SORRISO

Prefeitura de Sorriso e IFMT firmam parceria para a produção de abelhas sem ferrão

Publicados

em

Isso mesmo. O Programa VitaMel, desenvolvido pela SAMA em parceria com IFMT Sorriso e o Projeto Cultivando Vida Sustentável está viabilizando a cooperação no segmento para incentivar a meliponicultura, a ideia é aumentar o número de produtores locais.

O responsável pelo VitaMel, Niki Nelson Antonietti, frisa que as abelhas sem ferrão já existiam no país antes que espécie a Apis – a do ferrão; fosse introduzida. “Essas abelhas, da meliponicultura, tem como característica a presença de um ferrão atrofiado que não utilizam para a defesa”; explica.

Nelson também destaca que essa é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação do bioma local e das populações de abelhas nativas. “Esse é um trabalho de campo e que será respaldado por um trabalho de pesquisa técnica que ficará à cargo do IFMT”, salienta.  “Enquanto isso, nós iremos continuar atuando na captura/remoção de enxames de abelhas nativas e difusão da meliponicultura como atividade econômica e sustentável em propriedades rurais em nosso Município”, completa.

E quem quiser saber um pouco mais sobre essa técnica ou iniciar uma produção pode procurar diretamente a SAMA. A Secretaria atende das 7 às 13 horas na Rua Marechal Cândido Rondon ou ainda ligar no telefone 3545-8353. Outra opção é buscar informações no Campus do IFMT, localizado no bairro Santa Clara.

Leia Também:  Prefeitura emite Ordem de Serviço para construção de uma esco...

 

SORRISO

Assistência Social ofertará 120 vagas para cursos profissionais em Sorriso

Publicados

em

Serão seis cursos ofertados com 20 vagas cada um: padeiro (260h), confeiteiro (300h), agente comunitário de saúde (400h), qualidade no atendimento ao cliente (40h), recepcionista em serviços de saúde (240h), e costureiro (212h). Os cursos iniciam no dia 07 de fevereiro e os interessados podem procurar as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) – São José, Praça Ceu e São Domingos ou a Secretaria de Assistência Social, a partir de segunda-feira (24).

“Sorriso tem vivido uma ótima fase em que muitas empresas de fora, tanto do comércio como da indústria estão se instalando aqui e as que são sorrisenses estão ampliando e vemos a necessidade de capacitar profissionais para atender a demanda. E, diante deste cenário tão favorável, nada melhor que a Assistência Social ofertar cursos profissionalizantes para qualificar essas pessoas e possibilitar novas oportunidades de trabalho”, frisa a gestora da pasta, Jucélia Ferro.

 

Leia Também:  Governo de MT já investiu R$ 168 milhões para fomentar cadeias produtivas da agricultura familiar
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA