Momento Destaque
Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta segunda(30) que haverá cobrança extra nas contas de luz à partir desta terça(1º) em todo o País
A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º), em todo o País.
Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência.
Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Na reunião desta segunda-feira(30), contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.
Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.
No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.
“Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo”, afirmou o relator.
Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o racionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado.
Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defende que a alternativa seja economizar:
“É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia”, disse Pepitone.
Otavio Ventureli(da redação Brasilia)

Momento Destaque
Dois criminosos se passam por compradores de porcos e matam fazendeiro com um tiro no olho na porteira da propridade rural em Mato Grosso
Umm dos pioneiros de Paranatinga, municipio de Mato Grosso, Jaime Cardoso Pinto, de 74 anos, foi executado com um tiro no olho, no final da tarde desta quarta-feira (27) na chacará dele. Dois homens se passaram por clientes que queriam porcos e, quando ele saiu na porteira, foi assassinado.
Conforme informações do boletim de ocorrência, a esposa da vítima, 74, chegou na chacará do casal e na frente da porteira estavam dois homens em uma Hilux prata. Eles se aproximaram dela e perguntaram se tinham porco para vender. A esposa então chamou Jaime e entrou para o terreno.
Quando ela se afastou, escutou apenas um barulho de tiro. Ao se virar, já viu os criminosos se aproximando dela. Eles a pegaram e a arrastaram para dentro da casa e a amarraram. Depois fugiram. Minutos depois, a idosa conseguiu se soltar e correr até um vizinho que a dessamarrou e acionou a Polícia Militar.
Por volta da das 15h20, os militares chegaram à fazenda e encontaram o corpo de Jaime no chão. Ele foi atingido por um tiro no olho esquerdo. A esposa detalhou como eram os criminosos: ambos brancos, um mais alto que o outro, sendo que um deles estava usando camisa branca quadriculada. No BO não consta se os bandidos roubaram alguma coisa.
A PM realizou várias deligências pela região, contudo ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Otavio Ventureli(da redação com rdnews)
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento Destaque3 dias atrás
Brutalidade: Lixo de 44 anos é flagrado tentando enforcar criança de apenas cinco anos depois de estuprá-la: populares agridem o criminoso
-
MULHER4 dias atrás
Mãe raspa o cabelo para apoiar filha no tratamento de câncer; veja vídeo
-
Momento Destaque3 dias atrás
Batida de ônibus em BR na manhã desta segunda-feira deixa 14 mortos e 32 feridos dos quais sete em estado gravíssimo
-
Momento Economia2 dias atrás
Bolsonaro nega volta e diz que auxílio emergencial “não é aposentadoria”
-
Momento Economia5 dias atrás
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Momento Curiosidades7 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Gusttavo Lima posta foto com os filhos e Andressa Suita comenta a publicação