse, o que foi intensificado pelo contexto de emergência da pandemia de COVID-19. Com objetivo de minimizar esse impacto na saúde mental dos trabalhadores, a secretaria de Saúde aderiu esse programa que irá contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores da rede de saúde.

O Programa disponibilizará atendimentos individuais e em grupos, online, com uma equipe multiprofissional especializada (psicólogo, médicos, enfermeiros e assistentes sociais) para atender às demandas de saúde mental do trabalhador da saúde.

Para acessar os atendimentos, é só acessar este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLniJP8Ir7EtFhgGHVmJwS23QqkdnsA0TgXdKO4Epf5KRKBA/viewform, preencher um formulário, e participar conforme escolha, individual ou em grupo. Todos os trabalhadores contratados ou concursados lotados na Rede Pública de Saúde Municipal podem participar. O atendimento já iniciou e será entre o intervalo de trabalho e após o expediente.

Leia Também:  Publicado decreto que dispõe sobre a retomada gradativa e segura das atividades educacionais de Cuiabá

“Pensar em mecanismos para aliviar e minimizar o impacto em nossa saúde mental, principalmente durante o contexto da Pandemia de COVID-19, é o reconhecimento da importância dos profissionais da saúde, no atendimento à população e suas necessidades. A área da saúde é complexa e em nosso cotidiano de trabalho, o sofrimento mental e transtornos mentais nos afetam ainda mais, em épocas de crise, pandemia, entre outras adversidades”, pontua a assistente social, especialista em Saúde Mental e Mestre em Política Social, Soraya Miter Simon.

Segundo Soraya Miter, o servidor terá que preencher um formulário, quando acessar o link, e seguir o passo a passo, para se inserir no programa.

“Neste momento, será fundamental criar estratégias de mobilização e divulgação aos trabalhadores da importância de ter cuidados com a saúde mental. O programa foi lançado em abril deste ano pela Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso e é fundamental a participação e inserção de Várzea Grande no acesso a mais esta importante ferramenta para atenção psicossocial ao trabalhador. Reforço que todos os trabalhadores, sejam eles da área fim, da área meio e de apoio, contratados ou concursados podem participar, outro fator importante é o sigilo e a segurança ética com trabalhador a ser atendido”, explicou Soraya.

Leia Também:  Prefeito assina e entrega à Câmara projeto de lei que institui a Previdência complementar no Município

“Assim, esperamos que esta nova ferramenta de trabalho possa contribuir para o aprimoramento das atividades de atenção à saúde mental e trabalho nas redes do Sistema Único de Saúde, bem como melhorar a qualidade de vida do trabalhador da Rede SUS do nosso município, também  frente à pandemia, que causa situações adversas , por exemplo de perdas de pacientes, podendo causar alto estresse neste funcionário da linha de frente, ou aos demais trabalhadores que direta ou indiretamente estão imbuídos nos processos de trabalho frente à pandemia”, pontua a assistente social Soraya Miter Simon.

Link de acesso:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLniJP8Ir7EtFhgGHVmJwS23QqkdnsA0TgXdKO4Epf5KRKBA/viewform

Propaganda

Momento Cidades

12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil será realizado na próxima semana em Mato Grosso

Publicados

em

Fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos transferidos para os estados e municípios, são os principais objetivos do 12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil. O evento é uma realização do Ministério da Economia, que abrange os estados brasileiros, realizado por cada região brasileira. Em Mato Grosso, será promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio da Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM.

O evento está marcado para o próximo dia 29 de setembro, por meio de videoconferência, a partir das 9h, e será transmitido pelo canal do Governo de Mato Grosso no Youtube, contará com a participação de representantes dos governos federal, estadual, municípios, órgãos de controle, entidades privadas e outros segmentos da sociedade.

O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+Brasil, será uma oportunidade de estreitar laços com os órgãos do centro de governo e de controle com a finalidade de aprimorar os processos relativos às mais variadas temáticas, desde a captação de recursos e a elaboração de projetos até a prestação de contas e a efetivação das entregas ao cidadão.

Na programação estão previstas diversas palestras que serão ministradas ao longo do dia, e ao final das apresentações, será aberto para perguntas e respostas com a coordenação de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Leia Também:  Municípios já podem preencher o Censo Suas 2021

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede+Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. Ela é composta por representantes dos estados, municípios, organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma.

Desde 2015, a rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes. A Plataforma é o único sistema estruturante do governo que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para estados e municípios. O recurso é destinado com um objetivo específico e tem total transparência em sua utilização. Além das diversas inovações em temas relacionadas às transferências, serão apresentadas as ferramentas disponíveis no âmbito da Plataforma +Brasil.

Leia Também:  Prefeito assina e entrega à Câmara projeto de lei que institui a Previdência complementar no Município

Programação do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil:

Dia 29/09 – Ciclo estratégico de apresentações:

– Inovação nas transferências  da União: Plataforma + Brasil

– Contribuições do TCU para a gestão local eficiente

– Controle interno em transferências voluntárias – o caminho certo para o fortalecimento das relações federativas

– A importância da atuação do sistema de controle financeiro interno nas transferências federais

– Banco do Brasil – gestão ágil

– Caixa Econômica Federal – atuação enquanto mandatária da União.

(No período vespertino)

– Ciclo estratégico de apresentações:

– Gestão da Rede + Brasil

– Operacionalização das emendas

– Execução Financeira das transferências da União pelo governo de Mato Grosso.

– Modelo de excelência em gestão das transferências da União

– Momento interativo com perguntas e respostas na plataforma e Rede + Brasil.

As Inscrições podem ser feitas de forma antecipada por aqui: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-fortalecimento-da-rede-brasil—etapa-mato-grosso__1312450

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA