Momento Destaque

Brutalidade: Lixo de 44 anos é flagrado tentando enforcar criança de apenas cinco anos depois de estuprá-la: populares agridem o criminoso

Publicados

em

Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde de domingo (24), em Jaciara, municipio do sul de Mato Grosso, após ser flagrado enforcando um menino de 5 anos, o qual ele tinha acabado de abusar sexualmente.

O agressor chegou a fugir, foi alcançado por populares, espancado até ser preso e autuado por estupro de vulnerável.

A ocorrência foi registrada por volta das 16h, quando a mãe do menino entrou na casa e flagrou o agressor enforcando a criança com uma das mãos. A outra tampava a boca do menor, o impedindo de gritar.

Assim que ele perceber que a mulher estava no local, largou o menino e correu para a rua. A criança contou para a mãe que tinha sofrido violência sexual e que o agressor tinha ‘passado a mão em sua bunda’.

PM foi acionada, fez rondas, mas não encontrou o suspeito. Reforço foi acionado, enquanto a população ia sendo informada do que havia ocorrido na casa do bairro Santo Antônio.

Até que em uma das ruas do bairro, bem próximo da casa onde o crime aconteceu, o suspeito foi encontrado com várias lesões no corpo, sangramento na cabeça e em outras partes do corpo.

Leia Também:  Hospitais de várias cidades do interior de Mato Grosso estão com UTIs lotadas e não têm mais vagas para tratamento de pacientes com Covid 19

Segundo ele, moradores da região foram autores da agressão, mas não soube informar quais. Foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal, onde recebeu atendimento médico.

Depois que teve alta, foi preso e encaminhado para a delegacia, onde foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Conselho Tutelar está acompanhando a família

 

 

Otavio Ventureli(da redação com GD)

Momento Destaque

Curso vai ajudar gestores mato-grossenses a implementar o Sistema Municipal de Cultura

Publicados

em


Estão abertas até o dia 08 de março as inscrições para a capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura. Aprovado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curso é direcionado a gestores municipais de cultura dos municípios mato-grossenses e terá início no dia 12 de março. 

Com duração de cinco semanas, composta por quatro módulos mais uma semana de consultoria, o objetivo da capacitação é orientar os gestores públicos sobre a execução e implementação dos componentes do plano de trabalho do Sistema Municipal de Cultura. Cada município terá direito a duas vagas. 

A base de ensino será focada na prática com conteúdos sobre a adesão ao acordo de cooperação federativa, cadastro na plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), legislações vigentes, fundos de financiamento à cultura e elaboração do Plano Municipal de Cultura, dentre outros. A capacitação contribuirá para a evolução das políticas de cultura do estado. 

Segundo os dados publicados em fevereiro, somente 66 municípios de Mato Grosso efetuaram a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.  Isso significa que 75 municípios ainda não implementaram políticas culturais sistematizadas e alinhadas aos sistemas estadual e federal de cultura.

Leia Também:  Tensão e Medo: Mauro Mendes convoca os 141 Prefeitos do Estado para uma reunião na segunda(1º) para discutir avanço da Covid 19

De acordo com a coordenadora do curso, Silvia Machado, a capacitação online se configura como uma grande oportunidade de aprendizagem para os gestores neste período de restrição à realização de eventos.

“É um momento que pode ser aproveitado para a implementação o Sistema Municipal de Cultura e assim concretizar o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todo o estado. As políticas públicas asseguradas em legislação são fundamentais para a evolução contínua os diversos segmentos culturais do município”, defende Sílvia, que foi diretora de cultura do município de Juína  e possui formação e experiência no assunto.

Capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura

Prazo para inscrição: 08 de março de 2021

Acesso ao formulário de inscrição: AQUI

Acesso ao regulamento de participação: AQUI

Mais informações: [email protected] | (66) 99206-4192

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA