Momento Destaque

Biblioteca comunitária do Parque Geórgia será reinaugurada neste sábado

Publicados

em

Com quase 20 anos de existência, a Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia, em Cuiabá, foi revitalizada pela primeira vez com recursos do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O novo espaço será reinaugurado neste sábado (04.12), em um evento para a comunidade, que contará com rodas de conversas e atrações culturais. Além da obra de recuperação, o projeto incluiu a produção de um documentário sobre a história do espaço, que será exibido na reinauguração.

A biblioteca conta com acervo de mais de dois mil livros, entre obras de artistas mato-grossenses, títulos infantojuvenis e de Direito. A revitalização é uma antiga demanda da comunidade, já que o espaço é um dos únicos na região do Coxipó destinado à leitura e convivência. Criada pelos próprios moradores, o equipamento funciona como um espaço cultural e educativo.

A proponente do projeto, Andressa Mendes, explica que havia uma necessidade urgente de revitalizar o espaço, que estava sofrendo com problemas de alagamento, infiltração, danos elétricos, telhado quebrado e outros desgastes na infraestrutura, que provocaram perda de boa parte do acervo.

Leia Também:  Novo secretário de Turismo se reúne com setor gastronômico e debate estratégias para fomentar o segmento

“As bibliotecas comunitárias têm uma importância inquestionável para inclusão social, com a formação de leitores, espaço de estudo independente, criação de pertencimento social. A biblioteca do Parque Geórgia faz parte da história de Cuiabá, e a manutenção do local é a garantia de memória e continuidade da luta pelo acesso a bens culturais. O espaço é um exemplo de iniciativa pioneira, que se mantém mesmo contra todas as adversidades. Por isso, a revitalização incluiu um documentário e 20 oficinas com temas de interesse da comunidade”, destaca a proponente do projeto, Andressa Mendes.

Em relação ao filme, será um resgate histórico do espaço e das pessoas que fazem da biblioteca um organismo vivo, que desperta o sentimento de coletividade e identidade entre os moradores da região.  “O documentário vai contar desde quem foi a primeira pessoa a montar o espaço, até moradores que frequentavam a biblioteca quando eram crianças e hoje ajudam a cuidar de lá”, explica Andressa. O produto audiovisual foi filmado por Sérvulo Del Castilo e Maurício Pinto. (Com informações da assessoria)

Serviço

Leia Também:  Veículo roubado de idoso é recuperado pela Polícia Civil em Rondonópolis

Reinauguração da Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia

Quando: sábado (04.11)

Horário: 9h às 18h

Onde: Centro Cultural Popular do Parque Geórgia, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

Momento Destaque

Procon Estadual implanta setor de cálculo para informações sobre taxas de juros

Publicados

em

 

O Procon Estadual disponibilizou aos consumidores de Mato Grosso, no início de janeiro, o Setor de Cálculo. O novo serviço tem o objetivo de instrumentalizar o consumidor com informações precisas a respeito de taxas de juros cobradas por fornecedores. Pelo Setor de Cálculo, por exemplo, será possível saber se a taxa de juros é compatível com o estabelecido no contrato e com a média estipulada pelo Banco Central.

Entre os serviços oferecidos pelo setor estão cálculo de juros de cartão de crédito, carnês em atraso, nota promissória, cheque especial, escolas, empréstimos e financiamentos e empréstimos consignados. Os prazos para a resposta variam de cinco até 10 dias úteis.

O setor foi implantado em outubro do ano passado, inicialmente atendendo demandas internas relacionadas a processos que tratavam de aumentos abusivos de preços, e estabelecendo parâmetros para os serviços que seriam disponibilizados aos consumidores. No início de janeiro, o serviço foi disponibilizado para toda população do Estado.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Edmundo Taques, explica que a realização do cálculo não gera automaticamente uma reclamação no Procon. O consumidor que solicitar o serviço, entretanto, receberá um documento contendo informações sobre o cálculo realizado, como a pertinência dos juros cobrados e a compatibilidade com a taxa média do Banco Central.

Leia Também:  Veículo roubado de idoso é recuperado pela Polícia Civil em Rondonópolis

Com o documento em mãos, caso sejam constatadas inadequações, o consumidor pode decidir se registra ou não uma reclamação no Procon. Ele também pode optar por outras vias, como procurar diretamente o fornecedor e questionar os juros cobrados, ou até mesmo recorrer ao Judiciário.

Segundo Taques, nos últimos dois anos, o Procon registrou aumento na quantidade de atendimentos sobre crédito consignado e entre as principais reclamações estão os juros abusivos. Caso tenha dúvidas sobre os valores cobrados, o consumidor pode solicitar atendimento no Setor de Cálculo do Procon.

Em tempos de pandemia, em que muitas famílias precisam recorrer ao crédito consignado, ter acesso a um instrumento como o setor de cálculo é essencial para que o consumidor possa esclarecer dúvidas e ter as informações necessárias para cobrar seus direitos.  “A disponibilização mais esse serviço pelo Procon Estadual é uma importante entrega do Governo do Estado para todos os consumidores de Mato Grosso e um importante incremento na promoção da Política Pública de Defesa do Consumidor”, pontua Edmundo.

Leia Também:  Conquista: Pleito sobre atualização do Mapa do Turismo brasileiro é atendido pelo MTur

Passo a passo: Para solicitar o cálculo, o consumidor precisa adicionar nos contatos telefônicos o número (65) 9228-3098 e enviar uma mensagem por WhatsApp. O serviço está disponível das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Ao mandar um “oi”, “olá”, “bom dia” ou “boa tarde”, automaticamente serão enviadas as opções de atendimento: 1)“ser atendido por um técnico”; 2)“fazer uma denúncia/fiscalização”; 3)“defesas, suspensão de prazos, audiências e protocolos”; 4)“decisões de 2º grau das Câmaras Recursais do Procon-MT”; 5)“consultar reclamação”; 6)“agendar um atendimento presencial” e 7) “solicitação de cálculo”.

Para solicitar o cálculo, o consumidor deve selecionar a opção 7. Para prosseguir com o atendimento, será necessário enviar algumas informações, como nome completo e documentos com dados sobre o serviço desejado. Esses documentos variam conforme o tipo de cálculo para o qual o consumidor está solicitando o serviço. Veja, abaixo, a relação completa dos serviços, documentos e prazo de resposta ao consumidor:

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA