Momento Cidades

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso retoma visitas técnicas aos municípios

Publicados

em


.

A partir da próxima semana, a coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT) retoma as visitas técnicas pelo estado. A programação de vistorias, que visa orientar, capacitar e propor ações de revitalização, acontece de 08 a 24 de setembro, nas bibliotecas públicas e comunitárias de Araguaiana, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Primavera do Leste, Nova Xavantina e Salto do Céu.

A ação faz parte do projeto Revita Bibliotecas, uma iniciativa que propõe ativar, revitalizar, modernizar e ressignificar bibliotecas públicas de Mato Grosso. O projeto teve início com o mapeamento e diagnósticos situacionais dos aparelhos culturais, e, a partir desses dados, norteia atividades, como estruturação dos espaços, melhoria do acesso à informação, engajamento e inclusão da comunidade local em suas atividades.

Durante as visitas técnicas, serão realizadas capacitação das equipes, orientação sobre regulamentação e funcionalidade adequada das bibliotecas públicas, entrega de kits de livros para atualização de acervo, e tratativas para execução de serviços de revitalização.

“Nosso papel é estimular e apoiar as bibliotecas públicas de Mato Grosso, ajudando a transformá-las em espaços culturais vivos e atrativos. Nesse roteiro de retorno das visistas, vamos ainda conversar com os gestores municipais das três bibliotecas contempladas em uma premiação nacional graças às ações do Revita Bibliotecas”, explica a coordenadora do Sistema Estadual, Waldineia Almeida.

Os três equipamentos aos quais a coordenadora se refere são as bibliotecas públicas municipais Antídia Coutinho, em Araguaiana, Sebastiana Falone, em Cocalinho e Aquarela, em Salto do Céu. Nesses municípios, a equipe do SEBP/MT se reunirá com os prefeitos para iniciar a execução das revitalizações dos equipamentos culturais, resultado da premiação no Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas.

O roteiro de atividades inclui a inauguração dos pontos de leituras do projeto Gelotecas, em Canarana, e entrega de 1057 livros para atualização do acervo de duas bibliotecas e seis pontos de leituras, em Nova Xavantina e Canarana.

Confira a rota de visitas:

08 a 18 de setembro: Araguaiana, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Campo Verde e Chapada dos Guimarães.

23 e 24 de setembro: Salto do Céu  

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

O Sistema Estadual integra as bibliotecas públicas existentes em Mato Grosso. Hoje, a rede é composta por 154 unidades, sendo 142 municipais, 11 comunitárias e uma estadual, a Biblioteca Estevão de Mendonça, em Cuiabá.

A coordenação técnico-administrativa atua na integração das bibliotecas públicas, assessoria aos municípios para implantação e modernização dos espaços, capacitações das equipes, apoio na atualização dos acervos e em projetos diversos, dentre outras ações.

Em Mato Grosso, o SEBP/MT é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Fonte: AMM

Leia Também:  AMM alerta gestores sobre ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério
Propaganda

Momento Cidades

Prefeitos serão orientados por videoconferência

Publicados

em


.

Será realizada nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, a videoconferência promovida pela Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM com os  prefeitos e prefeitas para discutir as  vedações e restrições impostas aos agentes públicos, diante da Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Eleitoral. Além dos gestores municipais, vão participar também os presidentes das Câmaras e os assessores jurídicos das prefeituras.

A videoconferência contará com as presenças do Procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar; do Professor Nilson Gomes Bezerra, Diretor do Instituto Fernandinho e ex-Diretor do TRE, como também do Juiz e Membro do TRE-no biênio 2012-2014, o professor José Luiz Blaszak.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga que conduzirá a videoconferência das 14h às 17h, ressalta a importância do evento para os gestores municipais que serão orientados sobre os procedimentos a serem adotados para cumprir as exigências legais. Ele frisa que será uma grande oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre as vedações, de acordo com a Legislação Eleitoral.

Na sua avaliação, os prefeitos precisam muito das orientações  quanto aos cuidados no fechamento da  gestão, a fim de evitar apontamentos futuros junto aos órgãos de controle. “Considerando a iminência do final de mandato, os gestores vão saber mais sobre as regras vigentes, seguindo os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Eleitoral. Ao final da reunião, cada prefeito terá um tempo para expor o seu ponto de vista e sanar as eventuais dúvidas”, assegurou.

Conforme a programação, após a abertura, o Procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar vai falar sobre as contas públicas em período eleitoral.

Em seguida, o diretor do Instituto Fernandinho, o professor e ex-diretor do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, Nilson Fernando Gomes Bezerra abordará as condutas vedadas no último ano de mandato, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.

Por último, o Juiz e membro do TRE no Biênio 2012/2014, e também membro do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral, o professor  José Luís Blaszak vai falar sobre as condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral.

 

Leia Também:  Gestor, acompanhe a programação da Semana Nacional de Trânsito

 

 

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA