Quem caminha por Sorriso pode até não perceber de imediato, mas a cidade fala por meio da arte. Esculturas espalhadas em pontos estratégicos do município revelam histórias, símbolos e identidades que agora ganham ainda mais força com a chegada de novas obras ao espaço urbano.

O município, que já conta com 41 esculturas artísticas distribuídas em diferentes pontos da cidade, irá ampliar esse patrimônio cultural com a entrega de mais sete novas obras até o fim do primeiro semestre de 2026. As esculturas serão instaladas em locais estratégicos, valorizando espaços urbanos e fortalecendo a identidade cultural local.

Os novos projetos foram selecionados por meio de editais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e avaliados pelo Conselho Municipal de Cultura, através da Câmara Setorial de Fortalecimento da Identidade Cultural de Sorriso como Patrimônio Histórico. Cada artista recebeu cerca de R$ 20 mil para a criação e montagem das obras, que devem estar totalmente instaladas até julho deste ano.

Para o secretário adjunto de Cultura, Francisco Guimarães, as esculturas cumprem um papel que vai além da estética urbana. “Essas obras ajudam a contar a história de Sorriso, reforçam a nossa identidade cultural e também se tornam atrativos turísticos. A proposta é que as pessoas circulem pela cidade, visitem os pontos onde as esculturas estão instaladas e conheçam um pouco mais sobre a arte e os artistas que representam o município”, disse.

Como forma de aproximar ainda mais a população e os visitantes das obras, as esculturas receberão QR Codes, que permitirão o acesso à história por trás de cada criação, informações sobre o artista e o significado da obra.