SORRISO

No primeiro dia, unidade móvel do Hospital de Amor em Sorriso, atendeu mais de 55 mulheres

Publicados

em

Ari falou da importância do convênio firmado entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor. “Nossa meta é salvar vidas. E o diagnóstico precoce é a forma mais efetiva para isso. Ao realizar o exame preventivo há a possibilidade da identificação tanto do câncer de mama quanto do colo de útero e o início imediato do tratamento”, pontua.

O prefeito adianta que essa foi a primeira ação da unidade móvel, mas não será a última. “Dentro de 60 dias o caminhão virá novamente. Essa será uma ação contínua”, frisa. “Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop, então essas unidades móveis passam a completar o trabalho que é feito nesse espaço”, salienta Ari.

Para a realização dos procedimentos que incluem 300 mamografias e 277 exames de Papanicolau (o preventivo do colo do útero), o Município investiu R$ 40,9 mil de recursos próprios. Todos os procedimentos adquiridos para essa semana já foram agendados.

Segundo o prefeito, duas unidades estão percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, sem a necessidade de viajar para outros locais.

Leia Também:  CAT Sorriso realiza semana de eventos técnicos voltados à agricultura familiar

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que qualquer mulher acima de 40 anos  ou com suspeita de alterações nas mamas pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria”, explica.

Marchioro destaca ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, frisa.

“O Outubro Rosa é especificamente um mês voltado à prevenção da saúde feminina. Mas lembramos a importância desse cuidado ser mantido durante todo o ano; independente do mês, o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para o tratamento e para salvar vidas”, finaliza o secretário.

SORRISO

Prefeitura de Sorriso e IFMT firmam parceria para a produção de abelhas sem ferrão

Publicados

em

Isso mesmo. O Programa VitaMel, desenvolvido pela SAMA em parceria com IFMT Sorriso e o Projeto Cultivando Vida Sustentável está viabilizando a cooperação no segmento para incentivar a meliponicultura, a ideia é aumentar o número de produtores locais.

O responsável pelo VitaMel, Niki Nelson Antonietti, frisa que as abelhas sem ferrão já existiam no país antes que espécie a Apis – a do ferrão; fosse introduzida. “Essas abelhas, da meliponicultura, tem como característica a presença de um ferrão atrofiado que não utilizam para a defesa”; explica.

Nelson também destaca que essa é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação do bioma local e das populações de abelhas nativas. “Esse é um trabalho de campo e que será respaldado por um trabalho de pesquisa técnica que ficará à cargo do IFMT”, salienta.  “Enquanto isso, nós iremos continuar atuando na captura/remoção de enxames de abelhas nativas e difusão da meliponicultura como atividade econômica e sustentável em propriedades rurais em nosso Município”, completa.

E quem quiser saber um pouco mais sobre essa técnica ou iniciar uma produção pode procurar diretamente a SAMA. A Secretaria atende das 7 às 13 horas na Rua Marechal Cândido Rondon ou ainda ligar no telefone 3545-8353. Outra opção é buscar informações no Campus do IFMT, localizado no bairro Santa Clara.

Leia Também:  Governo Federal publica portaria que destina R$ 1 milhão para a implantação do CIEVS de Sorriso

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA