SORRISO

Proerd forma 540 alunos em Sorriso; programa aborda questões como a prevenção ao uso de drogas por crianças

Publicados

em

Os alunos das Escolas Municipais Vila Bela, Rui Barbosa, Leonel Brizola, Aureliano Pereira da Silva e Caravágio (no distrito de Caravágio), que integraram a edição 2021 do programa receberam os certificados durante solenidade realizada na Escola Municipal Vila Bela.

No primeiro semestre integraram as ações do Proerd, 15 turmas do 5.º ano e uma do 7.º ano, com um total de 240 alunos. Neste semestre, 303 alunos do 5.º ano participaram, divididos em 12 turmas.

Em encontros semanais conduzidos pelo instrutor Hélio Expedito da Silva (PM), o programa aborda questões como a prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, desenvolvendo nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade; bem como tomar decisões, assumir riscos e lidar com a raiva, sem utilizar a violência e evitar o bullying.

“Dentro do programa buscamos levar as crianças ensinamentos sobre noções de cidadania, técnicas de autocontrole e resistência às pressões que podem incentivar o uso de drogas.Tudo voltado a formação do cidadão e a busca da valorização da vida”, explica Expedito.

O Proerd é promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM MT) e a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A cerimônia reuniu além dos formandos, autoridades militares estaduais e municipais, pais, professores e o mascote do Proerd.

“Diante do crescente poder de atração das drogas e da violência, o programa busca junto às nossas crianças, com a metodologia especialmente voltada à elas, combater esses malefícios. Sem dúvida, o Proerd contribui muito com os alunos nesta fase tão importante de formação”, frisa a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

 

Leia Também:  Governador destina R$ 2,3 milhões para construção de asfalto novo em Itanhangá

SORRISO

Por meio da Sala do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimen…

Publicados

em


“Apesar de termos vivido um ano com grandes restrições, tanto empresários quanto quem busca entrar no mercado de trabalho, continuaram buscando capacitações”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. “Durante a pandemia muita gente teve que fechar seu negócio; outros perderam seus empregos; então, o que nós buscamos para 2022 é ofertar formas de empresários e trabalhadores voltarem ao mercado de trabalho, quer seja com informações e auxílio na documentação para abertura e manutenção de empresas, quer seja com a disponibilização de cursos e capacitações”, explica.

Segundo Oliveira, para 2022 a pasta prevê o investimento de R$ 300 mil para fomentar as demandas relacionadas a micro e pequenos empreendedores. Desse valor, 60% é destinado para a gestão empresarial e 40% para formações profissionais. Inicialmente para esse ano, estão previstos cursos profissionalizantes em 28 áreas profissionalizantes, também em parceria com o Sistema S. “Nossa intenção é fomentar o pequeno empreendedor e também dar opções para quem busca uma vaga no mercado. Hoje observamos várias empresas instaladas aqui que buscam mão-de-obra qualificada fora e queremos inserir cada vez mais sorrisenses no mercado de trabalho”, acrescenta.

Leia Também:  Prefeitura abre licitação para construção de duas casas mortuária

O secretário salienta que quem deseja auxílio é só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Sala do Empreendedor presta serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor e empresa de pequeno porte e informações sobre linhas de crédito. Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Conforme Oliveira, a Sala do Empreendedor também conta com o “Programa Desenvolve Sorriso”, este em parceira com a Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Sistema S, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias. O Desenvolve Sorriso tem o foco em capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

Leia Também:  Evento especial marca lançamento da campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos nesta quinta-feira

Indicadores

Hoje Sorriso possui 13.441 empresas ativas; 1.772 foram abertas em 2021. O mercado de trabalho local conta com 31.453 pessoas em empregos ativos; desse total 3.885 vagas foram geradas entre janeiro a dezembro de 2021, gerando um saldo positivo de 318% em relação ao ano anterior quando foram geradas 810 vagas. Os dados são do Caged com data de 30 de dezembro de 2021.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA