Momento Destaque
Batida de ônibus em BR na manhã desta segunda-feira deixa 14 mortos e 32 feridos dos quais sete em estado gravíssimo
Um acidente com um ônibus na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou 14 mortos na manhã desta segunda-feira (25), segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Segundo a polícia, 32 pessoas foram socorridas feridas, sendo sete delas em estado grave, seis com ferimentos moderados e 19 com machucados leves.
O acidente aconteceu na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, por volta das 8h30, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o BPMOA, as informações iniciais indicam que, além das 12 mortes, cinco pessoas foram socorridas em estado grave, e outros quatro passageiros tiveram ferimentos moderados.
Ambulâncias e helicópteros dos bombeiros do Paraná e de Santa Catarina socorreram os feridos e encaminharam as vítimas para Curitiba e Joinville.
O ônibus, com placa de Belém, no Pará, descia a Serra do Mar em direção ao litoral catarinense quando bateu na mureta de contenção, saiu da pista e tombou às margens da rodovia.
De acordo com a PRF, o ônibus saiu de Ananindeua (PA) e tinha como destino Balneário Camboriú (SC).
Segundo a PM, 54 passageiros e dois motoristas estavam no ônibus no momento do acidente.
Os feridos foram levados a hospitais de Curitiba e Joinville.
De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, a pista está bloqueada para atendimento do caso. Às 10h45, a fila de veículos era de dez quilômetros
Otavio Ventureli(da redação com G1)

Momento Destaque
Curso vai ajudar gestores mato-grossenses a implementar o Sistema Municipal de Cultura
Estão abertas até o dia 08 de março as inscrições para a capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura. Aprovado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curso é direcionado a gestores municipais de cultura dos municípios mato-grossenses e terá início no dia 12 de março.
Com duração de cinco semanas, composta por quatro módulos mais uma semana de consultoria, o objetivo da capacitação é orientar os gestores públicos sobre a execução e implementação dos componentes do plano de trabalho do Sistema Municipal de Cultura. Cada município terá direito a duas vagas.
A base de ensino será focada na prática com conteúdos sobre a adesão ao acordo de cooperação federativa, cadastro na plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), legislações vigentes, fundos de financiamento à cultura e elaboração do Plano Municipal de Cultura, dentre outros. A capacitação contribuirá para a evolução das políticas de cultura do estado.
Segundo os dados publicados em fevereiro, somente 66 municípios de Mato Grosso efetuaram a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Isso significa que 75 municípios ainda não implementaram políticas culturais sistematizadas e alinhadas aos sistemas estadual e federal de cultura.
De acordo com a coordenadora do curso, Silvia Machado, a capacitação online se configura como uma grande oportunidade de aprendizagem para os gestores neste período de restrição à realização de eventos.
“É um momento que pode ser aproveitado para a implementação o Sistema Municipal de Cultura e assim concretizar o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todo o estado. As políticas públicas asseguradas em legislação são fundamentais para a evolução contínua os diversos segmentos culturais do município”, defende Sílvia, que foi diretora de cultura do município de Juína e possui formação e experiência no assunto.
Capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura
Prazo para inscrição: 08 de março de 2021
Acesso ao formulário de inscrição: AQUI
Acesso ao regulamento de participação: AQUI
Mais informações: [email protected] | (66) 99206-4192
-
Momento Economia6 dias atrás
R$300: presidente da Câmara apoia valor sugerido por Bolsonaro para novo auxílio
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
“Estou conseguindo recuperar a vida que eu tinha”, revela Andressa Urach
-
Momento Saúde6 dias atrás
Por falta de sedativos, pacientes com Covid são amarrados em macas, no Amazonas
-
MULHER4 dias atrás
Simone fala sobre a dor da cesárea após parto da filha Zaya
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Karol Conká ganha mutirão para ficar no “BBB 21”
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrás
Flordelis passa mal e é hospitalizada após Justiça decidir afastá-la do cargo
-
PET4 dias atrás
Vídeo de gatinhos brincando no escorregador viraliza e vai te encantar
-
Momento Educação4 dias atrás
Reaplicação do Enem tem mais de 70% de abstenção