Momento Destaque

Câmara de Ética Médica do CRM MT considera que omissão de socorro de médica que matou verdureiro não tem relação com a profissão

Publicados

em

Está marcada para esta quarta-feira (14) a primeira audiência do Conselho Regional de Medicina (CRM) referente à denúncia contra a médica Letícia Bortolini(foto em destaque).

A profissional é acusada de omitir socorro ao verdureiro Francisco Lucio de Maia, atropelada por ela em abril de 2018. A audiência será realizada no dia em que a morte de Francisco completa dois anos e meio.

Segundo informações, serão interrogadas testemunhas convocadas pela defesa e pela família da vítima. A audiência está marcada a manhã desta quarta(14)

Logo após o acidente, o CRM abriu sindicância para apurar a conduta da médica e arquivou o processo em 2019. A Câmara do Tribunal Regional de Ética Médica do CRM considerou que o crime não tem relação com a profissão exercida por ela. Especialistas,  dizem que o médico é obrigado a tentar salvar vidas em qualquer circusntância. E perguntam  à  Câmara do Tribunal Regional de Ética Médica do CRM MT: E esse crime tem relação com que? com qual profissão? Direito, Economia, Engenharia Florestal, Engenharia  Civil, Garí?

Após o arquivamento, a filha do verdureiro, Francy da Silva Lucio, protocolou nova denúncia e é sobre essa ação a audiência dessa semana.

Leia Também:  Antecedentes: Justiça converteu prisão em flagrante de ex-mister Cuiabá Turismo Michel Bruno em prisão preventiva

“No dia da audiência vai fazer dois anos e 6 meses que meu pai morreu. A gente tem a esperança que eles sejam punidos. Todo mundo diz para gente que nunca viu médico condenar médico, mas temos esperança de que seja diferente. Faltou ética da parte dela, porque não prestou socorro. Não é certo a pessoa estudar tanto tempo e no momento que precisa dar assistência ela fugir”, declara a filha.

Também tramita na Justiça ação cível de indenização à família, que está parado. Além disso há processo criminal pelo crime de homicídio.

O último andamento da ação criminal trata de pedido de perícia a ser realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), nos arquivos de imagens da avenida Miguel Sutil, onde houve o atropelamento.

O laudo já ficou pronto, como adiantou a filha, mas ela ainda não acessou o resultado. Esse é o terceiro laudo feito, os dois anteriores mostraram resultados divergentes quanto a velocidade em que a médica dirigia quando atropelou o trabalhador.

Hoje a banca de verduras que era de Francisco Lúcio é administrada pela filha e o marido. É de lá que a família tira o sustento para a família.

Leia Também:  Acidente entre moto e caminhão nesta quarta(28) causa ferimentos graves em duas vítimas que ficaram presas em baixo do pesado veículo

O caso

O verdureiro Francisco Lúcio Maia foi atropelado pela médica no dia 14 de abril de 2018, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Imagens de câmeras de segurança da avenida mostram o momento em que o homem é arremessado contra uma árvore. A investigação aponta que a médica estava em alta velocidade e dirigia bêbada,  sob efeito de álcool.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com GD)

 

 

Momento Destaque

Com a transferência do Dia do Servidor Público desta quarta(28) para esta sexta(30) veja o que funciona no feriadão em MT

Publicados

em

O Governo do Estado de Mato Grosso, transferiu o ponto facultativo desta quarta-feira (28), data em que se comemora o Dia do Servidor Público, para esta sexta-feira (30).

Tendo isso em vista, com exceção dos serviços essenciais como segurança e saúde, as repartições públicas do Estado fecham nesta quinta (29) e só reabrem na próxima terça-feira (3), já que na segunda-feira (2) é feriado nacional de Finados.

A medida consta no decreto nº 336 de 23 de dezembro de 2019, que prevê o cronograma de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas estaduais.

Saiba o que abre e fecha no feriado:

Ganha Tempo – Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas entre 30 de outubro e 02 de novembro. Na terça-feira (03), o atendimento ao público será retomado.

Saúde – Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estarão fechados durante o feriado o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo. Na terça-feira o funcionamento desses órgãos será normal.

Leia Também:  Polícia Civil mobiliza 05 Delegados e 30 agentes para investigar execuções de dois advogados mortos a tiros no próprio Escritório

Além da rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Central Estadual de Regulação e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado.

Segurança – O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias Especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo normalmente.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Polícia Civil segue com os atendimentos na Central de Flagrantes do bairro Planalto e a Central de Ocorrências, da Prainha, além da Central de Flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande, centralizando os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

No entanto, após o feriado, as ocorrências serão distribuídas às unidades especializadas que serão responsáveis por conduzir as investigações.

Leia Também:  Chuva forte desaba sobre Rondonopólis MT na tarde desta quinta-feira(29) causando imensos transtornos à motoristas e pedestres

Nas cidades do interior, as delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento.

A intenção é que em nenhum momento seja interrompido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

B.O. ONLINE – Internautas poderão obter atendimento online na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com ascom)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA