SORRISO

Paciente acompanhada pelo CAPS de Sorriso relata a luta contra a depressão

Publicados

em

Há dois anos residindo em Sorriso, Érica frequenta o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida desde que chegou à cidade. E foi lá no CAPS que ela descobriu a possibilidade de um novo hoje um novo amanhã. “Com Clausia aprendi que é só por hoje. Só por hoje vou levantar da cama, vou estar, vou sorrir. Só por hoje. E quando amanhecer o dia amanhã farei o mesmo exercício do só por hoje”, conta.

Érica chegou a ficar internada no Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso em Rondonópolis. Foram 15 dias lá. Mas a jovem percebeu que aquele não era seu lugar. “Percebi que era possível me tratar aqui fora, sem a necessidade de internação. Então cheguei em Sorriso e o pessoal do CAPS pegou na minha mão”, relata. Segundo Érica, a partir disso sua vida encontrou um propósito. “Hoje posso dizer que encontrei um porquê e que há gente segurando na minha mão. Sei que o caminho para a cura é gradual”, diz. E nessa jornada ela conta com o apoio da equipe do CAPS e do marido, “que é sempre presente e um super parceiro”.

Leia Também:  Beco do Candeeiro terá orquestra 'Ouro Cuiabá' com a participação do mestre Joãozinho do Cavaco

E foi lá no CAPS que Érica aprendeu que as suas mãos também podem fazer coisas belas. “Aprendi a fazer crochê, a bordar, a fazer vasos de flores. E é tão envolvente que nem vejo o tempo passar”, relata. É lá também que a jovem faz yoga e que encontra acolhimento e ouvidos atentos, por isso, ela tem a certeza de que “sempre há alguém disponível a ouvir e te auxiliar. Não desista de você, o melhor ainda está por acontecer. Independente do que você está sofrendo, sempre há esperança e uma luz”, reforça.

Setembro Amarelo

Para o coordenador do CAPS, Ricardo Alves, o depoimento de Érica mostra que o trabalho da equipe fortalece vínculos e auxilia na recuperação de muitas vidas. “Precisamos falar mais sobre o movimento do Setembro Amarelo e por em prática o cuidado com a saúde mental em todos os meses do ano”, recomenda.

No Brasil, desde 2015o Setembro Amarelo vem sendo trabalhando para prevenir o suicídio por meio da iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês foi o escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Leia Também:  Homem é preso em Várzea Grande com 110 munições de armas de fogo

Confira a programação do mês e anote aí:

17/09: Atualização com profissionais no Plenário da Câmara, às 15h

21/09: Ação comunitária no Cras São José

24/09 : Roda de conversa na Escola Militar Tiradentes, de manhã e de tarde

28/09: Ação comunitária no CCI

30/09 – Roda de conversa no IFMT, de manhã e de tarde.

SORRISO

Nadador de Sorriso garante vaga para a final da Copa das Federações

Publicados

em

 

Kauan é um dos oito atletas da equipe da Associação de Pais, Amigos e Atletas da Natação de Mato Grosso (Aspanat/Team Rech) de Sorriso que compõem a delegação de onze nadadores de Mato Grosso que participam da competição no Rio de Janeiro.

Já no revezamento 4x100m livre, a equipe de Mato Grosso ficou em 7º lugar na categoria Infantil.

O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), teve início na quarta-feira (13) e encerra hoje, reunindo atletas das categorias Infantil, Juvenil e Júnior no Clube de Regatas Vasco da Gama.

Nadando nas provas individuais e revezamentos, representaram Sorriso na competição os atletas: Yuri Almeida, Enzo Gabriel Sfredo, Kahe Victor Silva, Kauan Mello Ghelardi , Bruno Bortolanza Baiocco, Leandro Gomes, Anderson Brasil e Gustavo Esser.

A equipe Team Rech conta com apoio dos pais dos atletas e da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). A participação dos atletas mato-grossenses nas competições conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel e Sael.

Leia Também:  Mulher é presa em flagrante por receptação de TV furtada de residência na Capital

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA