Momento Destaque

Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta segunda(30) que haverá cobrança extra nas contas de luz à partir desta terça(1º) em todo o País

Publicados

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica  decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º), em todo o País.

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência.

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira(30), contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

Leia Também:  TJ MT decide manter tornozeleira eletrônica em policial penal acusado de torturar a namorada e manter o filho de 7 anos em cárcere privado

“Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo”, afirmou o relator.

Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o racionamento de termelétricas  para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado.

Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defende que a alternativa seja economizar:

“É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia”, disse Pepitone.

Otavio Ventureli(da redação Brasilia)

Momento Destaque

Dois criminosos se passam por compradores de porcos e matam fazendeiro com um tiro no olho na porteira da propridade rural em Mato Grosso

Publicados

em

Umm dos pioneiros de Paranatinga, municipio de Mato Grosso, Jaime Cardoso Pinto, de 74 anos, foi executado com um tiro no olho, no final da tarde desta quarta-feira (27) na chacará dele. Dois homens se passaram por clientes que queriam porcos e, quando ele saiu na porteira, foi assassinado.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a esposa da vítima, 74, chegou na chacará do casal e na frente da porteira estavam dois homens em uma Hilux prata. Eles se aproximaram dela e perguntaram se tinham porco para vender. A esposa então chamou Jaime e entrou para o terreno.

Quando ela se afastou, escutou apenas um barulho de tiro. Ao se virar, já viu os criminosos se aproximando dela. Eles a pegaram e a arrastaram para dentro da casa e a amarraram. Depois fugiram. Minutos depois, a idosa conseguiu se soltar e correr até um vizinho que a dessamarrou e acionou a Polícia Militar.

Por volta da das 15h20, os militares chegaram à fazenda e encontaram o corpo de Jaime no chão. Ele foi atingido por um tiro no olho esquerdo. A esposa detalhou como eram os criminosos: ambos brancos, um mais alto que o outro, sendo que um deles estava usando camisa branca quadriculada. No BO não consta se os bandidos roubaram alguma coisa.

Leia Também:  TJ MT decide manter tornozeleira eletrônica em policial penal acusado de torturar a namorada e manter o filho de 7 anos em cárcere privado

A PM realizou várias deligências pela região, contudo ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com rdnews)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA