Momento Cidades

Várzea Grande Sedia Taça Mato Grosso de Boliche; evento contou com a participação de 50 atletas de Mato Grosso e de outros estados do Brasil

Publicados

em

O município de Várzea Grande foi palco, no último final de semana (23 a 25), das competições da Taça Mato Grosso de Boliche, realizada nas dependências do Gran Boliche no Várzea Grande Shopping. O evento, organizado pela Federação de Boliche de Mato Grosso, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), contou com a participação de 50 atletas de Mato Grosso e de outros estados do Brasil.

Segundo a presidente da Federação de Boliche de Mato Grosso, Tereza Nobuko Belmonte, a competição faz parte do calendário nacional e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Boliche. Tem por objetivo fomentar esse esporte no estado, promover a integração dos atletas com os demais praticantes das federações e elevar a bandeira do estado ao pódio entre os melhores do ranking nacional.

“Contamos com a participação dos melhores atletas do país, que estão no topo do ranking masculino e feminino, tanto de Mato Grosso como das demais federações brasileiras. Para nós foi uma honra muito grande promover esse evento, foi um marco na história do boliche mato-grossense”, ressaltou.

Leia Também:  Municípios com RPPS devem implantar o Regime Complementar até 13 de novembro

Tereza Belmonte é a número um no ranking estadual e 25º no nacional. Ela conta que joga boliche há 27 anos e começou por diversão, como lazer em família. Mas logo descobriu o potencial para participar de competições e, daí em diante, a lista de participações em torneios foi grande, tanto nacional como em mundiais. Tereza Belmonte já representou a seleção brasileira em torneios de vários países, entre eles Estados Unidos, Colômbia e Chile, inclusive conquistando medalhas.

A taça mato-grossense foi dividida em duas categorias: primeira e segunda divisão, com modalidades individuais no masculino e feminino e em duplas no feminino, masculino e mistas.

Os atletas Felipe Ventura e Renato Ávila conquistaram o primeiro lugar na categoria dupla masculina e mista. Na modalidade dupla feminina as campeãs foram Dayse Silva e Raquel Tenuta.

Os jogadores que fizeram as melhores partidas do campeonato foram premiados com um pino personalizado da Taça Mato Grosso.

A subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros, parabenizou a federação mato-grossense pela organização do evento e disse que Várzea Grande estará sempre de portas abertas para sediar eventos como esse. “O prefeito Kalil Baracat e o secretário Silvio Fidelis entendem que a prática do esporte, independente da modalidade, é essencial para o bem-estar do cidadão, por isso apoiamos esse evento, que foi um sucesso”.

Leia Também:  Com mais de 70 mil hectares, maior área de proteção ambiental de Cuiabá ganha Plano de Manejo

O superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, ressaltou que a realização da competição em Várzea Grande, além de contribuir para fomentar o boliche, também divulgou a cultura e o turismo da cidade. “Ficamos lisonjeados em sediar esse evento que faz parte do calendário nacional. Foram três dias de competições que movimentaram Várzea Grande e levaram o nome da nossa cidade para fora do estado, divulgando as nossas belezas culturais”, destacou.

 

Momento Cidades

12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil será realizado na próxima semana em Mato Grosso

Publicados

em

Fortalecer a governança, o diálogo e a gestão dos recursos públicos transferidos para os estados e municípios, são os principais objetivos do 12º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil. O evento é uma realização do Ministério da Economia, que abrange os estados brasileiros, realizado por cada região brasileira. Em Mato Grosso, será promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio da Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM.

O evento está marcado para o próximo dia 29 de setembro, por meio de videoconferência, a partir das 9h, e será transmitido pelo canal do Governo de Mato Grosso no Youtube, contará com a participação de representantes dos governos federal, estadual, municípios, órgãos de controle, entidades privadas e outros segmentos da sociedade.

O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+Brasil, será uma oportunidade de estreitar laços com os órgãos do centro de governo e de controle com a finalidade de aprimorar os processos relativos às mais variadas temáticas, desde a captação de recursos e a elaboração de projetos até a prestação de contas e a efetivação das entregas ao cidadão.

Na programação estão previstas diversas palestras que serão ministradas ao longo do dia, e ao final das apresentações, será aberto para perguntas e respostas com a coordenação de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Leia Também:  Estudo aponta à Comissão da Covid-19 vulnerabilidades dos municípios na pandemia

Capitaneada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a Rede+Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. Ela é composta por representantes dos estados, municípios, organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma.

Desde 2015, a rede vem aprimorando os procedimentos atinentes aos repasses de dinheiro público, dirimindo conflitos e construindo normativos com vistas ao fomento de práticas de gestão eficientes e transparentes. A Plataforma é o único sistema estruturante do governo que permite acesso livre a qualquer cidadão acompanhar todos os recursos transferidos da União para estados e municípios. O recurso é destinado com um objetivo específico e tem total transparência em sua utilização. Além das diversas inovações em temas relacionadas às transferências, serão apresentadas as ferramentas disponíveis no âmbito da Plataforma +Brasil.

Leia Também:  Municípios com RPPS devem implantar o Regime Complementar até 13 de novembro

Programação do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil:

Dia 29/09 – Ciclo estratégico de apresentações:

– Inovação nas transferências  da União: Plataforma + Brasil

– Contribuições do TCU para a gestão local eficiente

– Controle interno em transferências voluntárias – o caminho certo para o fortalecimento das relações federativas

– A importância da atuação do sistema de controle financeiro interno nas transferências federais

– Banco do Brasil – gestão ágil

– Caixa Econômica Federal – atuação enquanto mandatária da União.

(No período vespertino)

– Ciclo estratégico de apresentações:

– Gestão da Rede + Brasil

– Operacionalização das emendas

– Execução Financeira das transferências da União pelo governo de Mato Grosso.

– Modelo de excelência em gestão das transferências da União

– Momento interativo com perguntas e respostas na plataforma e Rede + Brasil.

As Inscrições podem ser feitas de forma antecipada por aqui: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-fortalecimento-da-rede-brasil—etapa-mato-grosso__1312450

Fonte: AMM

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA