Momento Cidades

Sugestão de Pauta: Cuiabá avança na implementação de ferramentas tecnológicas na rede pública municipal de ensino

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá está iniciando a implementação das ferramentas do Google For Education em 89 unidades na rede pública municipal de ensino, que oferecem o Ensino Fundamental e atendem cerca de 35 mil estudantes. O projeto será lançado nesta sexta-feira (27), às 15 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Ensino, com um encontro formativo para 100 multiplicadores, das unidades e sede do órgão. O evento será presencial e contará com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no Youtube.

A formação terá um total de 80 horas, sendo 16h presenciais, em encontros que acontecerão no mês de junho, dos dias 7 a 10, no laboratório de informática da Diretoria de Gestão Educacional, e outras 64h na modalidade ensino à distância.

O Google for Education é uma plataforma gratuita criada com o objetivo de ajudar as escolas e os estudantes com a inserção de tecnologias para a otimização do ensino dentro e fora de sala de aula. Dentro da plataforma, existem diversas soluções extremamente úteis para qualquer contexto educacional.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá fomenta a economia e participa da 54ª Expoagro a partir desta segunda-feira (4); Emanuel Pinheiro terá gabinete no local

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou os avanços da rede pública municipal, na humanização e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “Utilizando as ferramentas tecnológicas, que facilitam a construção do conhecimento, a gestão Emanuel Pinheiro investe na pesquisa e no protagonismo da Educação cuiabana implementando projetos que atendem as necessidades educacionais dos nossos estudantes”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.   

Para o coordenador de Ensino à Distância da Secretaria Municipal de Educação, Estêvão Luis a ferramenta, com soluções colaborativas online, auxilia na busca de um ensino cada vez mais qualificado.  Nesta etapa, o projeto tem como meta capacitar a rede por meio da atuação de multiplicadores que irão orientar os profissionais, para que eles saibam como usar e extrair o máximo das funcionalidades de ferramentas como o Google Classroom, Google Drive, Google Agenda, Google Docs, Google Apresentações, Google Planilhas, Google Sites, Google Chrome, Google Gmail, Google Meet, Google Jamboard, Google Arte e Cultura e o YouTube.

Leia Também:  Conselho Municipal de Desenvolvimento aprova por unanimidade minuta da Reurb e secretário de Habitação reforça importância da legislação

“Com isso teremos ganhos significativos de conhecimento, que ao serem colocados em prática, otimizará a rotina diária do trabalho administrativo e no ensino aprendizagem, possibilitará aos estudantes da rede pública municipal de Cuiabá, o acesso às tecnologias promovendo uma melhoria na aprendizagem e ampliando a visão do mundo para as nossas crianças e adolescentes”, disse o coordenador de Ensino à Distância, Estêvão Luis.

Além da implementação e acompanhamento técnico-pedagógico por profissionais de TI e professores, o projeto visa fomentar e dar suporte à modernização dos atuais processos de ensino e aprendizagem, comunicação e produção de conteúdo didáticos.

Serviço:

Lançamento da Plataforma Google for Education

Data: quinta-feira, 27/05

Hora: 15h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Rua Diogo Domingos Ferreira, Nº 292, Bairro Bandeirantes

Transmissão ao vivo pelo Canal da Escola Cuiabana no Youtube

Propaganda

Momento Cidades

Secretaria de Turismo contará com estande na 54ª Expoagro

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo de Cuiabá, irá disponibilizar um estande no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (ACRIMAT), durante a 54º Expoagro, que inicia hoje (4).  

No local estarão disponíveis informações sobre os principais pontos turísticos da capital, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. No espaço, também estará disponível o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, além de um banner com o QR Code  possibilitando o acesso ao aplicativo Turismo Cuiabá por meio do Google Play Store, Apple Store e também pelo site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

A estrutura, que visa potencializar o segmento turístico, conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT),Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso (ABAV-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outros.

“A Secretaria de Turismo irá disponibilizar,  nas mais distintas plataformas, informações sobre os atrativos da cidade. Serão apresentados ainda vídeos institucionais sobre o turismo de Cuiabá e levaremos à Expoagro o CAT Móvel. Isso sem contar que os parceiros estarão lá e irão ofertar degustações, folheterias entre outras atividades. Nossa cidade possui uma infinidade de roteiros de aventura, culturais, gastronômicos e religiosos, que atende distintas necessidades. A  Prefeitura de Cuiabá fomenta à economia e os mais distintos setores”, avaliou o secretário de Turismo, Zito Adrien.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Na terça-feira (5), a partir das 17h será realizada uma palestra destinada ao atendimento de quem atua na área do turismo tendo como pilar, o empreendedorismo.  A palestra será ministrada pelo SENAC e Sebrae.

Parceria

A Expoagro, que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna às atividades em 2022 reunindo diversas atividades, debates, palestras e oficiais gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. A Prefeitura de Cuiabá montou um estande com mais de 3 mil m² no local. A estrutura abriga ainda o gabinete do prefeito, que foi simbolicamente transferido para o local durante os dias do evento.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI