Momento Cidades

Vice-prefeito e secretários recebem visita do Cônsul do Peru e projetam parceria

Publicados

em

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, recebeu na tarde desta quinta-feira (5), a visita do o cônsul-geral do Peru, ministro Teobaldo Reategui San Martin, no salão Nobre do Palácio Alencastro.   O encontro também contou com a presença dos secretários de Turismo, Luís Cláudio Sodré, e de Turismo, Zito Adrien.

Durante a reunião, Martin apresentou aos gestores os produtos de maiores exportações do Peru, falou também sobre o desenvolvimento na área tecnológica, turismo, educação, entre outros assuntos. O encontro serviu para uma troca de ideias, sugestões turísticas e econômicas.

“A Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para receber, manter o diálogo e construir parcerias que possam trazer grandes avanços para a nossa capital mato-grossense”, disse Stopa.  

A autoridade peruana também sinalizou projeções de novas parcerias para o estreitamento da relação entre Cuiabá e Peru. “Para mim é muito importante como cônsul do Peru estabelecer essa relação com Cuiabá, porque é muito importante agilizar esse comércio bilateral entre o Peru e o Brasil, especialmente os estados que fazem fronteira. Essa é uma janela aberta para comercialização, já que o Brasil é um país muito grande e nós também precisamos exportar nossos produtos. Seria muito importante que a partir desta visita pudéssemos abrir essa janela de importação e exportação”, pontuou Martin.

Leia Também:  Solidariedade: Campanha de doação de sangue promovida esta semana em Diamantino MT somou cerca de 99 bolsas

Seguindo determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, em buscar por meio do turismo a união, integração e aproximação entre os povos, o secretário Zito Adrien reforça sobre a importância da parceria.

“Precisamos quebrar essas barreiras que existem de comunicação e de acesso. Por exemplo, nós temos um aeroporto que até agora não se tornou internacional. Queremos expandir principalmente na área no turismo, é tão importante para nós, já que o Peru que tem uma riqueza no turismo, assim como Cuiabá. Então, estamos começando uma parceria. Ele nos convidou para uma visita junto aos setores produtivos até Lima e vamos planejar isso. Também conversamos sobre efetivar cidades irmãs, que é uma determinação da ONU, e isso trará uma interação de comércio, de turismo e de ajuda mútua. Enfim, estamos começando um trabalho pós-pandemia e veremos como estabelecer essa união entre Cuiabá e Peru”, destacou Adrien.

Propaganda

Momento Cidades

Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), com representantes da Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal assinou o contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público, firmado entre o Município de Cuiabá e o grupo Flor de Atalaia, por meio da Lei nº 6.793/22.
A área com mais de 600 m², localizada no bairro Parque Atalaia, deve abrigar a sede da entidade para dar continuidade a realização dos projetos socioculturais do grupo por 20 anos, sendo permitida a prorrogação do contrato por igual período. 
“O grupo Flor de Atalaia é uma instituição genuinamente cuiabana do siriri e do cururu, de um resgate cultural que passa de mãe para filho. Vou poder eternizar agora a sede do grupo com a concessão de uso dessa área. Cuiabá é uma cidade que tem uma expressão cultural que pouquíssimas no país possuem e o Flor de Atalaia faz parte disso. Então, a Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para incentivar e valorizar a cultura cuiabana”, destaca o prefeito. 
“Sem dúvida nenhuma, quando você valoriza a cultura local, você tira crianças da rua, crianças que poderiam estar se envolvendo com drogas e outras atividades ilícitas. Então, a cultura ao mesmo tempo que resgata e preserva a nossa história, também traz uma série de outros benefícios e a gestão Emanuel Pinheiro sempre tem primado pela valorização e respeito pela nossa cultura”, acrescenta Stopa. 
O secretário Aluízio Leite também destaca que um dos principais objetivos da gestão Emanuel Pinheiro é valorizar a cultura local. “Há uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos sempre apoiar a cultura local. Exemplo disso, é que em setembro teremos o Festival de Siriri, com investimento de recursos e grande expectativa de público. Então, quero dizer que nós valorizamos todas as atividades culturais e estamos aqui para incentivá-los”, disse Leite. 
Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuita, a conquista do espaço para construção da sede representa a realização de um sonho. “Estamos muito gratos, após cinco anos de luta para a conquista desse espaço. Na nossa comunidade o grupo Flor de Atalaia consegue agregar jovens e crianças em torno da cultura. Por isso, sempre digo que o nosso trabalho é sociocultural. Sou moradora do bairro há mais de 40 anos, vi a comunidade crescer e hoje estou proporcionando que ele tenha um grupo como esse. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa história e dizer que estou muito feliz por finalmente ter chegado esse dia. Como sempre digo, não há vitórias sem lutas”, agradece. 
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, o vereador Marcrean Santos, e representantes da equipe técnica da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 
FLOR DE ATALAIA
O grupo de Siriri Flor de Atalaia nasceu no bairro Parque Atalaia e, com apenas oito anos de existência, vem se consagrando levando a cultura cuiabana em competições por todo o país. Recentemente, o Flor de Atalaia conquistou o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville, na categoria “Danças Populares Brasileiras”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Leia Também:  Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI