Na manhã desta segunda-feira (02/02), o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, recebeu em seu gabinete o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, que esteve no município para participar da aula inaugural e do primeiro dia de aulas da Escola Técnica Estadual de Sorriso. Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion, e os secretários adjuntos Ronei Mazzardo e Cristiane Santos.

O encontro teve como foco o alinhamento de ações estratégicas ligadas à educação profissional, à inovação e ao desenvolvimento econômico, com destaque para a implantação da 1ª Sala de Inovação de Sorriso, que será instalada na sede da Escola Técnica, localizada na Rua Passo Fundo, no Bairro Industrial I. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Sorriso, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação local e ampliar a integração entre ensino, tecnologia e setor produtivo.

Ainda na manhã desta segunda-feira, o secretário Allan Kardec participou da aula inaugural da Escola Técnica Estadual de Sorriso, realizada no auditório da unidade. A escola iniciou suas atividades com cerca de 720 alunos matriculados em 24 turmas e possui capacidade para atender até 1.600 estudantes, distribuídos nos três turnos. Sob gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a unidade oferta ensino médio integrado ao ensino técnico e cursos técnicos nas áreas de Agronegócio, Manutenção de Máquinas Industriais, Redes e Sistemas, Automação Industrial e Informática, formações alinhadas às demandas do agronegócio, da indústria e da tecnologia.

Durante o encontro, o prefeito Alei Fernandes falou a importância da cooperação entre os governos municipal e estadual para gerar oportunidades de desenvolvimento para os jovens e trabalhadores de Sorriso. “A chegada da escola técnica e a sala de inovação são um salto na qualificação profissional e na participação de Sorriso no cenário de ciência, tecnologia e inovação do Estado”, disse Fernandes.

Para a secretária adjunta Cristiane Santos, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema de inovação em Sorriso, “com a sala de inovação e a atuação integrada à Escola Técnica, Sorriso passa a ser, de forma inédita no Mato Grosso, um braço de desenvolvimento científico e tecnológico que vai gerar mais resultados efetivos para nossa comunidade e para as empresas locais”, comemorou.

A formalização da parceria entre Sorriso e o Governo de Mato Grosso será oficializada nos próximos dias, juntamente com o lançamento da sala de inovação, programada para a próxima semana. A expectativa é que a iniciativa amplie as oportunidades de formação técnica e tecnológica, impulsionando a estruturação do parque tecnológico de Sorriso.